Os 10 melhores países para se aposentar | FinanceOne

Os 10 melhores países para se aposentar

Escrito por: Redação em 31 de janeiro de 2020

Aqui no Brasil, algumas regras de aposentadoria mudaram por conta da Reforma da Previdência. Mas quais serão os melhores países para se aposentar no mundo?

Para muitas pessoas, curtir o melhor da vida em outros países é uma possibilidade real. Por isso, preparamos uma lista com os 20 melhores!

As novas regras de Previdência, sancionadas em dezembro pelo presidente Jair Bolsonaro, acabaram com a aposentadoria por tempo de contribuição. Porém, mantiveram a aposentadoria por idade.

Desde que entrou em vigor, a exigência é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Além disso, foi elevado o período mínimo de contribuição para 20 anos no caso de homens e 15 anos para mulheres. 

melhores países para se aposentar
Relaxar é o desejo de muitos durante a aposentadoria

Qualidade de vida após a aposentadoria

A International Living, publicação norte-americana especializada em viagens para idosos, divulga todo ano o Annual Global Retirement Index (Índice Anual de Aposentadoria Global).

É um ranking com os melhores países para se aposentar e viver a aposentadoria. Os critérios para a escolha são, entre outros:

  • Custo de vida;
  • Benefícios para aposentados;
  • Clima;
  • Sistema de saúde.

Em 2018, Costa Rica, na América Central, liderou a lista, sendo considerado um dos melhores países para se aposentar. Outros países foram México, Panamá, Equador e Malásia.

Mas e em 2020? Será que o cenário se manteve o mesmo? Descubra!

Portugal é o melhor país para se aposentar

Em 2020, o posto de melhor país para se aposentar foi para Portugal. Que faz fronteira com a Espanha, situado no sul da Europa, na Península Ibérica.

O país colonizador é reconhecido por possuir um custo de vida relativamente barato e acessível, incluindo serviços de saúde de qualidade.

Segundo informações divulgadas no último dia 16 de janeiro pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ao jornal português Público, o número de brasileiros morando em Portugal aumentou 43% em um ano.

Passou de 105.423 em 2018 para 150.854 em 2019. Com isso, os brasileiros passam a representar um em cada quatro imigrantes em território português.

Tudo que você precisa saber para trabalhar em Portugal legalmente

Portugal é atrativo para os brasileiros por vários motivos. Além da língua e do clima agradável, a receptividade com estrangeiros também chama atenção. 

Segundo informações da Folha de S. Paulo, em 2019 foram emitidos 48.627 novos títulos de residência para brasileiros em Portugal.

Outros países também com muitas pessoas vivendo em Portugal, apesar de em números mais modestos dos que os do Brasil, são Cabo Verde (37.393), Reino Unido (34.340), Romênia (31.056) e Ucrânia (29.671).

Melhores países para se aposentar em 2020

Confira a lista completa dos 20 melhores países para se aposentar, segundo ranking do ano de 2020!

  • Portugal;
  • Panamá;
  • Costa Rica;
  • México;
  • Colômbia;
  • Equador;
  • Malásia;
  • Espanha;
  • França;
  • Vietnã.

Melhor qualidade de vida

Ficou na dúvida de onde vai aproveitar a sua aposentadoria? O 2017 Social Progress Index analisou 50 indicadores referentes à qualidade de vida de 128 países, entre 2014 e 2017.

Os indicadores analisaram três categorias: necessidades básicas, bem-estar e oportunidades. É o primeiro do gênero que enfatiza o desempenho social dos países, à parte dos fatores econômicos.

Qualidade de vida

10 países com Melhor Qualidade de Vida

1. Dinamarca: O país obteve as pontuações mais altas no que diz respeito ao saneamento básico.

2. Finlândia: Obteve as pontuações mais altas em Nutrição e Cuidados Médicos Básicos.

3. Islândia: A liberdade de expressão foi o tópico mais enaltecido.

4. Noruega: Considerado um dos países mais seguros do mundo.

5. Suíça: Bem colocado no que diz respeito ao meio ambiente.

6. Canadá: O país obteve uma boa classificação nas oportunidades de emprego.

7. Holanda: Tem uma das taxas mais baixas de homofobia.

8. Suécia: Tem as estradas mais seguras, com uma das taxas mais baixas de mortalidade do mundo.

9. Austrália: Liberdade religiosa e política foi o que mais se destacou neste país.

10. Nova Zelândia: Teve pontuação máxima (100) no que diz respeito às necessidades básicas.

E o Brasil? Como fica no sentido qualidade de vida?

Infelizmente, o Brasil não é considerado uma referência quando o assunto são os melhores países para se aposentar.

Na verdade, estamos entre os mais corruptos do mundo, segundo dados da Transparência Internacional, o que atrapalha este cenário.

Com o cenário político conturbado dos últimos anos e uma série de fatores, o número de brasileiros que entregaram declarações de saída definitiva do país teve crescimento de 160%.

Os dados são da Receita Federal, de 2011 a 2017. O resultado é de quem migrou para o mundo inteiro, sem contar os que não declararam.

Muitos países gostariam de ter profissionais especializados que queiram morar e trabalhar em suas cidades. E os brasileiros são bem-vindos.

Mesmo que muitos ainda exijam o visto de permanência, muitas vezes isso é facilitado pela necessidade de mão de obra qualificada.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Rendimento da poupança e outros detalhes desse investimento
Reforma da previdência
Coronavírus
INSS
recolher-INSS