
Se você é um motorista sem infração e sem pontos descontados na carteira, poderá ser recompensado muito em breve. Até o final do ano um novo sistema será criado para dar benefícios a condutores regulares.
Anúncios
Isso será possível graças a uma deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no início de maio. Ela regulamenta o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
O RNPC, já previsto na nova lei de trânsito, é uma ferramenta que tem o objetivo de estimular a condução segura e premiar motoristas que não cometeram infrações no período de um ano.
Anúncios
A Deliberação 257 foi assinada pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, durante a abertura do Maio Amarelo.
Quer saber mais sobre a nova medida para motoristas sem infração? Então continue lendo o artigo!
Quais são as recompensas para motorista sem infração?
A deliberação do Contran estabelece que o RNPC pode ser utilizado para a concessão de benefícios de qualquer natureza aos condutores cadastrados. Esses benefícios podem ser “fiscais ou tarifários”, na forma da legislação específica de cada ente da federação.
Anúncios
Na prática, isso significa que o motorista que não cometeu infração nos últimos 12 meses pode receber benefícios, tanto dos órgãos públicos quanto de empresas privadas. Alguns tipos de recompensas podem ser, por exemplo:
- descontos e isenções de taxas
- condições diferenciadas para a locação de veículos
- oferta de vantagens na contratação de seguros
- tarifas de pedágio e estacionamento também poderão ter ofertas de desconto ou outro tipo de recompensa
As possibilidades são várias. Porém, cada órgão de trânsito estadual e também as empresas definirão seus próprios benefícios e recompensas para um motorista sem infração.
O secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, disse que a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) disponibilizará o acesso dos órgãos públicos e empresas privadas ao RNPC.
“Os órgãos de trânsito estaduais têm competência sobre taxas. Fica a cargo de cada um definir qual será o benefício concedido ao motorista que esteja no cadastro positivo”, explica.
+ 6 situações que geram multas de trânsito que você precisa saber. Confira!

O que é o registro positivo e como se cadastrar?
O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nele, são cadastrados todos os condutores que não cometeram infração de trânsito sujeita à pontuação durante 1 ano.
Para ser cadastrado no RNPC, basta conceder uma autorização no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no portal de serviços da Senatran (antigo Denatran).
Porém, de acordo com o Contran, o RNPC será implementado pelo órgão máximo executivo de trânsito da União em até 180 dias, contados a partir do dia em que a deliberação foi publicada (9 de maio).
Ou seja, o governo ainda tem até o início de novembro para efetivamente colocar o RNPC para funcionar. Quando estiver disponível, os motoristas sem infração poderão encontrá-lo nos meios digitais mencionados acima.
+ Como conseguir desconto de 40% em multas de trânsito? Confira!
Depois de conceder a autorização, o motorista será cadastrado no RNPC automaticamente e assim permanecerá enquanto tiver 12 meses sem cometer infração. Porém, ele será excluído do sistema se:
- cometer infração com pontuação
- tiver o direito de dirigir suspenso
- a Carteira Nacional de Habilitação estiver cassada ou com validade vencida há mais de 30 dias
- ou se estiver cumprindo pena privativa de liberdade.
No sistema, constará toda a relação dos motoristas sem infração de trânsito em 12 meses. Segundo a deliberação, a autorização prévia “implica consentimento do condutor para que os demais cidadãos visualizem seu cadastro no RNPC”.
Gostou do conteúdo? Descubra mais dicas e conteúdo financeiro seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!