É possível estornar PIX? Como funciona? Veja os detalhes

1
3182
pessoa segurando um celular logado em um aplicativo de pix
5
(3)

O lançamento do Pix já tem mais de um ano, mas mesmo com todo esse tempo ainda é comum que as pessoas tenham dúvidas. Afinal, ele é sucesso quando o assunto é transferências. E a dúvida que o FinanceOne vai tirar hoje é: estornar PIX é possível?

Anúncios

O Pix surgiu tendo como principal objetivo facilitar a vida dos brasileiros ao realizar transações instantâneas de no máximo dez segundos. Outra vantagem é que as transferências realizadas nos finais de semana e feriados também caem na conta na mesma hora.

Mas com tanta agilidade e rapidez, como funciona o estorno do Pix em caso de realizar a transação para a pessoa errada? Será que é possível estornar Pix? Se você tem essa dúvida, saiba que não está sozinho.

Anúncios

Por conta do crescimento de golpes por meio do pagamento instantâneo, muitos brasileiros ficaram receosos em não conseguir realizar o estorno da transação. Se você é um deles, fique tranquilo que vamos te explicar tudo agora!

Consigo estornar Pix?

Sim, é possível estornar Pix em caso de arrependimento de um dos usuários. Se isso acontecer com você, existe a possibilidade de solicitar o dinheiro para quem recebeu. E a pessoa pode realizar uma nova transferência do valor.

É claro que para que isso aconteça, você precisa entrar em contato com o recebedor para que vocês possam resolver o problema de forma amigável. Explique o motivo da sua desistência e que gostaria do dinheiro de volta.

Anúncios

+ Quais os principais erros do Pix? Saiba o que fazer em cada um

Outra informação importante é que mesmo que você realize um pagamento ou transferência por Pix, o seu direito de arrependimento de compra segue valendo. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo de arrependimento é de sete dias a partir da compra. 

Dois celulares mostram a página do PIX Saque no site do Banco Central
É comum encontrar pessoas com dúvidas sobre como estornar PIX

Então, caso exista algum problema, insatisfação, ou até mesmo um problema, você pode sim solicitar o estorno do Pix.

É possível estornar sem contatar outra pessoa?

Se você quiser realizar toda a transação sem depender de terceiros vai precisar ficar bastante atento às etapas da transação. Isso porque até o momento da última confirmação ainda é possível voltar atrás sem depender de ninguém.

Por exemplo, as etapas de realizar uma transação pelo Pix, são:

  1. Primeiro cadastre uma chave, que pode ser número de celular, CPF ou e-mail;
  2. Encontre a aba “Pix” no aplicativo do seu banco;
  3. Clique em “Transferir” e indique o valor da transferência;
  4. Para completar a transferência, insira a chave da pessoa favorecida e conclua a transação em poucos segundos.

Mas, se você quiser voltar atrás, basta não concluir toda a transação. Confira todos os dados completos e corretamente.

Além disso, a última etapa do processo de envio do valor pelo Pix é a confirmação com a sua senha de quatro dígitos. Então, antes de fornecê-la, tenha convicção de que valores estão corretos e é essa a chave Pix do pagador.

+ Descubra como cancelar um Pix já enviado

Dessa forma, você vai conseguir cancelar a transação sem depender de terceiros e otimizar o tempo na devolução do dinheiro.

Estornar Pix já é permitido em caso de fraudes

Já está em vigor o Mecanismo Especial de Devolução, que tem como objetivo agilizar o ressarcimento ao usuário que tenha sido vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras.

Essa é uma forma que o Banco Central encontrou para tentar amenizar os danos que têm sido causados por criminosos que utilizam a ferramenta para roubar usuários.

E o mecanismo está regulamentado por uma resolução editada pelo próprio BC em junho. Por conta disso, desde essa época as instituições financeiras estavam se adaptando aos procedimentos.

+ Seguro para PIX? Saiba quais bancos e instituições oferecem

Vale lembrar ainda que antes dessa novidade, ao ocorrer uma fraude ou falha operacional, os bancos precisavam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais para devolver o dinheiro. 

E de acordo com o próprio Banco Central, isso acaba dificultando o processo e aumentava o tempo necessário para que o caso fosse analisado e finalizado. Mas agora com o Mecanismo Especial de Devolução, as regras e os procedimentos serão padronizados.

Quais são os prazos para solicitar o estorno do Pix?

Você já sabe que existem algumas situações que é possível realizar o estorno do Pix, mas uma informação que poucos brasileiros têm acesso é sobre o prazo. Sim, o Banco Central estipulou diversos prazos, tanto para quem recebe quanto para quem paga, que precisam ser seguidos.

+ Chave PIX com número de celular: o que fazer se for trocar o aparelho?

Veja abaixo quais são esses prazos:

  • Você pode solicitar a abertura da notificação de infração para transações que foram feitas, no máximo, em 80 dias. Ela pode ser feita por iniciativa do banco ou do cliente. Ao receber a reclamação do cliente, a instituição financeira deve fazer uma análise para verificar se o Mecanismo Especial de Devolução pode ser acionado para o caso; 
  • O recebedor bloqueia imediatamente o valor solicitado, total ou parcial, dependendo do saldo disponível na conta do cliente, assim que recebe a notificação de infração;
  • O recebedor tem sete dias corridos para analisar, podendo aceitar ou rejeitar a notificação;
  • Após a aceitação da notificação pelo recebedor, o pagador tem até 72 horas para solicitar a devolução;
  • Ao receber a solicitação de devolução, o recebedor tem até 24 horas para efetuar a devolução.

Veja as últimas novidades do Pix 

Desde o lançamento do Pix, o Banco Central tem realizado atualizações e anunciado novidades que estão previstas desta nova forma de pagamento, com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários.

Recentemente o Banco Central anunciou que entrou em vigor o Pix saque e troco. O principal objetivo desta função é permitir que seja realizado o saque em espécie e a obtenção de troco em estabelecimentos comerciais e outros lugares de circulação pública. 

Dessa forma, o cliente pode fazer saques em qualquer ponto que ofertar o serviço, como comércios e caixas eletrônicos, tanto em terminais compartilhados quanto do próprio banco.

E para realizar o saque do Pix, o correntista deve apontar a câmera do celular para um QR Code, que fará um Pix para o estabelecimento ou para a instituição financeira que deverá retirar o dinheiro na boca do caixa.

+ Já ouviu falar no “golpe do PIX agendado”? Veja como ocorre e como se prevenir!

Já o Pix troco permite que o cliente faça o saque durante o pagamento de uma compra. Com isso, o cliente fará um Pix equivalente à soma da compra e do saque e receberá a diferença como troco em espécie.

Vale ressaltar que o seu extrato especificará a parcela destinada à compra e a quantia sacada como troco.

Dicas rápidas para não cair no golpe do Pix

Para você não ser um dos próximos usuários a cair em um golpe envolvendo o Pix, é preciso estar sempre atento. Além de sempre tomar os devidos cuidados e atenção na hora de cumprir cada etapa da transação.

Por isso, siga essas dicas rápidas que o FinanceOne preparou:

  • Cuidado com links desconhecidos;
  • Veja sempre o histórico das lojas e formas de pagamento, principalmente as desconhecidas por você;
  • Confirme sempre todos os dados;
  • Use o Pix apenas no aplicativo da instituição financeira e não em métodos terceiros;
  • Compras com valor alto dê sempre preferência ao cartão de crédito, pois ele permite o estorno.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com um amigo que usa bastante o Pix, mas não sabe dessas informações!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui