Início Notícias Economia Pix começa nesta segunda, 16. Veja vantagens e desvantagens!

Pix começa nesta segunda, 16. Veja vantagens e desvantagens!

3.8
(4)

O Pix, novo sistema de pagamentos anunciado pelo Banco Central (BC), começou a funcionar nesta segunda-feira, 16. O objetivo é substituir as transações realizadas pelo DOC e TED.

O sistema do Pix ainda promete aumentar a competitividade entre os bancos, diminuir os custos e agilizar as transações financeiras do país. Sendo essa última uma das principais vantagens desse novo método de pagamentos.

Além disso, ele é mais simples, rápido e menos custoso. E também pode ajudar os varejistas a praticarem preços menores, conquistarem mais clientes e até mesmo atuarem em linha com novos hábitos sociais e de consumo.

Conheça as vantagens e desvantagens do Pix

Se você ainda está na dúvida se deve ou não se cadastrar no novo sistema de pagamentos, o Pix, a melhor forma de você decidir é avaliando as vantagens e desvantagens.

Para te ajudar, o FinanceOne separou os benefícios e malefícios do Pix. Confira!

Vantagens ao usar o Pix

Sempre disponível

Com o Pix você poderá efetuar pagamentos a qualquer hora do dia, até mesmo de madrugada, e todos os dias da semana, incluindo feriados. A quantia é compensada no mesmo instante, diferente do DOC e TED.

Você não precisa esperar o horário bancário para fazer a transferência ou aguardar três dias úteis para que o valor entre na sua conta.

Só é necessário ter um celular

Esse novo sistema de pagamento é realizado dentro do aplicativo do banco, assim como você já faz com o TED e DOC. E existem três formas de utilizar o Pix.

-QR Code: quem faz um pagamento pelo Pix precisa apenas ler o QR Code gerado pelo recebedor ou estabelecimento. E isso pode ser feito a qualquer dia e hora e ser completado em alguns segundos.

– Chaves Pix: este é o dado que será necessário para enviar um Pix a alguém. Em vez de informar o banco, CPF, nome, número da agência e conta, para enviar um Pix é necessário somente comunicar uma das chaves do recebedor.

– Dados pessoais: caso prefira, é possível informar os dados bancários, CPF, nome completo, número da agência e da conta.

E para efetuar um pagamento, basta ter um smartphone nas mãos. Com a câmera do seu celular para ler um QR Code e informar dados do recebedor.

É importante dizer que o Pix permite pagar em estabelecimentos comerciais sem a necessidade de utilizar o dinheiro em espécie e cartão de crédito e débito. E não é preciso usar a maquininha de cartão.

Agilidade

Outra vantagem é a rapidez na transação com o Pix, que será feita de maneira imediata em até dez segundos. Essa medida vai agilizar muitas operações e aliviar aquela ansiedade para saber quando o dinheiro será compensado na conta.

pix
O Pix começa a funcionar nesta segunda, 16

“Isso deverá evitar não só a angústia de não saber quando o dinheiro cai, como também questões práticas – uma conta de consumo atrasada poderá ser paga imediatamente se houver risco de interrupção do serviço, por exemplo”, diz o Nubank.

Sem custos

Para pessoas físicas, o Pix será sem custos e completamente gratuito. Dessa forma, os clientes ficam livres de tarifas.

Para pessoas jurídicas deve haver um valor, ainda não definido, porém menor que o cobrado atualmente em DOC e TED. Mas o procedimento deve ser gratuito para alguns outros clientes com contas, como a PJ.

Segurança

A segurança para quem escolher o Pix como forma de pagamento também será grande. Elas terão as mesmas medidas que um DOC ou TED e o fato de serem mais rápidas, ágeis e disponíveis 24 horas não traz nenhum tipo de fragilidade na transação.

Desvantagens ao usar o Pix

Adaptação e tecnologia

Como toda novidade, o uso do Pix precisará de um processo longo de adaptação por parte dos usuários, que ainda vão passar por algumas dificuldades e de forma bem comum buscarão suporte das instituições financeiras.

Além disso, essa adaptação, de início, pode gerar algumas dores de cabeça. Afinal, você está envolvendo dinheiro e qualquer operação errada pode comprometer uma quantia baixa ou alta. Mas o seu banco certamente se colocará à disposição para ajudar nesses quesitos.

Outro ponto é com relação ao uso das tecnologias. Embora elas sejam totalmente favoráveis, ainda não favorecem 100% da população e muita gente ainda aparenta dificuldade em usá-las. Por isso, pode ser um empecilho em alguns casos.

Mas, são desvantagens que não tiram o mérito da nova proposta e não apagam os inúmeros benefícios que a nova modalidade tem.

E aí, você já contou essa novidade para alguém hoje? Seu amigo já conhece as vantagens e desvantagens do Pix? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Calendário auxílio emergencial: veja datas até final do ano

Se você está esperando o pagamento de alguma parcela, fique atento e veja o calendário auxílio emergencial da Caixa.

Como fica o 13º salário de quem teve jornada de trabalho reduzida?

O fim do ano chegou e com ele a época do pagamento do 13º salário também. Porém, durante 2020 ocorreram algumas mudanças...

O que esperar do mercado financeiro em 2021?

Tudo indica que 2021 seja menos turbulento para o mercado financeiro que este ano. Afinal, notícias indicam de que algumas vacinas para...

Como abrir conta digital para crianças? Confira 3 passos

Pensando no futuro das crianças, muitos responsáveis decidem criar uma reserva financeira para elas. Alguns, no entanto, não sabem que é possível...

Como é calculado o reajuste de aluguel? Confira!

Todo ano, os locatários são informados sobre o reajuste de aluguel. E, para não ficar no prejuízo, é essencial que você saiba...

Quais as barreiras para inclusão de negros no mercado financeiro?

"Não se aceitam pessoas de cor". Essa frase era bastante comum em anúncios de emprego até 1950, como descreve Abdias do Nascimento...