InícioNotíciasCarreirasEntenda quais são as vantagens do trabalho híbrido e como funciona

Entenda quais são as vantagens do trabalho híbrido e como funciona

5
(1)

Você já parou para pensar em como a pandemia mudou a forma de trabalhar de todos? Diante das restrições impostas pelo isolamento social, muitas empresas foram obrigadas a adotar novos modelos de trabalho, como é o caso do trabalho híbrido, onde o colaborador ora trabalha de casa, ora está na empresa.

Já existem empresas que não contam com um espaço físico e seus contratados podem trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenham acesso à internet e consigam se organizar de acordo com as demandas exigidas pelo negócio.

Entretanto, é fato que alguns profissionais não gostam de trabalhar somente de casa, pois a falta de estrutura pode dificultar a execução do trabalho.

Além disso, a ausência de contato com outras pessoas pode ser um fator negativo. De fato, há as vantagens e desvantagens do trabalho híbrido. Neste texto, vamos explicar mais sobre esse novo modelo e quais são as suas vantagens.

Como funciona o trabalho híbrido?

O modelo de trabalho híbrido é, basicamente, aquele que mistura o home office com o formato presencial. Em outras palavras, o trabalho híbrido é uma situação em que os funcionários passam parte trabalhando no escritório e outra em suas casas ou outro lugar de sua preferência.

Algumas empresas, por exemplo, realizam uma escala entre os funcionários. Ou seja, é possível escalar os horários de cada um, definindo quando poderão atuar em casa e quando precisarão ir até o local de trabalho. 

+ Regime híbrido: o que é e quais são os direitos do funcionário?

Além de oferecer mais flexibilidade de horário, o trabalho híbrido também garante mais segurança aos trabalhadores no contexto ainda aplicável da pandemia, pois evita que se exponham ao vírus.

Mesmo assim, após a flexibilização, o Ipea registrou uma queda de 12,7% para 11,7% no número de profissionais trabalhando de casa.

mulher em trabalho híbrido na empresa com notebook
Conheça quais são as vantagens do trabalho híbrido

Quais as vantagens do trabalho híbrido?

O regime híbrido apresenta algumas vantagens tanto para os profissionais quanto para as empresas. A seguir, listamos algumas delas:

Redução de gastos

Os custos imobiliários para conseguir manter um escritório não são baratos. Por isso, o trabalho de forma híbrida permite que a empresa reduza os custos.

Um volume menor de funcionários trabalhando presencialmente auxilia na redução de gastos por parte do empregador, que economiza na energia, água, internet e até mesmo no custo do vale transporte. Vale lembrar, porém, que muitas empresas dão ajuda de custo para os funcionários, já que agora eles estão ‘gastando’ mais com as contas.

+ Conta de luz muito alta: como pedir revisão?

Além disso, o trabalho híbrido também possibilita que a empresa migre para um espaço coworking, o que reflete diretamente na redução de gastos.

Comodidade para o colaborador

A possibilidade de trabalhar em casa ou de qualquer lugar que você queira – desde que tenha acesso à internet – durante certos períodos é, sem dúvida, bastante cômoda. Isso porque a pessoa não precisa ter que se deslocar até a empresa e pode fazer tudo o que precisa de forma totalmente online.

Ampliação da equipe

Uma das maiores vantagens que esse modelo de trabalho proporciona é a facilidade de interação com pessoas de diversos lugares do mundo.

No regime híbrido, por exemplo, é possível contratar pessoas de diferentes regiões, inclusive fora do país. Ou seja, é possível ampliar a base com possíveis talentos e buscar funcionários cada vez mais especializados e que se encaixem com o perfil da empresa – o famoso “deu match”!

Otimização das atividades

home office demanda que empresas revejam a forma como seus processos são conduzidos para adequar sua execução a um contexto totalmente digital.

No trabalho híbrido, portanto, é preciso mesclar online e offline de forma com que as tarefas sejam cumpridas.

De fato, é um desafio tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Mas quando a empresa planeja essa reestruturação e a executa de forma consciente, consegue tornar seus processos mais dinâmicos e eficientes. 

Com isso, há um ganho de produtividade e, possivelmente, de qualidade também.

E você, já trabalha ou pensa em trabalhar de forma híbrida? Compartilhe conosco nos comentários, e com os demais leitores, a sua opinião sobre o assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui