InícioNotíciasEconomiaPix começa nesta segunda, 16. Veja vantagens e desvantagens!

Pix começa nesta segunda, 16. Veja vantagens e desvantagens!

3.8
(113)

O Pix, novo sistema de pagamentos anunciado pelo Banco Central (BC), começou a funcionar nesta segunda-feira, 16. O objetivo é substituir as transações realizadas pelo DOC e TED.

O sistema do Pix ainda promete aumentar a competitividade entre os bancos, diminuir os custos e agilizar as transações financeiras do país. Sendo essa última uma das principais vantagens desse novo método de pagamentos.

Além disso, ele é mais simples, rápido e menos custoso. E também pode ajudar os varejistas a praticarem preços menores, conquistarem mais clientes e até mesmo atuarem em linha com novos hábitos sociais e de consumo.

Conheça as vantagens e desvantagens do Pix

Se você ainda está na dúvida se deve ou não se cadastrar no novo sistema de pagamentos, o Pix, a melhor forma de você decidir é avaliando as vantagens e desvantagens.

Para te ajudar, o FinanceOne separou os benefícios e malefícios do Pix. Confira!

Vantagens ao usar o Pix

Sempre disponível

Com o Pix você poderá efetuar pagamentos a qualquer hora do dia, até mesmo de madrugada, e todos os dias da semana, incluindo feriados. A quantia é compensada no mesmo instante, diferente do DOC e TED.

Você não precisa esperar o horário bancário para fazer a transferência ou aguardar três dias úteis para que o valor entre na sua conta.

Só é necessário ter um celular

Esse novo sistema de pagamento é realizado dentro do aplicativo do banco, assim como você já faz com o TED e DOC. E existem três formas de utilizar o Pix.

-QR Code: quem faz um pagamento pelo Pix precisa apenas ler o QR Code gerado pelo recebedor ou estabelecimento. E isso pode ser feito a qualquer dia e hora e ser completado em alguns segundos.

– Chaves Pix: este é o dado que será necessário para enviar um Pix a alguém. Em vez de informar o banco, CPF, nome, número da agência e conta, para enviar um Pix é necessário somente comunicar uma das chaves do recebedor.

– Dados pessoais: caso prefira, é possível informar os dados bancários, CPF, nome completo, número da agência e da conta.

E para efetuar um pagamento, basta ter um smartphone nas mãos. Com a câmera do seu celular para ler um QR Code e informar dados do recebedor.

É importante dizer que o Pix permite pagar em estabelecimentos comerciais sem a necessidade de utilizar o dinheiro em espécie e cartão de crédito e débito. E não é preciso usar a maquininha de cartão.

Agilidade

Outra vantagem é a rapidez na transação com o Pix, que será feita de maneira imediata em até dez segundos. Essa medida vai agilizar muitas operações e aliviar aquela ansiedade para saber quando o dinheiro será compensado na conta.

pix
O Pix começa a funcionar nesta segunda, 16

“Isso deverá evitar não só a angústia de não saber quando o dinheiro cai, como também questões práticas – uma conta de consumo atrasada poderá ser paga imediatamente se houver risco de interrupção do serviço, por exemplo”, diz o Nubank.

Sem custos

Para pessoas físicas, o Pix será sem custos e completamente gratuito. Dessa forma, os clientes ficam livres de tarifas.

Para pessoas jurídicas deve haver um valor, ainda não definido, porém menor que o cobrado atualmente em DOC e TED. Mas o procedimento deve ser gratuito para alguns outros clientes com contas, como a PJ.

Segurança

A segurança para quem escolher o Pix como forma de pagamento também será grande. Elas terão as mesmas medidas que um DOC ou TED e o fato de serem mais rápidas, ágeis e disponíveis 24 horas não traz nenhum tipo de fragilidade na transação.

Desvantagens ao usar o Pix

Adaptação e tecnologia

Como toda novidade, o uso do Pix precisará de um processo longo de adaptação por parte dos usuários, que ainda vão passar por algumas dificuldades e de forma bem comum buscarão suporte das instituições financeiras.

Além disso, essa adaptação, de início, pode gerar algumas dores de cabeça. Afinal, você está envolvendo dinheiro e qualquer operação errada pode comprometer uma quantia baixa ou alta. Mas o seu banco certamente se colocará à disposição para ajudar nesses quesitos.

Outro ponto é com relação ao uso das tecnologias. Embora elas sejam totalmente favoráveis, ainda não favorecem 100% da população e muita gente ainda aparenta dificuldade em usá-las. Por isso, pode ser um empecilho em alguns casos.

Mas, são desvantagens que não tiram o mérito da nova proposta e não apagam os inúmeros benefícios que a nova modalidade tem.

E aí, você já contou essa novidade para alguém hoje? Seu amigo já conhece as vantagens e desvantagens do Pix? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais.

O que achou disso?

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 113

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

7 COMENTÁRIOS

  1. Odiei esta porcaria. Como vou fazer transferência para a conta de uma pessoa que eu deposito todo mês?ela não tem celular com este suporte. Que sacanagem com os pobres. É uma desgraça este tal de Pix

    • Ué, se voce tem celular é só transferir com o Pix ou continuar fazendo como antes.. o TED e o DOC nao acabaram, ainda estam ai, se vc prefere pagar taxa use a vontade…. é conplicado, vem um negocio sem custos, rapido e agil e ainda tem gente que reclama… deve ser picuinha só por causa do Governo

    • Pra pessoa receber ela ñ precisa ter o celular. Ela pode cadastrar a chave PIX ligando pra o banco. Mas se ela ñ quiser cadastrar, não haverá alterações. Segue sua vida fazendo do jeito que você sempre fez. Incluir a chave PIX não exclui as outras formas de passar dinheiro de uma conta para outra como TED/ DOC

  2. minha esposa fes uma transferencia pelo pix no fim dedesembro e ate agora dinheiro nao caiu na conta do favorecido nem voltou pra ela continua em anslise isso e scanagem

    • Olá, João.
      Estranho. As transferências do Pix costumam cair na conta do beneficiário em segundos. Sua esposa já tentou contato com o banco para entender o problema?

    • Você sabe que está mentindo, né, camarada? Que coisa feia… só pra chamar a atenção.Vá arranjar o que fazer antes de falar algo que não sabe. O sistema de PIX assim como TED e DOC, só finaliza quando um dinheiro sai de um lugar e chega ao seu destino. Se a instituição gerou um comprovante, e o dinheiro não chegou e não voltou e você não reclamou e não foi ao PROCON, ou é gosta de perder dinheiro ou está mentindo porque não tem o que fazer e acha que comentar bobagem na internet é um passatempo interessante.

  3. Se houve algum problema foi por causa de usuários que não se informaram com os vídeos ou ñ seguiram o passo à passo. As pessoas ñ pedem ajuda, fazem errado e culpam um sistema tecnológico que está revolucionando as transações financeiras. Tsc tsc. Estou usando desde o lançamento sem nenhum problema. Meu único problema são os teimosos de plantão que ainda não aderiram ao PIX.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui