Ser um líder é um dos grandes desafios, ainda mais quando o seu conceito costuma ser confundido com o de chefe. Muita gente acha que existe uma receita ou mágica para liderar, o que não há. As ações costumam definir e diferenciar bem um bom líder e se ele terá sucesso no ramo que escolheu e com a sua equipe. Uma boa dica é aprender com histórias de líderes de sucesso.
Anúncios
A adaptação é um fator importante. Ele precisará saber se adaptar ao ambiente e perceber se ele é favorável. Um líder sempre pensa no crescimento e amadurecimento dos seus liderados, para que o seu negócio flua. O retorno financeiro e principais objetivos só serão possíveis se o trabalho for realizado por pessoas engajadas.
Uma das principais características de um líder é a persistência, pois o sucesso nem sempre virá de primeira. No início, o resultado pode ser um grande fracasso. A palavra desistir não pode fazer parte do mundo de um líder, mas sim a motivação. Para seguir em frente, persistir, arriscar novamente e incentivar os demais.
. Gestão empresarial: o que é para que serve
Anúncios
Além disso, são de fracassos e derrotas que costumam surgir muitas histórias inspiradoras. Mas para que isso aconteça não é possível desistir. Pense sempre se valerá ter ido até onde chegou para abandonar tudo.
Um grande líder é uma boa influência. Ele deixa o seu legado, quase sempre positivo. Dessa forma, consegue contribuir para o crescimento de muitas pessoas, direta e indiretamente, uma vez que conseguirá atingir até mesmo quem não faz parte do seu ciclo de convivência, mas de alguma forma soube das suas ações. Um líder é um exemplo a ser seguido.
Confira 4 histórias de líderes de sucesso
Bill Gates
Já tendo sido considerado o homem mais rico do mundo, Bill Gates fundou a empresa Microsoft em 1975, com apenas 19 anos. O seu sucesso veio após a criação do Windows, que foi um sucesso e passou a ser utilizado em praticamente todos os computadores.
Anúncios
Embora já milionário, Bill Gates tinha como característica a participação em tudo na empresa. E permaneceu participando ativamente de projetos e criando práticas de soluções. O sucesso, nesse caso, não subiu à cabeça, o que deve ser uma característica de todos os líderes.
Em 2008, ele optou por deixar a empresa e começou a se dedicar a projetos filantrópicos, preocupando-se com a sociedade. Junto a sua esposa, fundou a Bill & Melinda Gates. Ele tinha muito foco e buscava sempre colocar as suas ideias em prática, não somente absorver e esquecê-las. Bill mostrou que é sempre bom arriscar novas alternativas e possibilidades.
Walt Disney
Este, por sua vez, podemos classificar como um sinônimo de persistência. Apesar de toda as dificuldade que passou, soube enfrentá-las e chegar ao sucesso. Uma de suas principais características era a de ser muito competente em seu trabalho.
Ele foi produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, desenhista e animador. A sua trajetória foi feita de altos e baixos. Enfrentou dificuldades para conseguir fazer a sua pequena produtora obter bons resultados.
Quando tudo parecia dar certo, perdeu o uso de direitos de imagens de um de seus trabalhos. A persistência era nítida e ele não desistiu do objetivo.
Silvio Santos
Falando agora de brasileiros, o homem por trás do Baú da Felicidade é um importante nome que inspira e serve de exemplo para muita gente. Embora você ache que é apenas um apresentador, surpreende a todos como empresário e um dos grandes líderes empresariais do nosso país.
Silvio começou como camelô, mas com seu grande talento em se comunicar chegou a trabalhar em uma rádio, começando uma carreira na mídia. Conseguiu alavancar a carreira e fez sucesso logo no início.
Silvio transformou tudo o que fez em algo de muito sucesso. Após atuar por um tempo na mídia televisiva, criou o seu próprio canal: o Sistema Brasileiro de Inteligência (SBT). O sucesso foi tão grande que ele não parou, criou também a Jequiti cosméticos e o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá.
Steve Jobs
Impossível falar de líderes de sucesso e não citar Steve Jobs, o gênio no quesito tecnologia e inovação. Ele é uma das principais referências quando queremos falar de superação.
Um fato curioso é que o seu temperamento difícil acabou fazendo com que fosse demitido de sua própria empresa: a famosa e conhecida Apple. Steve Jobs era muito exigente e cobrava de maneira extrema os seus funcionários, o que acabou desgastando a sua imagem dentro da empresa, que decidiu por uma reestruturação.
Mas engana-se quem pensa que isso fez Jobs desistir e jogar a toalha. Ele superou essa baixa e foi atrás de novos desafios. Eis que surge a sua história com a Pixar, participando de longa metragens de sucesso, como o filme Toy Story.
A nova fase da Pixar com Steve Jobs começou a fazer muito sucesso e a empresa acabou sendo comprada pela Disney. Jobs, por sua vez, ganhou o título de maior acionista pessoa física da empresa.
Após a saída de Steve Jobs, a Apple começou a cair e chegou a ficar próxima da falência, devido à forte concorrência da Microsoft. A paixão pela empresa falou mais alto, Steve deixou o passado de lado e voltou ao comando dos negócios, iniciando uma revolução para retomar a imagem no mercado.