InícioNotíciasFinanças PessoaisNome sujo: saiba como consultar um protesto e quanto tempo dura

Nome sujo: saiba como consultar um protesto e quanto tempo dura

5
(1)

Ter o nome em protesto, ou seja, ficar com o nome sujo é uma dor de cabeça para muitos brasileiros. Basta contrair uma dívida, deixando de realizar um pagamento, que isso pode acontecer. Mas você sabe consultar um protesto caso seu nome esteja sujo?

Boletos atrasados e contas se multiplicando fazem parte da realidade de 62 milhões de brasileiros, os quais estão inadimplentes. Segundo o Serasa, metade deles têm a renda inteira comprometida, e o “superendividamento” acaba fazendo com que fiquem com o “nome sujo”.

O total de devedores em abril deste ano é o maior desde agosto de 2020. De acordo com a Serasa Experian, o ano de 2021 já acumula 1,62 milhão de pessoas que deixaram de pagar suas dívidas e acabaram sendo negativadas.

Se você está ou acha que está com o nome sujo, então este texto é para você. A seguir, vamos explicar o que é ter o nome protestado, como consultar um protesto e qual a duração, e muito mais! Boa leitura.

O que significa ter o nome protestado em cartório?

Ao protestar um título, uma empresa registra no cartório de protesto que alguém lhe deve dinheiro. Quando alguém protesta um título, seja uma nota promissória, contrato, cheque ou duplicata, a empresa está informando à justiça que não foi feito o pagamento de uma dívida.

Ou seja, é aí que uma pessoa fica com o nome sujo. O devedor pode ser uma pessoa física, jurídica, pública ou privada. O protesto de títulos é apenas a formalização da inadimplência comprovada. Qualquer um pode protestar um título, desde que seja o beneficiário ou representante da empresa beneficiária.

Consultar um protesto significa verificar se você está com o nome sujo. Segundo o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), podem ser protestados os seguintes títulos: contrato de aluguel; câmbio e alienação fiduciária; duplicata mercantil, de serviço e rural; cédulas de dívida ativa; notas promissórias; cheques; entre outros títulos de cobrança.

um homem de terno com caneta na mão assinando contrato
Consultar um protesto é gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa

Como limpar nome e consultar um protesto?

A consulta ao protesto pode ser feita no próprio site do IEPTB. A consulta é gratuita e é apenas aos títulos protestados em cartórios no país.

Se o consumidor teve o nome protestado em um cartório, deve procurar quitar logo a dívida. O IEPTB explica que, nesse caso, o devedor deve procurar o tabelionato responsável e efetuar o pagamento no prazo estipulado. Caso já tenha sido realizado, é preciso apresentar o comprovante de quitação.

Vale destacar que os consumidores que constam como devedores de um título protestado terão o nome incluído nos cadastros de órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Isso até que a quitação da dívida ocorra.

Quanto tempo dura um protesto no cartório?

Após o pagamento da dívida ao tabelionato, este envia a informação da quitação no próximo dia útil aos órgãos de proteção ao crédito. O processo de retirada do nome sujo nesses órgãos vai depender dos processos de cada um deles.

Porém, existe um processo que deve ser realizado por quem teve o nome negativado. Após pagar a dívida, com o Instrumento de protesto ou a carta de Anuência em mãos, é preciso comparecer ao cartório para efetuar a baixa do cancelamento. Em alguns estados é possível fazer esse processo pela internet.

O registro de um protesto, por exemplo, só é extinguido após o pagamento da dívida ao credor. E, depois da quitação, o cancelamento pelo tabelionato que protestou. O período de busca para expedir a certidão é de cinco anos, motivo que só constarão protestos entre esse período.

Como evitar ter o nome em protesto?

Se você foi protestado, a primeira atitude é descobrir qual o credor que fez o protesto. Em seguida, procure este credor e regularize a sua situação, seja por meio da quitação ou de renegociação.

Planejamento financeiro é a solução. Manter o controle dos gastos, seja através de uma planilha financeira, é a melhor forma de evitar os excessos nas finanças. O importante é manter uma saúde financeira.

Gostou de saber como consultar um protesto? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Se sim, deixe um comentário e compartilhe conosco, e com os demais leitores, o seu problema.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui