Novi: conheça e saiba mais sobre o sistema de pagamento com criptomoedas do Facebook

0
472
Desenho da criptomoeda Bitcoin ao lado de uma mão interagindo no Facebook pelo celular
0
(0)

Depois de anunciar o Facebook Pay, a rede social traz mais uma novidade: o sistema de pagamentos com criptomoedas, a Novi. Essa é mais uma tentativa da plataforma entrar no mercado de pagamento digitais.

Anúncios

E para isso, todo o sistema de pagamento será baseado em blockchain da Diem. Essa criptomoeda foi criada, justamente, pelos membros do braço de serviços financeiros do próprio Facebook.

Além disso, o sistema de pagamento da Diem tem o mesmo valor da moeda dos países que ela será compatível inicialmente, como libra esterlina, dólar e euro. Mas o próprio site da Novi explica que essas moedas serão expandidas.

Anúncios

“O objetivo é que, com o tempo, o sistema de pagamento Diem seja compatível com mais moedas digitais.”

O próprio diretor do setor de criptomoedas do Facebook, David Marcus, explicou em uma publicação realizada pelo Medium, que a carteira digital Novi já está pronta para chegar ao mercado. Porém, ela pode passar por mudanças no processo.

Mas por que a Novi ainda não está no mercado? De acordo com David Marcus, o principal problema envolve a stablecoin, que são as moedas digitais amparadas por ativos mais estáveis.

Anúncios

Vale ressaltar que a Novi foi desenvolvida para manter a estabilidade do valor e evitar a volatilidade. 

Novi é uma forma de melhorar a estrutura de pagamento

O diretor do setor de criptomoedas do Facebook explica que as carteiras digitais como a Novi são necessárias por conta que o sistema de pagamentos online estão quebrados. Por esse motivo, é necessário mudar a maneira como o dinheiro se movimenta na internet.

“Os sistemas que temos atualmente são custosos, lentos e não são interconectados. Ainda há aproximadamente 1,7 bilhão de pessoas que não têm serviços bancários ao redor do mundo, e muitos mais têm pouco acesso”, afirma.

Mão segurando logo do Facebook com criptomoeda ao lado
A Novi é o novo sistema de pagamentos por meio de criptomoedas do Facebook

David Marcus, que já comandou o sistema de pagamentos PayPal no passado, afirma que a COVID-19 acabou ajudando a acelerar os pagamentos online e reforçou a necessidade de mudanças para que ninguém fique para trás.

Ele ainda afirma que os governos ao redor do mundo continuam colocando barreiras para a adoção de novas tecnologias, o que faz com que países como a China estejam ganhando a dianteira das possibilidades que se abrem.

Novi poderá contar com tecnologia NFT

Outra boa notícia é que a carteira digital do Facebook, que será lançada em breve, poderá contar com recursos de NFT. Isso vai ajudar em um melhor desempenho no cenário financeiro.

Essa, inclusive, é o objetivo da empresa. O Facebook quer posicionar e acompanhar a sua evolução de forma mais ampla no ecossistema das criptomoedas.

NFT é uma sigla para non-fungible token – ou token não-fungível. Para simplificar, é um código de computador que serve como uma autenticação de um arquivo. Isso dá uma garantia de que ele é único – fazendo jus ao significado de não-fungível.

Um ativo desse tipo conta com propriedades únicas a ele e, logo, nenhum outro é igual. 

“Ainda é muito cedo para falar sobre nossos planos mas, sem dúvidas, estamos analisando inúmeras formas de nos envolvermos no setor, pois estamos em uma boa posição para fazê-lo”, foi o que disse Marcus em entrevista à Bloomberg.

Facebook Pay: o que é e como funciona

Cada vez mais o Facebook está se consolidando no mercado financeiro e de pagamentos. No primeiro semestre, anunciou e confirmou o lançamento do Facebook Pay, que também impactou em outra rede social, o WhatsApp.

Mas, o que é e como funciona o Facebook Pay? Calma que o FinanceOne te explica rapidamente e de forma prática.

Basicamente ele é um serviço de pagamentos da própria rede social, que permite que você realize compras de produtos e jogos. Além disso, você pode até mesmo enviar dinheiro para outras pessoas utilizando as redes sociais.

O uso dela é totalmente seguro. Afinal, toda a transação realizada é protegida por diversas camadas de segurança. Mas, o que muita gente confunde é que ele não é um aplicativo próprio. 

Dessa forma, para realizar o pagamento basta acessar o seu Facebook ou abrir o Whatsapp para começar a usar. Inicialmente, será preciso configurar. Mas, se cadastrar nele é bem fácil e vai te proporcionar várias alternativas.

Gostou de saber sobre mais uma novidade do Facebook? Então compartilhe com seus amigos este artigo para que eles também saibam!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui