O que são bandeiras na conta de luz? Entenda! | FinanceOne

O que são bandeiras na conta de luz? Entenda!

Escrito por: Camila Miranda em 4 de junho de 2020

O que são as bandeiras na conta de luz? Com certeza, você já ficou em dúvida com essa informação sobre a bandeira e um período correspondente a ela. 

Você pode não ter muita familiaridade com o termo, mas desde 2015 ele aparece nas contas de energia de todo o Brasil, com exceção de Roraima, pois o estado não faz parte do Sistema Interligado Nacional. 

Conta de luz
Entenda o que são as bandeiras tarifárias na conta de luz

O sistema das bandeiras tarifárias  — que você conhece como verde, amarela e vermelha — foi criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A seguir, veja como entender as bandeiras na sua conta de luz.

Como funcionam as bandeiras tarifárias na conta?

O objetivo das bandeiras tarifárias é mostrar ao consumidor se a conta de luz virá com acréscimo ou não devido a utilização das termelétricas. Mas o que isso significa? Vamos ao exemplo:

Supondo que no mês de janeiro teve pouca chuva e o nível dos reservatórios das hidrelétricas caiu. Com isso, a produção de energia também diminui, correto?

Para neutralizar esses impactos, o governo aciona as usinas termelétricas. Elas, no entanto, são mais caras que as hidrelétricas e, normalmente, são movidas a carvão, gás ou óleo diesel.

Quando aparece na sua conta de luz a bandeira amarela ou vermelha, isso quer dizer que a energia será gerada com um custo a mais, o qual será repassado ao consumidor.

Ou seja, o sistema das bandeiras foi criado para “financiar” os custos maiores na produção de energia, antecipando a receita das distribuidoras.

De acordo com a Aneel, as bandeiras tarifárias deixam o sistema de energia mais transparente, informando e dando a possibilidade do consumidor economizar quando as termelétricas precisam ser acionadas.

Ou seja, a bandeira tarifária está diretamente vinculada ao seu consumo de energia.

Veja o que significa cada cor das bandeiras tarifárias

Agora que você já sabe como funcionam as bandeiras e por que elas são aplicadas, chegou a hora de entender a cor de cada uma. Vamos lá?

Para ficar mais fácil, lembre-se que as bandeiras funcionam como um semáforo. Veja o exemplo a seguir: 

–> Verde: pode avançar. As condições são favoráveis para geração de energia. Ou seja, a tarifa não sofre nenhum tipo de acréscimo.

–> Amarela: sinal de alerta. Portanto, dê uma freada! As condições de geração são menos favoráveis. Isso significa que os custos estão aumentando.

–> Vermelha: alerta máximo! A bandeira vermelha mostra que o valor para gerar energia está mais alto. Além disso, é dividida em patamar um e dois, os quais apresentam preços diferentes.

Como evitar as bandeiras na conta de luz?

Não dá para evitar os gastos com as bandeiras tarifárias na sua conta de energia. Mesmo que você tente gastar menos nos meses em que a situação dos reservatórios estão mais crítica, o acréscimo ainda constará na sua conta.

Mas é possível, sim, reduzir os custos da sua conta de energia com alguns cuidados no dia a dia e parar de sofrer com as tarifas.

Algumas dessas medidas simples são:

  • diminua o tempo no banho;
  • não use sempre o chuveiro elétrico no quente. Lembre-se: quanto mais quente ele estiver, mais energia você gastará;
  • nada de ficar abrindo a geladeira toda hora, viu? Abra somente quando necessário e pegue tudo de uma vez;
  • tire os aparelhos da tomada, mesmo aqueles que ficam em stand-by;
  • se for possível, aproveite a luz do dia. Assim, você não precisa ficar ligando todas as lâmpadas;
  • ao sair de um cômodo, apague as luzes;
  • use lâmpadas LED.

Além dessas medidas citadas, há outras ações que você pode tomar para economizar na sua conta de luz. Uma delas, por exemplo, é se você tem ar condicionado, só ligue quando for realmente necessário.

Viu, só? Agora você já sabe o que significam as bandeiras tarifárias na sua conta de luz. Simples, não é? É possível frear o consumo quando a bandeira mudar.

O que você achou do nosso texto sobre bandeiras na conta de luz? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a dominarem o assunto!

Camila Miranda

Jornalista com experiências em jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalha com produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

cartão de crédito
falar de dinheiro em casa
Homem mexendo no celular para consultar as plataformas de afiliados
FGTS rende mais que a Selic