Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Método Smart: o que é e o passo a passo para utilizar

Escrito por: Priscila Gomes em 15 de fevereiro de 2019

Alcançar os objetivos almejados pode não ser tão simples quanto parece. É comum se planejar, traçar metas e não conseguir tirá-las do campo das ideias.

Nesses casos, a solução é optar por uma estratégia mais elaborada que o ajudará a alcançar seus planos. Você conhece o Método Smart?

Veja as vantagens de se apostar nessa técnica e entenda como ela funciona.

Método Smart: o que é e o passo a passo para utilizar

Metódo Smart: o que é?

O método, criado pelo escritor, professor e consultor em administração Peter Drucker, propõe que o indivíduo defina seus objetivos de forma mais eficaz e realista.

Mas não é só isso, a sigla SMART é o acrônimo das palavras inglesas:

  • specific (específico);
  • measure (mensurável);
  • achievable (atingível);
  • relevant (relevante);
  • time-based (temporal).

Já deu para entender um pouco a essência desse modelo né?

A ideia é analisar cada um desses pontos ao traçar seu objetivo. Assim, seus planos são definidos de modo mais concreto e adequados à sua realidade, tornando-se mais fácil se esforçar para atingi-los.

Essa técnica já existe há alguns anos, mas ganha cada vez mais relevância por sua eficácia. O método Smart pode ser aplicado em diversas áreas da vida, inclusive nas finanças.

Sabe aquela resolução de ano novo de juntar dinheiro para trocar o modelo do seu carro ou fazer aquela viagem dos sonhos? Que tal colocar os planos em prática ainda em 2019?

Investir nesse método garante diversas vantagens para quem adota essa prática.

Quem opta por usar essa ferramenta, além de atingir seu desejo, consegue desenvolver algumas habilidades, como:

  • Autodisciplina;
  • Motivação;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Responsabilidade;
  • Visão estratégica.

Ficou curioso para saber como começar a aplicar o método Smart no seu dia a dia e começar a alcançar suas metas de uma maneira mais prática?

O primeiro passo é entende a proposta de cada um dos pontos que compõem o modelo Smart.

Como traçar seus objetivos usando o método Smart

Na maioria das vezes as metas são deixadas de lado porque não são devidamente planejadas. Com o método Smart é possível organizar seus planos de maneira detalhada.

Assim, será mais fácil mensurar seus avanços de tempos em tempos e se manter motivado para não desistir no meio do caminho.

Vamos conhecer melhor os 5 passos que compõem esse planejamento?

Método Smart: o que é e o passo a passo para utilizar

S — Específico

Nesse tópico é importante destrinchar ao máximo sua meta, pensando em todos os aspectos que se relacionam a ela, como: qual é a meta, quando quer realiza-la, como pretende alcança-la, o que preciso para realizar esse objetivo e por que fazer isso?

Veja o exemplo:

• Qual é a meta? Juntar R$20 mil
• Por que fazer isso? Para fazer um intercâmbio
• Quando quer realiza-la? Em dois anos
• Como pretende alcança-la? Separando um valor do salário todos os meses

É preciso ser minucioso e pensar com a devida atenção em cada um desses pontos.

Isso o ajudará a entender melhor o que está planejando e esse entendimento o ajudará a não desistir nos primeiros obstáculos.

M – Mensurável

Após estabelecer todos os critérios em relação à sua meta e analisar tudo o que será necessário até à realização desse objetivo, será necessário fazer um acompanhamento do seu progresso.

Além de entender quão perto você está de atingir o que tanto almeja, essa prática vai te ajudar a se manter motivado a medida que você for identificando suas conquistas.

A —Alcançável

Nesse ponto é importante entender que, às vezes, alguns aspectos estão além do seu alcance. Ou seja, dependem de fatores externos ou outras pessoas para serem realizados.

Sendo assim, na hora de se tratar um objetivo é importante pensar em uma meta alcançável pra você, entendo o que pode ou não ser colocado como sua responsabilidade.

R — Realista

Basicamente, uma meta realista é aquela cujos objetivos podem ser alcançados dentro do prazo estabelecido e com os recursos à disposição no momento.

Um erro comum na hora de se estabelecer metas é traçar planos complexos demais para um prazo curto ou que demandam muito mais recursos dos que se tem em mãos.

A dica aqui é ser sincero consigo mesmo e avaliar quanto tempo terá disponível diariamente para dar conta das ações necessária para se alcançar a meta estabelecida, mais as atividades do dia a dia.

Se possível, tente distribuir as tarefas. Não hesite em pedir ajuda.

T — Temporal

Os prazos são importantes para que as metas sejam cumpridas. Deixar um objetivo sem prazo definido não funciona porque você mesmo não verá sentido de urgência naquele propósito.

Assim, sempre surgirão outras demandas, que serão tratadas como prioridade, e suas metas vão ser deixadas de lado.

O que você acha de colocar em prática o Método Smart? Conte para nós sua experiência.

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Consórcio-Yamaha
planos-de-saúde
Cobrar dinheiro emprestado
comprar-um-imóvel-sem-entrada
Montar uma reserva de emergência