Veja o que é necessário para aprovar um financiamento de carro

0
10052
mulher seguranndo a chave de um carro
4.6
(18)

O setor automobilístico presenciou uma alta no financiamento de carro e outros veículos no fim de 2021. Em relação ao período anterior, as vendas tiveram um aumento de 6,8%, de acordo com os dados da B3.

Sendo assim, 5,9 milhões de veículos novos ou usados foram financiados. A diferença é bastante diferente em relação a 2020, demonstrando um aumento de 375 mil unidades. A expectativa é que esse número cresça ainda mais no ano de 2022.

O que é um financiamento de carro?

Antes de mais nada, o financiamento de carro é um tipo de empréstimo, como qualquer outro. No entanto, como ele envolve a aquisição de um veículo, geralmente tem uma facilidade maior de ser aprovado pela questão da garantia estar atrelada ao próprio veículo a ser comprado.

Além disso, como carros não são baratos no Brasil, essa se torna a melhor, ou, às vezes, a única opção de muitas pessoas, fazendo com que exista uma infinidade de opções e tipos de financiamento no mercado.

Um aspecto que faz com que alguns tipos de negócios sejam menos interessantes, como por exemplo, o financiamento de carros novos, é a marcha da desvalorização do veículo em relação às taxas de juros.

Quando você financia seminovos ou usados, está tendo uma desvalorização muito pequena do valor dele, embora esteja pagando ao mês por juros. Mas quando comparamos com a velocidade de desvalorização de um carro novo ela é muito maior!

mulher parada em frente a um carro
Para fazer um financiamento de carro é necessário não estar na lista de devedores do SPC

O principal risco para quem financia um carro é o comprometimento da renda familiar. Por isso, antes de fechar o contrato de financiamento, mapeie seus gastos e organize suas finanças, para ter certeza de que conseguirá arcar com as parcelas.

Outro risco comum é quanto ao número de prestações, que deve ser o menor possível. Com menos parcelas, você paga menos juros.

Portanto, tente também financiar o menor valor possível. Ou seja, dar uma entrada razoável é recomendável.

O que é preciso para conseguir o financiamento?

1 – Nome limpo

Você quer entrar em um financiamento de carro com nome sujo? Se você está com o nome sujo na praça, com restrição no SPC ou Serasa, infelizmente, não adianta nem tentar: você não vai ter sucesso.

Esse é o critério mais claro. Sem nome limpo o pedido de crédito sequer vai para análise.

Na prática, qualquer pessoa que esteja com restrição no nome, independente da entrada, renda ou emprego, não vai conseguir financiar o seu carro sem limpar o nome antes.

2 – Idade

Para financiar um carro você deve ter no mínimo 18 e no máximo 70 anos. Mas, poucos financiamentos são aprovados para pessoas com menos de 20 anos – a não ser que se consiga um avalista.

Já para maiores de 70 anos a regra é parecida: é possível financiar carro, porém com uma avalista com parentesco de primeiro grau.

3 – Renda comprovada

Para financiar o seu carro dos sonhos você também precisa ter renda comprovada. Para quem tem carteira assinada, o contracheque serve como comprovante.

Quem é autônomo, precisa comprovar renda com movimentação bancária. Para os profissionais liberais, como advogados, por exemplo, é preciso apresentar o decore para conseguir financiar carro.

O que o banco avalia na hora de aprovar um financiamento de carro?

Existem diversos fatores que uma financeira leva em consideração na hora de aprovar o financiamento de um veículo. E cada instituição financeira trabalha de uma forma, por isso o tempo de aprovação pode variar.

Mas apesar disso, a resposta se o financiamento está aprovado ou não se dá de forma rápida. 

Porém, existem alguns fatores que são idênticos que todos os bancos olham na hora de aprovar o crédito, sendo eles:

  • Ter uma boa renda mensal, neste caso quanto maior, melhor;
  • A marca do carro, quanto mais tradicional e bem estabelecida no país, maiores as chances de aprovação;
  • O seguro auto incluso no financiamento;
  • O valor da entrada;
  • O tempo de uso do carro;;
  • O valor do carro.

Como contratar esse tipo de crédito?

O primeiro passo é procurar o banco em que você tiver conta e consultar as condições de financiamento de veículo. Depois, analise o mercado e utilize os dados conquistados para negociar com o gerente.

Caso você não consiga chegar a um acordo satisfatório com a instituição bancária, considere a possibilidade de contratar financiamento com financeiras.

Na falta de um planejamento financeiro, muitas pessoas acabam se endividando com as parcelas. Por isso, FinanceOne também explica o passo a passo para transferir o financiamento do carro para outra pessoa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que esteja querendo financiar um veículo!

*Colaboração: Juliana Favorito

O que achou disso?

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 18

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui