O que acontece se não pagar o IPVA 2023? Veja as consequências

0
925
Documento IPVA, uma calculadora e notas de dinheiro
0
(0)

O pagamento do IPVA 2023 já começou em alguns estados. E, apesar de vários deles terem oferecido descontos para os motoristas que pagarem em cota única, muitos ainda não vão conseguir arcar com essa despesa.

Anúncios

Mas você sabe o que acontece com quem não pagar o IPVA 2023? Sim, o motorista pode sofrer algum tipo de punição por não pagar o imposto. Por isso, é importante pagá-lo seja em cota única ou parcelado.

Dessa forma, é possível evitar futuras dores de cabeça com esse imposto. Mas afinal, o que pode acontecer caso você não pague o IPVA 2023? É o que você vai descobrir neste artigo!

Anúncios

O que acontece se você não pagar o IPVA 2023?

Se você está pensando na hipótese de atrasar o pagamento ou não pagar o IPVA, é melhor começar a tirar essa ideia da cabeça. Isso porque o motorista que não arcar com esse imposto corre o risco de perder o carro.

Sim, você poderá perder o seu veículo pela falta do pagamento do IPVA 2023. Além disso, você ainda acabará tendo que arcar com outras despesas, como pagar uma multa e juros pelo atraso.

Além disso, ainda poderá ficar sem o direito de licenciar o veículo, acarretando na apreensão do mesmo. 

Anúncios

+ IPVA caro demais? Veja o passo a passo de como contestar o valor

E não para por aí, o motorista ainda poderá ser inscrito na dívida ativa do estado e ficar com o nome sujo no SPC e Serasa. 

Já deu para perceber que não pagar o IPVA pode sair mais caro do que você imagina, né?

Posso pagar multa de trânsito caso não pague o imposto?

Outra dúvida comum é se existe ou não multa de trânsito para quem não paga o IPVA. A verdade é que não existe multa, mas como já foi dito acima, você poderá ficar sem realizar o licenciamento do veículo.

+ IPVA RJ 2023: veja passo a passo de como emitir a guia de pagamento

Mas a multa que você vai precisar pagar é justamente pela falta do licenciamento. Resultando em mais gastos do que se tivesse pago o IPVA 2023 em dia. Além disso, se o carro for apreendido, você ainda precisará pagar a diária dos dias que o veículo ficou no pátio do Detran.

Qual é a multa cobrada pelo atraso no IPVA 2023?

O motorista terá diversas oportunidades para quitar o IPVA 2023, mas precisa tomar cuidado para não perder nenhuma data e acabar pagando um valor a mais. Seja na cota única ou parcelada, se passar da data terá que pagar multa pelo atraso.

Documento do carro e chave do veículo em cima
Quem não pagar o IPVA 2023 poderá ter o carro apreendido

A multa diária é de 0,33% até o limite de 20% sobre o valor do imposto, além de incidência de juros equivalentes à taxa Selic atual, que está em 9,25% ao ano.

Mas, vale destacar que não são somente estes os entraves, mas também o nome negativado e a inscrição na dívida ativa. Isso pode te privar de várias situações, como prestar concursos e emitir Nota Fiscal.

O que fazer se o IPVA do ano anterior não foi pago?

Antes de quitar o IPVA 2023, tenha a certeza de que os seus impostos de anos anteriores estão quitados. Por exemplo, se você não conseguiu quitar o IPVA 2021, comece por ele, pois de nada adianta pagar o vigente e deixar o anterior em atraso.

Para quitar, é bem simples, vá até o site do Detran ou da Secretaria de Fazenda do seu estado para emitir uma nova guia.

+ IPVA 2023: confira calendário de pagamentos em cinco estados

Feito isso, realize o pagamento o mais rápido possível para regularizar a sua situação e do seu veículo. Nestes casos de IPVA em atraso não é recomendado andar com o veículo, pois se a fiscalização pegar ele será apreendido.

Quais documentos preciso para pagar o IPVA 2023?

Para pagar o IPVA 2023 não há muito segredo. Para isso, você só precisa acessar o site do Detran ou Secretaria de Fazenda do seu estado de origem e ter os seguintes documentos em mãos:

  • dados da placa do seu carro; e 
  • número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Em seguida, basta você selecionar se estará pagando a cota única ou parcelada para que o servidor realize a emissão do boleto para impressão e pagamento.

Este conteúdo te ajudou? Então confira algumas sugestões de aplicativos que permitem pagar o IPVA com cartão de crédito.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui