O que é Open Finance? Saiba se é seguro

0
510
Montagem de códigos de programação e cartão de crédito
5
(1)

Você muito provavelmente já deve ter escutado falar sobre o Open Finance, mas não sabe de fato o que significa. É fácil, vamos explicar!

Anúncios

Ele é o sistema que permite o compartilhamento de dados entre instituições bancárias e de pagamentos com o objetivo de oferecer produtos e serviços personalizados para os usuários.

No Open Finance, o cliente se torna responsável por seus dados e decide com qual instituição e por quanto tempo vai compartilhá-los.

Anúncios

O Banco Central é responsável pela fiscalização e coordenação desse processo. Caso uma das instituições não cumpra as regras, poderá ser multada ou descredenciada do Open Finance.

A implementação começou com o Open Banking em fevereiro de 2021, gradualmente mais dados cadastrais e transacionais dos clientes foram disponibilizados para o compartilhamento.

Produtos e serviços vão se tornando mais personalizados e acessíveis, mas o compartilhamento dos dados apenas acontece com o consentimento do cliente.

Anúncios

Na última fase, todos os dados cadastrais e transacionais poderão ser compartilhados, chegando ao Open Finance de fato.

Portanto, a qualquer momento dados vão ser compartilhados entre as instituições, tornando as ofertas de produtos e serviços bancários ainda mais personalizados.

Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?

‍Como já dissemos anteriormente, com o Open Finance é possível ter um sistema bancário mais aberto em que o cliente consegue levar todas as suas informações para qualquer uma das empresas financeiras que tenham interesse em abrir uma conta corrente.

E a diferença entre Open Banking e Open Finance é que antes, essa novidade só era possível para bancos e instituições financeiras.

+ O que é Open Banking, como funciona e quais as vantagens

E os dados construídos ao longo do tempo, desde contas, salários, saldos bancários, prestações, empréstimos, entre outros.

Já com o Open Finance esse histórico pode ser transferido não apenas para bancos, como para corretora de seguros, plataformas de investimento, fundos de pensão, fundo de previdência e outras instituições que precisam de dados financeiros.

Sendo assim, o Open Finance é considerado uma evolução do Open Banking.

Cofre semi aberto com códigos saindo
Banco Central também busca facilitar a vida de seus usuários ao modernizar os serviços bancários com o propósito de reduzir custos para seus clientes

Principais mudanças para os clientes

Para os clientes pessoa física, o open finance também traz uma série de vantagens. Veja só:

Ofertas personalizadas

Se o cliente quer ter a chance de aumentar o limite do seu cartão ou obter taxas de financiamento reduzidas, com o Open Finance fica fácil para a instituição financeira entender a demanda do correntista e oferecer o produto que melhor combina com seu perfil e momento de vida.

Gestão financeira simples

Tem contratos em vários bancos e quer fazer uma gestão precisa? Com o Open Finance, você pode. Acompanhe seus compromissos, monitore limites de crédito, consulte a situação do seu CPF e faça muito mais na plataforma.

Flexibilidade

Será possível movimentar todas as suas contas, por meio dos canais digitais do seu banco, mesmo que sejam de outra instituição financeira, a qualquer hora e lugar.

O cliente pode consultar saldo, extrato, fatura, realizar investimentos e até fazer pagamentos de um jeito simples, prático e seguro.

Posso confiar no Open Finance?

Sim! O Open Finance é um sistema regulado pelo Banco Central e, de acordo com o mesmo, as instituições participantes são obrigadas a cumprir diversos requisitos de segurança.

As exigências são impostas para garantir autenticidade e sigilo da troca de informações, que deve seguir rigorosamente os critérios estabelecidos pela Lei de Sigilo Bancário e os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além disso, a abertura do sistema não significa que os dados bancários dos consumidores ficarão expostos publicamente. As informações só podem ser compartilhadas com a autorização do cliente e somente entre as instituições participantes do sistema.

Vale destacar também que a comunicação é feita por meio de um sistema inteligente com diversas camadas de proteção cibernética.

E você? Já tinha ouvido falar sobre Open Finance? Se você gostou deste texto, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude os seus amigos a entenderem sobre o assunto.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui