Você pretende viajar para fora do Brasil ou já está com as passagens compradas? Sabe quais são os documentos necessários para viajar para o exterior? Se a resposta for sim ou não, aqui é o lugar certo para tirar todas as dúvidas.
Anúncios
Sabia que estar com todos os documentos exigidos em dia ajuda a identificar os viajantes, além de organizar a viagem? Isso porque eles se baseiam nos requisitos que são exigidos, de acordo com cada destino e organização envolvida.
É importante lembrar, também, que os documentos necessários para viajar para o exterior podem variar de acordo com cada país.
Anúncios
Por isso, é necessário realizar uma pesquisa sobre o país e/ou cidade que vai visitar para descobrir quais são as principais exigências.
Dessa forma, você evita futuras dores de cabeça durante toda a viagem e até mesmo na volta para o Brasil. Uma informação relevante é que para os brasileiros o documento válido é o passaporte.
Países da América do Sul solicitam menos documentos para os brasileiros
Mas, no caso de viagens para alguns países da América do Sul, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia, os brasileiros podem utilizar também como documento a carteira de identidade civil (RG).
Anúncios
Esta deve ser emitida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou Distrito Federal. É preciso ficar atento quanto aos documentos de carteira profissional e motorista, pois elas não são aceitas como documentos de identificação.
Além disso, para menores de 18 anos que viajam sem a companhia de um ou de ambos os pais, é necessário apresentar a autorização judicial.
Documentos necessários para viajar para o exterior
Quer saber quais são os documentos necessários para realizar uma viagem para o exterior? Então fica ligado a seguir que o FinanceOne te conta os detalhes!
Passaporte
Se você quer viajar para o exterior, o principal documento a ter em mãos é o passaporte. Ele é extremamente necessário para viajar para o exterior, devendo ser um para cada membro da família que for, sendo um passaporte nacional válido.
Existe a exceção para os seguintes países: Chile, Bolívia, Equador, Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia e Venezuela. O motivo é porque esses países fazem parte do Mercosul, assim como o Brasil.
Para quem for tirar o passaporte, é necessário preencher um formulário de solicitação, feito pela internet no site da Polícia Federal. Depois de responder o questionário e agendar a data para tirar o passaporte, é preciso juntar todos os documentos solicitados.
Os documentos obrigatórios são: Certidão de Nascimento, RG, CPF, Título de Eleitor e Certificado Reservista.
Assim que você começar a planejar a sua viagem, lembre-se de verificar se o passaporte está atualizado com antecedência. Isso porque caso seja necessário fazer um novo, esse processo poderá demorar mais que o previsto.
+ Como ir para Olimpíadas 2024? Saiba quanto poupar e onde investir
Visto
Outra informação que você não pode deixar de saber é que muitos países exigem dos estrangeiros o documento de visto, necessário para entrar de forma legal no local de destino. Além disso, existem diversos tipos de visto.
Saiba exatamente qual é o necessário para o seu tipo de viagem. Cada um deles têm uma finalidade específica: trabalho, estudo, intercâmbio, férias, entre outros.
+ Intercâmbio no Canadá: o que você precisa saber?
Nos Estados Unidos, por exemplo, quem vai viajar a turismo, lazer ou até mesmo tratamento médico necessita do visto chamado de B-2. Para conseguir esse tipo de documento, você pode solicitar sozinho ou contratar uma assessoria especializada, que realizará todo o serviço.
Certificado Internacional de Vacina
Dependendo do país que você vá conhecer pode ser que seja solicitado a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação. E o documento deve ser entregue no momento do desembarque.
Os países que solicitam o Certificado Internacional de Vacinação tem como objetivo saber se o turista está imunizado ou não contra algumas doenças, que podem ser evitadas com a vacinação.
+ Como emitir o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19?
E por conta disso, você pode acabar sendo impedido de entrar no país. Mas atenção: isso vale para qualquer vacina que o país solicite e você não tenha tomado e, não somente para o coronavírus.
Permissão Internacional para Dirigir (PID)
Se você deseja dirigir na sua viagem para o exterior, pode ser que necessite ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Em alguns países, a Carteira Nacional de Habilitação do Brasil é aceita, mas não é em todos.
Com o PID você tem autorização para dirigir em aproximadamente em 100 países, que fazem parte da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, e também do Princípio da Reciprocidade com o Brasil.
É importante ressaltar ainda que este documento, traduzida em sete línguas, somente é aceita juntamente com a apresentação da CNH emitida pelos órgãos brasileiros.
Passo a passo para tirar o visto sozinho
Precisa tirar o seu visto e não sabe como? Muita gente tem dificuldade e acha que é impossível realizar este processo sem a ajuda de um especialista. Mas, você está enganado. O procedimento pode ser realizado por conta própria.
Fique ligado nas dicas a seguir para tirar o visto e saiba como e por onde deve solicitá-lo.
-> Preencher o formulário DS-160: esse documento pode ser preenchido online. É necessário ter paciência para que nenhuma informação esteja errada, pois ele pode ser considerado grande para algumas pessoas.
-> Pagar a taxa MRV: após preencher o questionário, será preciso realizar um cadastro e cada membro da família deverá ter uma solicitação individual. O valor da taxa varia de acordo com o visto, e o pagamento deve ser feito via boleto ou cartão de crédito internacional.
-> Agendar coleta de digitais e entrevista: a entrevista deve ser agendada no consulado e, em paralelo, programar a sua ida ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). Será no CASV que você coletará a fotografia e impressões digitais.
-> Entrevista: é considerado o passo mais importante para conseguir o visto. Não esqueça de levar todos os documentos necessários para comprovar as informações preenchidas no formulário.
O que é o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)?
Esse é mais um dos documentos necessários para viajar para o exterior, já que alguns países só permitem a entrada de estrangeiros caso eles estejam protegidos. E é preciso que algumas vacinas estejam em dia, como a da febre amarela.
Sendo assim, é importante que você e todos que irão viajar junto tenham o CIVP sempre atualizado. Para manter a carteira de vacinação em dia, é necessário comparecer a um posto de saúde para tomar as vacinas.
+ Quanto custa uma viagem para Dubai? Veja os principais valores e como se planejar
Após tomar as vacinas, leve o Cartão Nacional de Vacinação e um documento original com foto a um dos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa para obter o certificado.
Lembre-se que algumas vacinas demoram para agir no organismo. Por isso, alguns países só aceitam a entrada de estrangeiros após o período depois do qual a vacina faz efeito.
O que é o comprovante de filiação ou autorização?
Vai viajar com toda a família? Tem filhos menores de 18 anos? Então você precisa ficar atento a essas dicas a seguir.
Saiba que é preciso ter um documento que comprove o parentesco e a filiação, caso a Polícia Federal ou outros órgãos competentes solicitem. Você pode apresentar os seguintes documentos:
-> Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada);
-> Carteira de Identidade (RG).
Caso a criança esteja sozinha ou somente com um dos responsáveis, será necessário ainda apresentar um documento de autorização judicial. Este deverá ser reconhecido em cartório.
Como planejar uma viagem internacional em 7 passos
Você sabe como planejar uma viagem internacional? É tanta coisa: passaporte, visto, vacinas, câmbio… Esses são apenas alguns dos itens indispensáveis. Para se programar não é difícil, mas é preciso fazer com certa antecedência.
É possível planejar sozinho ou com o auxílio de um agente de viagens. Você pode contratar pacotes em agências que incluem passagem, hospedagem, translado e até passeios.
Os agentes costumam auxiliar também com o que for necessário para o seu embarque e até com dicas para o destino das suas férias. Saiba como planejar uma viagem internacional em 7 passos!
Gostou de todas essas dicas e conseguiu tirar as suas dúvidas sobre documentos para viagem no exterior? Então salve para consultar sempre que quiser. Ah, e não deixe de compartilhar o texto com outras pessoas!
E para países que não exigem o visto, seria necessário documentos de identificação, passaporte e vacinação?
Olá, Fran! Tudo bem?
Exatamente!