
O consórcio é uma maneira simples e rápida de realizar um sonho. Apesar de ser comum sua realização para carros e motos, também existe o consórcio de bens e serviços, imóvel, dinheiro e muitas outras modalidades. Mas qual o perfil dos clientes de consórcio?
De acordo com dados da plataforma Turn2C, nos primeiros seis meses deste ano, os homens foram a maioria ao comprar consórcios. A compra de carros, imóveis e caminhões figuraram entre os principais objetivos dos clientes.
Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), os primeiros seis meses de 2022 bateram recorde de cotas vendidas com 1,85 milhão. Esse foi o melhor resultado para o período nos últimos dez anos. Além disso, os números superaram em 12,1% o acumulado no mesmo período do ano passado, quando houve o registro de 1,65 milhão.
Pegando o mesmo período, quando segundo a ABAC o mercado registrou seu melhor desempenho, a Turn2C, empresa de solução de inteligência artificial para o mercado de consórcio, realizou uma pesquisa interna visando traçar o perfil dos clientes que aderiram ao consórcio.
Quer saber mais sobre essa pesquisa? Então continue a leitura deste texto!
Clientes de consórcio: 69% são homens, revela pesquisa
De acordo com Turn2C, os homens são a maioria quando se trata de escolher o consórcio para levantar recursos.
A pesquisa aponta que entre os clientes da base, 69,1% eram homens, ao passo que as mulheres representam 30,9%.
O estudo revela também a faixa etária do público adepto a esta modalidade financeira. Os jovens adultos, entre 25 e 34 anos, somam 35,2%, à medida que os clientes com idade entre 35 e 44 anos chegam a 36,8%.
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Sudeste é a região que mais tem clientes de consórcio
Quanto às regiões, o sudeste ganha destaque ao ter três cidades no top 5 das que mais usam o consórcio.
São Paulo vem em primeiro lugar com 15,4%; o Rio de Janeiro, logo depois, com 3,3%; e Belo Horizonte, em quinto, com 2%. As cidades de Salvador (2,2%) e Curitiba (2,1%) ocupam o terceiro e quarto lugar, respectivamente.
O levantamento interno permitiu ainda constatar para quais fins os clientes estão recorrendo ao consórcio.
Em primeiro lugar estão os que buscam comprar automóveis (34,27%), em seguida a aquisição da casa própria (28,99%), e fechando o top 3 figuram os clientes que pretendem ter seu próprio caminhão (7,46%).

De acordo com Bruno Pinheiro, CEO da Turn2C, a lista de desejos não é surpresa, em especial o primeiro lugar.
“Observamos um aumento significativo no preço dos automóveis. No início deste ano, por exemplo, segundo a Fipe, o valor dos carros novos subiu mais de 31%. O que conhecemos como carro popular registrou um aumento ainda mais expressivo, 44% nos últimos três anos”, diz.
“Quando somamos o aumento nos preços à alta de juros, o cenário para quem quer comprar um carro fica bastante complicado, até mesmo o financiamento torna-se mais difícil”, completa.
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Serviço de consórcios em crescimento no país
O serviço de consórcios está em constante crescimento, principalmente diante de todas as vantagens e praticidades que oferece.
Bruno aponta a importância de se compreender o real objetivo do consórcio, sendo um autofinanciamento e não uma categoria de investimento, como por vezes é classificada equivocadamente no mercado.
“Ao compreender que não se compra um consórcio e sim o utiliza para alcançar determinado objetivo, todo o ecossistema da modalidade passa a operar de forma mais eficiente e satisfatória para todos os envolvidos”, finaliza.
A Turn2C Consórcio Inteligente é uma solução de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio.
Com foco no cliente e o propósito de transformar o setor por meio da tecnologia, a fintech desenvolveu uma plataforma, capaz de entregar o produto ideal para que o cliente tenha sucesso no seu objetivo de compra.
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