Início Arquivo Mestrado no exterior: o que você precisa saber

Mestrado no exterior: o que você precisa saber

0
(0)

Estudar fora e dar aquele upgrade no currículo é o desejo de muitas pessoas. Se na graduação você não conseguiu juntar recursos suficientes, agora para uma pós-graduação, como o mestrado, é uma opção. Fazer um mestrado no exterior pode trazer duplo benefício: além do estudo na sua área de pesquisa, há também a prática que levará à fluência em um outro idioma. Ou, se o seu caso for um país de Língua Portuguesa como idioma, pelo menos uma nova cultura você vai aprender.

Escolher o curso, preparar-se, cuidar do visto e moradia, reservar recursos ou pleitear uma bolsa, são passos na vida de quem pretende estudar no exterior. Porém, um detalhe que muitos esquecem é também na volta, o pós-curso. Por exemplo, a revalidação do diploma no Brasil para fins acadêmicos ou profissionais.

mestrado no exterior
Ao fazer um mestrado no exterior você irá aprender não só uma habilitação profissional, como novo idioma e cultura

Segundo consta no portal do MEC (Ministério da Educação), “conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394 de 1996), Art. 48, §3º, os diplomas de mestrado e de doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

Cabe ao aluno entrar em contato com a pró-reitoria da instituição, particular ou pública, a qual procederá a análise de reconhecimento. Se o diploma for oriundo de um dos estados partes do Mercosul, deve-se consultar o parecer CNE/CES nº 106/2007”.

Esse procedimento é importante, pois, para que tenham validade no Brasil, os diplomas de mestrado e doutorado obtidos no exterior deverão ser revalidados ou reconhecidos por uma instituição de ensino superior brasileira. Essa instituição deve estar regularmente credenciada e possir curso na mesma área de conhecimento.

Lugares para fazer intercâmbio

Uma pesquisa realizada em maio de 2016 pela Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association ), aponta que cada vez mais os jovens buscam uma experiência fora. Essa pesquisa não necessariamente reflete a intenção de mestrado, mas a experiência do intercâmbio como um todo.

Aqui você pode ter ideia de lugares com muita gente da mesma cultura que a sua.  Ainda vai aproveitar e ter o contato com uma nova. O ranking de países para intercâmbio poderá te ajudar na pesquisa de lugares. Além disso, pode te  dar uma luz na escolha de cursos de seu interesse. Confira o TOP 10 dos países mais buscados:

1. Canadá

Há quase 10 anos é o destino mais procurado por brasileiros. Lá, o estudante poderá ter contato com o francês e inglês, além da área pesquisada. Algumas cidades muito buscadas são Toronto, Montreal, Calgary, Quebec e Vancouver.

2. Estados Unidos

Entre as cidades norte-americanas, destacam-se São Francisco, que possui muitas universidades e as famosas empresas e startups de tecnologia, além de Boston, Los Angeles e Nova York.

3. Austrália

A terra dos cangurus tem entre seus principais destinos a cidade mais populosa do país, Sydney, além de Brisbane, Melbourne e Adelaide, que oferecem a possibilidade de conhecer Perth e Golden Coast, locais de beleza natural.

4. Irlanda

A Ilha da Esmeralda costuma ser mais econômica e uma boa opção para os brasileiros que buscam estudar no exterior. Entre as opções de cidades com boas universidades estão a capital Dublin, Cork, Limerick e Galway.

5. Reino Unido

Mais especificamente a Inglaterra, que é casa de tradicionais universidades como Cambridge e Oxford. Além disso, há opções em Londres, Liverpool, Ramsgate e Manchester.

6. Nova Zelândia

Segundo destino da Oceania no ranking, tem entre as cidades mais procuradas Wellington, Auckland e Queenstown.

7. Malta

É um pequeno arquipélago italiano, comum por atrair muitos jovens do mundo todo, permitindo contato com a cultura de diversos locais, não só da Itália.

8. África do Sul

Com preços acessíveis, a África do Sul vem mais ganhando a atenção de brasileiros. Entre as cidades recomendadas estão Joanesburgo, Durban e Cidade do Cabo.

9. França

Um dos países mais queridinhos dos brasileiros para turismo, é também um lugar organizado e com boa infraestrutura para receber os turistas.

10. Espanha

Além da oportunidade de aprender espanhol, o país é a casa de universidades conhecidas. As cidades para o intercâmbio são a capital Madri, Barcelona, Valência e Salamanca.

Como fazer mestrado no exterior

Decidida a linha de pesquisa, você pode começar a pesquisar os lugares onde consegue estudar esse ramo. Depois, é preciso analisar custo-benefício, quanto tempo você precisará ficar no país, quanto de dinheiro seria necessário, se há uma quantia que deve ser apresentada como garantia para obtenção de visto…

Além disso, você pode pesquisar quais bolsas são oferecidas e ver se tem uma chance de pleitear alguma. Pesquise bastante para, então, partir para as exigências de documentação. Veja o que é preciso para você se matricular e para a permanência no país, por exemplo.

Em alguns locais você precisará de um certificado de proficiência no idioma, como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ou o IELTS (International English Language Testing System ). Saiba como você pode estudar inglês online grátis e se preparar para exames como esses.

Esteja preparado também para as avaliações de ingresso nas universidades. Verifique se a instituição está cadastrada para você conseguir a revalidação e reconhecimento do seu diploma do exterior no Brasil. Agora, é só arrumar as malas e fazer boa viagem.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Cartão universitário: compare os bancos e escolha o seu

Ser universitário traz diversas responsabilidades para os jovens e uma delas é iniciar no mundo das finanças. Para isso existe cartão universitário,...

Como empreender e ganhar dinheiro em casa

Cada vez mais pessoas buscam formas de empreender e ganhar dinheiro em casa. O que pode ser ocasionado pela necessidade de um...

Renda Brasil e Renda Cidadã são a mesma coisa? Entenda!

O governo federal pretende criar um novo programa social para substituir o atual Bolsa Família. O Renda Brasil e o Renda Cidadã...

10 opções para viajar com dólar em alta

O dólar em alta é uma realidade constante nos últimos anos para os viajantes brasileiros. Cada vez mais sair do país tem se tornado...

Está difícil aprovar o financiamento? Veja o que fazer

Para aprovar um financiamento é necessário estar com o nome limpo. Isso ocorre porque as instituições financeiras, antes de emprestarem qualquer valor, fazem uma...

7 erros comuns ao investir em Bitcoin

Devido ao cenário econômico nada atrativo, as pessoas estão buscando novas alternativas para investimento. Por isso, investir em Bitcoin pode ser uma...