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Natal deve movimentar R$53,5 bilhões, aponta pesquisa

Escrito por: Mateus Carvalho em 9 de novembro de 2018

Falta pouco mais de um mês para o Natal. E é nessa época que as pessoas começam a se preparar para comprar os presentes. A previsão é de que nesse ano o Natal movimente R$53,5 bilhões em compras, de acordo com uma pesquisa divulgada no último dia 8.

O estudo foi realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Isso mostra que apesar da lenta recuperação da economia no país e do ambiente de incertezas, grande parte dos brasileiros vão às compras neste Natal.

O Natal deve movimentar R$53,5 bilhões, fazendo com que o desempenho do varejo fique estável em relação ao ano passado. Isso porque em 2017, a previsão do SPC era de R$51,2 bilhões na economia. Ainda espera-se que mais de 110,1 milhões de consumidores comprem presentes para alguém no Natal.

Natal deve movimentar R$53,5 bilhões
De acordo com pesquisa o Natal deve movimentar R$53,5 bilhões

Dessa forma, 72% dos brasileiros planejam comprar presentes para terceiros no Natal. Esse número se mantém elevado principalmente nas classes A e B, com 83%. Somente 9% dos entrevistados disseram que não vão presentear. Sendo 26% porque não gostam ou não têm o costume, 23% por estarem desempregados e 17% por não terem dinheiro. Além de 19% ainda não terem se decidido.

Pela avaliação de Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil, essa injeção de volume de recursos na economia reforça o porquê de a data ser a mais aguardada do ano para o comércio e consumidores.

“Embora o cenário econômico atual não esteja tão favorável, a expectativa positiva para o Natal dá indícios sobre a disposição dos brasileiros em consumir.”

Consumidores devem gastar em média R$116 por presente

A pesquisa realizada pelo SPC e CNDL também apontou que, em média, os consumidores pretendem comprar entre quatro e cinco presentes. Além disso, o valor médio em cada um desses itens será de R$155,90. Sendo esse valor maior entre os homens, com R$136,51.

Outro dado apontado pelo levantamento é que o número de pessoas que pretendem desembolsar entre R$101 e R$200 com presentes cresceu na comparação com o ano anterior. Esse número passou de 10% para 16%. O percentual chega a mais de um terço (33%) na faixa acima de 55 anos.

Porém, há uma parcela considerável de brasileiros que ainda não definiu qual será o valor a ser desembolsado. A pesquisa sugere a disposição de consumo dos entrevistados. Quase um terço (27%) que comprou presentes em 2017 vão gastar um valor superior neste ano. Uma alta de oito pontos percentuais na comparação com o ano anterior.

Outros 30% dos brasileiros planejam gastar a mesma quantia, já 22% pretendem gastar menos. Considerando que o Natal deve movimentar R$53,5 bilhões, 29% dos brasileiros vão comprar um presente melhor. Enquanto 25% reclamaram do aumento dos preços, principalmente as pessoas das classes A e B (41%). Além disso, 22% dos consumidores economizaram ao longo do ano para poder gastar mais com presentes natalinos, em especial as mulheres, com 33%.

Aos que responderam que vão diminuir os gastos, um dos principais motivos é a situação financeira ruim. Além do orçamento apertado, representado por 34%. Já os demais 30% afirmaram que querem economizar, enquanto 14% têm outras prioridades de compra, como a casa própria. Além de 12% dos entrevistados estarem desempregados.

Maioria dos brasileiros vai pesquisar preços antes de comprar

O estudo revelou que 56% das pessoas acham que os presentes de Natal desse ano estão mais caros. Já para 28% os produtos estão na mesma faixa de preço, enquanto 6% disseram que os valores estão menores.

Uma ação que já se tornou hábito entre os brasileiros é a de pesquisar os preços antes de realizar a compra. Isso se confirma com a pesquisa, que revelou que 85% dos entrevistados adotarão essa prática pensando em economizar, e a internet (67%) será a principal aliada. Já o comércio de rua e os shoppings são os outros dois destinos de quem quer comparar os preços, com 49% e 47%, respectivamente.

Já em relação ao local escolhido para as compras de Natal, as lojas de departamento estão dividindo a preferência com as lojas virtuais neste ano. A primeira com 42%, enquanto a segunda tem 40% . Sendo que 75% dos consumidores farão metade das compras pela internet. Em segundo lugar, aparecem os shoppings, com 34%. Já as lojas de rua têm 30% da preferência.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a internet vem se consolidando como um importante canal de vendas do país.

“Cada vez mais, os consumidores usam a rede para compras, principalmente pela comodidade e praticidade. Além da possibilidade de comparar preços e encontrar uma diversidade de produtos disponíveis.”

Viagem de natal e ano novo: já começou a planejar?

Já decidiu o destino da viagem de Natal e Ano Novo? Será uma eurotrip, um mochilão ou uma viagem de carro para um destino perto da sua casa? Independentemente do destino, sua viagem precisa de um planejamento.

A primeira coisa que você deve observar antes da viagem de Natal e Ano Novo é a data. O ideal é viajar nos fins de semana para esticar os feriados. O segundo passo é montar um bom planejamento financeiro desde já. Comece a planejar a sua viagem de natal e ano novo.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

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