Reduzir custos na empresa com a tecnologia | FinanceOne
Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.




Reduzir custos na empresa com a tecnologia

Reduzir custos na empresa é um assunto que ganhou ainda mais força com a grave crise econômica pela qual o país passa. Porém, otimizar gastos empresariais, principalmente com ajuda da tecnologia, é uma medida adotada por companhias no mundo. Afinal, qual empresário não quer ter o máximo de lucro? Você sabe como enxugar seu orçamento?

Em um artigo de Harvard Business Review, são sugeridas algumas opções a empresários que precisam realizar cortes imediatamente em suas organizações. Quando iniciar a busca por economias administrativas, eles sugerem ter dois pontos em mente.

O primeiro deles é não contar com a ideia de que uma única opção vai radicalmente mudar toda a estrutura de custos da sua empresa ou departamento, ou resolver o seu problema em uma única tacada. Os autores do artigo apontam ainda que, se tal ideia existisse, teria tantos riscos que a empresa não estaria disposta a implementá-la. Em vez disso, eles sugerem adotar uma combinação de 10 ou mais ações para chegar ao seu objetivo.

O segundo ponto é a busca por economias na empresa. Nesse, o grau de ruptura organizacional causado pelas reduções será proporcional ao grau de cortes que você fizer. As reduções que você busca devem ser adaptadas aos objetivos de economizar.

reduzir custos na empresa
Para reduzir custos na empresa, a tecnologia pode ser usada como grande auxiliar do processo

Como reduzir custos na empresa que são fixos

O artigo da HBR ainda aponta algumas mudanças relacionadas ao percentual de corte. Segundo os autores, ideias com o mínimo de impacto em outros departamentos pode permitir uma redução de 10% nos custos.

O redesenho ou reorganização das ideias geralmente eliminam as atividades de menor valor, com impacto moderado em outros setores, e podem ajudar a cortar gastos em cerca de 20%. Agora, ideias que são entre departamentos e eliminação de programas são necessárias se o objetivo é ter cortes de 30% ou mais. Porém, esse tipo de redução tem potencial de gerar uma quebra organizacional maior.

Para manter a competitividade em um mundo empresarial, como o de hoje exige, demanda o uso das tecnologias da informação para ter agilidade e rapidez nos processos. Além de reduzir custos nas empresas, eventualmente.

A Accenture desenvolveu um estudo que identifica e explora quatro ondas de redução de custos para ajudar a reduzir custos na empresa. Enquanto reduz o gasto, se beneficiam do que a tecnologia pode entregar ao negócio.

Segundo a Accenture, geralmente a redução de gastos começa com a TI. Isso costuma ser visto como uma gasto significativo. Porém, deve ao mesmo tempo, entregar uma tecnologia que irá transformar como o negócio é operado.

Diante desse paradoxo os empresários encontram um grande desafio.  Como reduzir custos na empresa com a tecnologia, se é ela quem vai “mudar” a forma que o negócio é feito?

Ideias inovadoras para reduzir custos nas empresas

Vamos ver o que diz o estudo da Accenture, “IT Cost Reduction: Using new technologies to reduce costs and gain agility”. (Redução de Custo em TI: usando novas tecnologias para reduzir custos e ganhar agilidade – em tradução livre).

Um ponto a ser destacado a partir da publicação é para os CIOs (Chief Information Officers) que buscam reduzir os gastos nas operações e aumentar a flexibilidade. “Estratégias que exploram novas tecnologias podem ajudar a gerenciar as condições de mudança ao ganhar maiores eficiências”.

“Ao mudar o foco de ganhos imediatos de curto prazo para esforços coordenados de longo prazo, a TI pode posicionar melhor a companhia para o futuro”. A Accenture identificou quatro ondas de redução de custos com a ajuda da TI, que você aprende a seguir.

Primeira: minimizar as despesas

Envolve explorar de imediato oportunidades de corte de gastos e minimizar as despesas com TI. Os CIOs geram economias significantes e imediatas com a priorização de despesas em projetos, as despesas em revisão de licenças e aquisições, redução de custos de fornecedor com renegociação de acordos de serviços, entre outros.

Segunda: otimização para eficiência

Otimizar a TI para eficiência para criar oportunidades. O foco aqui é alcançar um controle maior e alinhamento através de melhor gerenciamento de fornecimento e demanda. As iniciativas dessa onda incluem permitir que a TI faça mais com menos. Isso será feito virtualizando, consolidando, centralizando e padronizando servidores, bano de dados e aplicações, por exemplo.

Terceira: Rearquitetar para ficar à prova do futuro

Inclui planejar antecipadamente prevendo os desafios que o negócio provavelmente vai encarar no futuro. Para alcançar a flexibilidade e agilidade, a simplificação da arquitetura do negócio é necessária.

Quarta: Gerar valor de negócio habilitado pela TI

Nessa quarta onda, o objetivo é que, através de uma linha de crescimento da TI, os custos de vendas, gerais e administrativos sejam reduzidos. A união entre a TI e os negócios permite o aumento de flexibilidade.

A Accenture conclui dizendo que se os CIOs implementarem as três primeiras ondas de redução de custos em paralelo, podem tornar a operação de TI mais eficiente. Enquanto isso, geram benefícios adicionais para o negócio.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Receba novidades

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades em seu email.

Posts relacionados

14 de novembro de 2018
Como calcular o valor do 13º salário

Final de ano chegando e junto a ele o pagamento do 13º salário. Mas você sabe como calcular o valor do 13º salário? Sabe quando tem que ser pago?...

13 de novembro de 2018
O que é e como calcular o Custo Efetivo Total

Custo Efetivo Total (CET) é o valor total que uma pessoa ou empresa paga ao contratar algum tipo de financiamento, empréstimo ou mesmo leasing (loca...

13 de novembro de 2018
Como negociar tarifas bancárias

Suas tarifas bancárias estão altas? Você sabia que é possível reduzi-las? Já pensou em negociar as tarifas bancárias com seu banco? O Banco Cen...

7 de novembro de 2018
7 passos para organizar as contas no Excel

Organizar as contas no Excel é uma das melhores maneiras de monitorar as finanças. Óbvio que existem aplicativos, o caderninho e diversas outras fo...

7 de novembro de 2018
Manual para sair das dívidas acumuladas

Com a crise que o país vem passando, a inadimplência dos brasileiros é cada vez maior e, como consequência, a quantidade de contas atrasadas só c...

Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?
Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira ...
Aposentadoria por idade 2018: como funciona?
A aposentadoria é um dos benefícios da Previdência Social. O Regime Geral de Previdência Social ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...

Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


           




Guias

Calculadoras