Aqui no Brasil, algumas regras de aposentadoria mudaram por conta da Reforma da Previdência. Mas quais serão os melhores países para se aposentar no mundo?
Para muitas pessoas, curtir o melhor da vida em outros países é uma possibilidade real. Por isso, preparamos uma lista com os 10 melhores!
As novas regras de Previdência, sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro, acabaram com a aposentadoria por tempo de contribuição. Porém, mantiveram a aposentadoria por idade.
Desde que entrou em vigor, a exigência é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Além disso, foi elevado o período mínimo de contribuição para 20 anos no caso de homens e 15 anos para mulheres.
Qualidade de vida após a aposentadoria
A International Living, publicação norte-americana especializada em viagens para idosos, divulga todo ano o Annual Global Retirement Index (Índice Anual de Aposentadoria Global).
É um ranking com os melhores países para se aposentar e viver a aposentadoria. Os critérios para a escolha são, entre outros:
- Custo de vida;
- Benefícios para aposentados;
- Clima;
- Sistema de saúde.
Em 2021, Portugal liderou a lista, sendo considerado um dos melhores países para se aposentar. Outros países foram México, Panamá, Equador e Malásia.
Mas e agora em 2022? Será que o cenário se manteve o mesmo? Descubra!
Panamá é o melhor país para se aposentar
Agora em 2022 o prêmio de melhor país para se aposentar foi para o Panamá. O país fica localizado na América do Norte e faz fronteira com a Colômbia e com a Costa Rica.
O Índice Anual de Aposentadoria Global mostrou que com 1.650 dólares por mês é possível um casal viver com tranquilidade no Panamá. Para se ter uma ideia, o país preencheu todos os requisitos com nota máxima nos seguintes pontos:
- Desburocratização para obter residência permanente;
- Sistema tributário;
- Opções de residência especial para os aposentados.
Outro ponto favorável para o país ter se tornado líder de melhor local para se aposentar é o clima tropical agradável. Isso permite que os aposentados façam atividades extras sem prejudicar a saúde.
Melhores países para se aposentar em 2022
Confira a lista completa dos 10 melhores países para se aposentar em 2022:
- Panamá;
- Costa Rica;
- México;
- Portugal;
- Equador;
- Colômbia;
- França;
- Malta;
- Espanha; e
- Uruguai.
Qual o país que teve a melhor qualidade de vida em 2021?
Ficou na dúvida de onde vai aproveitar a sua aposentadoria? O Social Progress Index analisou 50 indicadores referentes à qualidade de vida de 128 países.
Os indicadores analisaram três categorias: necessidades básicas, bem-estar e oportunidades. É o primeiro do gênero que enfatiza o desempenho social dos países, à parte dos fatores econômicos.
10 países com melhor qualidade de vida
1. Dinamarca: O país obteve as pontuações mais altas no que diz respeito ao saneamento básico.
2. Finlândia: Obteve as pontuações mais altas em Nutrição e Cuidados Médicos Básicos.
3. Islândia: A liberdade de expressão foi o tópico mais enaltecido.
4. Noruega: Considerado um dos países mais seguros do mundo.
5. Suíça: Bem colocado no que diz respeito ao meio ambiente.
6. Canadá: O país obteve uma boa classificação nas oportunidades de emprego.
7. Holanda: Tem uma das taxas mais baixas de homofobia.
8. Suécia: Tem as estradas mais seguras, com uma das taxas mais baixas de mortalidade do mundo.
9. Austrália: Liberdade religiosa e política foi o que mais se destacou neste país.
10. Nova Zelândia: Teve pontuação máxima (100) no que diz respeito às necessidades básicas.
E o Brasil? Como fica no sentido qualidade de vida?
Infelizmente, o Brasil não é considerado uma referência quando o assunto são os melhores países para se aposentar. Na verdade, estamos entre os mais corruptos do mundo, segundo dados da Transparência Internacional, o que atrapalha este cenário.
Com o cenário político conturbado dos últimos anos e uma série de fatores, o número de brasileiros que entregaram declarações de saída definitiva do país teve crescimento de 160%.
Muitos países gostariam de ter profissionais especializados que queiram morar e trabalhar em suas cidades. E os brasileiros são bem-vindos.
Mesmo que muitos ainda exijam o visto de permanência, muitas vezes isso é facilitado pela necessidade de mão de obra qualificada.
Você conhece alguém que decidiu se aposentar e morar fora do Brasil? Compartilhe aqui nos comentários a história.
*Colaboração: Juliana Favorito