
Em breve, artistas poderão utilizar o Spotify para promover NFT. A novidade foi anunciada pela própria plataforma na última segunda-feira, 16.
Anúncios
De acordo com o site TechCrunch, o novo recurso ainda está em fase de testes, por um grupo pequeno de artistas dos Estados Unidos, usuários do sistema Android.
Mas em breve a ferramenta será estendida a mais pessoas.
Anúncios
O Spotify está realizando um teste no qual ajudará um pequeno grupo de artistas a promover suas ofertas de NFT de terceiros existentes por meio de seus perfis de artistas. Nós rotineiramente realizamos uma série de testes em um esforço para melhorar as experiências dos artistas e fãs. Alguns desses testes acabam abrindo caminho para uma experiência mais ampla e outros servem apenas como um aprendizado importante.
Spotify
Ainda de acordo com a plataforma, a implementação do novo recurso é resultado de pedidos dos parceiros do setor. O teste faz parte do esforço para permitir que os artistas aprofundem suas conexões com os fãs dentro e fora de sua plataforma.
Quer saber mais sobre o novo recurso? Então continue lendo!
Como vai funcionar a promoção de NFT no Spotify?
A funcionalidade vai funcionar de modo semelhante a uma galeria de NFTs. Assim como já é possível fazer com mercadorias e datas de shows, a funcionalidade ficará disponível no perfil do usuário.
Anúncios
Por enquanto, os usuários selecionados para o teste podem visualizar um número determinado de NFTs na página de perfil de um artista. Com o recurso, é possível saber mais sobre o token e ser direcionado para a compra em um mercado externo.
De acordo com o Spotify, nesta fase de testes não está sendo cobrada nenhuma taxa. No entanto, ainda não se sabe como ficará essa questão quando o uso definitivo da ferramenta estiver estendida a todo o público.
Artistas como Steve Aoki e The Wombats já podem promover suas galerias de tokens não fungível. O usuário não artistas selecionado para participar dos testes já consegue ter acesso a elas.
Basta clicar no perfil e é possível visualizar as galerias, ou rolando pela lista de músicas no Spotify. Ao clicar na imagem de um NFT, uma versão maior do token aparece na tela, com uma breve descrição.
Além disso, basta clicar em “ver mais” para ser redirecionado para página no OpenSea, principal marketplace de tokens não fungível, onde é possível comprá-los.
No entanto, o Spotify ainda não oferece suporte aos tokens no formato de vídeos ou GIFs. Neste caso, apenas uma imagem estática do NFT é mostrada no app e o usuário precisa ir ao marketplace para ver a versão no formato correto.

Instagram também vai incorporar os tokens em sua plataforma
O Spotify não é a primeira (e, provavelmente, não será a última) plataforma a integrar os NFTs. Recentemente, uma novidade também gerou curiosidade entre os usuários do Instagram.
A rede social anunciou que vai testar integrações com os tokens não fungíveis. O comunicado foi feito por Mark Zuckerberg, CEO da Meta – o Facebook –, no início de maio.
Com a ferramenta do Instagram, o dono do NFT poderá usá-lo como imagem de perfil ou postar no feed – não um print, mas o token propriamente. Os tokens postados serão marcados com a tag “Colecionável Digital”.
A funcionalidade permitirá que os criadores consigam mais opções para ganhar dinheiro, já que será possível provar a propriedade do NFT e marcar os criadores das artes.
A Meta também está trabalhando em NFTs tridimensionais (3D) de realidade aumentada com seu software Spark AR que será compatível com os stories.
As carteiras compatíveis serão Metamask, Rainbow e TrustWallet. As blockchains Ethereum (ETH), Polygon (MATIC), Solana (SOL) e Flow (FLOW) foram selecionadas, de acordo com a CoinDesk.
Gostou do conteúdo? Descubra mais dicas e conteúdo financeiro seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!