Você sabe o que fazer em caso de perda de cartão? Sabe que os cartões de crédito são, na maioria das vezes, as coisas que as pessoas mais perdem?
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Um cartão perdido tem o potencial de trazer muitos problemas, especialmente quando a pessoa tem um limite de crédito alto. E a última coisa que você quer é ter o seu nome sujo, não é?
Por isso, é essencial que você saiba o que fazer em caso de perda de cartão de crédito. Saber quais medidas tomar rapidamente é fundamental.
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Pensando nisso, separamos abaixo tudo o que você precisa saber para evitar problemas futuros caso venha perder o seu cartão. Boa leitura!
Comunique imediatamente a perda do cartão
O primeiro passo ao perceber que perdeu o cartão de crédito é informar ao banco responsável sobre a perda. Não espere até o dia seguinte. Faça a ligação assim que notar que o seu cartão não está mais com você.
Normalmente, o número para conseguir entrar em contato com o emissor está no verso do cartão. Mas, é claro que isso não será possível caso o tenha perdido.
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Por isso, procure esse número de telefone em uma fatura do cartão de crédito ou no site da empresa.
Se você tiver acesso ao atendimento online do seu cartão de crédito, também poderá usar o site para comunicar a perda de cartão.
Ao entrar em contato com a operadora do cartão de crédito, você deve ter as seguintes informações em mãos:
- Número da sua conta, se o seu cartão for ligado a uma conta bancária;
- Número do RG e CPF;
- A data em que você percebeu que o cartão de crédito sumiu;
- A data e o valor da última compra que você fez, se você souber.
Após revelar essas informações para o atendente, o seu cartão de crédito será bloqueado e você não terá dores de cabeça, por exemplo, com compras que você não efetuou.
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Como entrar em contato com as operadoras do cartão
Agora que você já sabe o que fazer caso perca o seu cartão de crédito, nós listamos alguns números de bancos que você pode entrar em contato caso isso ocorra. Continue a leitura!
Cartão Nubank
Em caso de perda do cartão de crédito, você pode realizar o bloqueio através do aplicativo. Em seguida, entre em contato pelo chat do aplicativo ou ligue para 0800 591 2117, informando o bloqueio e solicite a segunda via.
Cartão Digio
Para aqueles que têm o cartão Digio também é possível realizar o bloqueio pelo aplicativo. Depois, será necessário entrar em contato com a central, no número 0800 333 8735 e informar o bloqueio para solicitar a segunda via do cartão de crédito.
Cartão Itaú
Para bloquear o cartão de crédito do Itaú é necessário entrar no internet banking com o número da agência, conta e senha eletrônica, caso você seja correntista.
Caso não seja, acesse “cartão de crédito” e pesquise por “bloquear cartão de crédito”. Após realizar o bloqueio, você pode pedir a segunda via do cartão.
Além do internet banking, você pode pedir o bloqueio pelo telefone 3003 3030 para capitais e regiões metropolitanas ou pelo 0800 720 3030 para demais localidades.
Cartão Bradesco
Você pode ir até uma agência do Bradesco ou ligar para realizar o bloqueio do cartão. Para as capitais e regiões metropolitanas o número é 4002 0022. Já as demais regiões é 0800 570 0022.
Cartão Caixa Econômica
Ligue para a central de atendimento dos cartões Caixa ou se dirija até uma agência. Para cartões: Azul, Nacional, Internacional e Gold, ligue: 4004 9009 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 940 9009 (demais localidades).
Cartão Banco do Brasil
Para bloquear seu cartão de crédito, você pode ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 729 0722 ou pelo Internet Banking, na aba “cartões” e, logo em seguida, “bloqueio”.
Cartão Santander
Você poderá ir até uma agência Santander, acessar o aplicativo ou ligar para bloquear o cartão. Para bloquear, entre no app do Santander, clique em “proteção” e depois em “perdi/roubaram meu cartão” e faça o bloqueio.
Pelo Internet Banking, clique em “cartões” e, depois, “bloqueio de cartão” e informe sobre a perda. Ou ligue 4004 3535 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800 702 3535 (demais localidades).
Saiba o que fazer em caso de cartão de crédito clonado
Você já sabe o que fazer em caso de perda de cartão de crédito, mas alguns consumidores também possuem dúvidas sobre quais medidas tomar em caso de clonagem do cartão.
A primeira coisa que você deve ter em mente é que para esse caso é difícil saber de imediato quem clonou o cartão. Este pode ser um problema técnico, mas que é obrigação da administradora realizar uma investigação. Isso é necessário para dar uma satisfação ao cliente.
Por isso, ao reparar que você teve o seu cartão clonado é necessário comunicar a financeira para que eles possam realizar o cancelamento da compra e, consequentemente, do cartão de crédito.
Os casos de clonagem são uma falha do serviço da operadora do cartão. Sendo assim, ela deve se responsabilizar pelos danos causados ao cliente. O ressarcimento de pagamentos ou a não cobrança dos gastos realizados por terceiros são acertados entre administradora e cliente.
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Vale ressaltar que cada administradora age de uma forma, mas é importante que o consumidor saiba que se trata de uma falha da administradora e que somente ela deve arcar com os custos. E isso também vale para as compras que foram realizadas de forma online.
Ao comunicar a administradora, é importante que você não esqueça de solicitar e anotar o número do protocolo de atendimento.
Uma dica, é que muitos cartões de crédito possuem a opção de comunicar as compras realizadas por meio de SMS. O que ajuda na hora de descobrir uma compra indevida que não foi feita por você.
Como prevenir a perda ou roubo de cartão
Algumas medidas para evitar a perda de cartão de crédito podem ser tomadas. Algumas delas são:
- saiba onde você guarda os seus cartões. Carregue, por exemplo, os cartões que você vai precisar naquele dia e deixe os outros em casa;
- coloque seus cartões em uma carteira ou bolsa. Tente não colocá-los diretamente no bolso da calça, por exemplo;
- tenha certeza que os cartões se encaixam perfeitamente nos espaços da carteira.
De fato, o cartão de crédito é um meio de pagamento seguro. Mas a responsabilidade sobre o uso dele é inteiramente sua. Por isso, guarde-o com segurança para evitar prejuízos e transtornos.
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Perdi meu cartao Renner Internacional , não estou conseguindo comunicar a perda devido a burocracia.
Olá, Ester! Tudo bem?
A administradora do cartão é a única que pode resolver sua situação. Sugerimos que entre em contato com a empresa e siga suas orientações.