Descubra qual é o seu perfil de investidor cripto

0
366
Dois homens carregando uma grande criptomoedas, cada
0
(0)

Cada vez mais os investimentos em criptomoedas vêm se popularizando e atraindo o interesse dos brasileiros. Mas, qual é o perfil de investidor cripto no Brasil?

Dados divulgados recentemente pela Cryptobank Monnos, plataforma de compra e venda de criptomoedas, revelam que os jovens com idade entre 18 e 25 anos são maioria entre os investidores em criptomoedas.

Tal interesse se deve pela alta rentabilidade dos ativos digitais e por sua ligação com a tecnologia. Além disso, os NFTs ajudam a fomentar o interesse desses jovens pela criptoeconomia.

Mas, mesmo investidores mais tradicionais também podem se beneficiar com os investimentos em criptomoedas. Para isso, o primeiro passo é entender seu perfil, para definir a melhor estratégia de investimento a adotar.

+ Como saber meu perfil de investidor?

Diferenças entre o investidor tradicional e o investidor cripto

Uma das principais características do perfil de investidor cripto é o interesse por inovações tecnológicas. Por isso, a ideia de investir em um sistema financeiro disruptivo é tão atrativa para esses investidores.

Em contrapartida, os mais tradicionais prezam por ativos que se relacionam com o mundo real. Por exemplo, ações de empresas, títulos do Tesouro Nacional e outros.

pessoa segurando um gráfico nas mãos
Mesmo investidores mais conservadores podem apostar nas criptomoedas (Foto: Divulgação)

Comumente o investidor tradicional é enquadrado em três perfis: o conservador, que preza pela segurança dos seus investimentos e prefere ter ganhos inferiores a fim de preservar seu patrimônio.

Há ainda o investidor moderado, que busca segurança, mas aceita assumir alguns riscos para aumentar os lucros; e o arrojado/agressivo, que busca por alto retorno em um prazo menor e, para isso, aposta em investimentos de alto risco.

Exemplo de investimentos para cada tipo de investidor:

  • Conservador: tesouro direto e fundos de renda fixa;
  • Moderado: fundos imobiliários, fundos multimercado e debêntures;
  • Arrojado/agressivo: bolsa de valores, derivativos e criptomoedas.

+ Dicionário do investidor: 56 termos sobre investimentos que você precisa saber

Só investidores agressivos investem em criptomoedas?

Não. Diferentemente do que se costuma pensar, o investidor cripto engloba dois perfis: um quer segurança e o outro assume mais riscos em busca de altos retornos.

Cada perfil de investidor cripto adota uma estratégia, são elas:

  • Hold: consiste em comprar um ativo e mantê-lo na carteira por um longo prazo;
  • Trader: tem foco no curto prazo. Ou seja, o investidor compra e vende rapidamente com a intenção de gerar lucro imediato.

Qual a importância de conhecer seu perfil de investidor?

É conhecendo seu perfil de investidor que você pode tomar as melhores decisões sobre seu dinheiro. Ou seja, é assim que você terá a capacidade de definir suas metas, limites e melhores opções de investimento.

Por exemplo, se o seu objetivo é alcançar lucros em um curto prazo, você precisará de uma estratégia mais agressiva, com investimentos de alto risco. Mas, se quer evitar oscilações no seu patrimônio, o melhor é buscar opções mais conservadoras.

Isso vale tanto para o mercado tradicional, quanto para o de criptos. Assim, uma das principais vantagens em conhecer seu perfil de investidor é adequar sua carteira de investimentos aos seus objetivos.

Além de poder escolher com mais precisão os ativos que vão compor esse portfólio de investimentos. Por exemplo, as criptomoedas Bitcoin e Ethereum são mais consideradas mais confiáveis e apresentam maior liquidez, sendo uma boa opção para quem não quer assumir altos riscos.

Muitos bancos e corretoras de investimentos oferecem dentro de suas próprias plataformas testes de perfil de investidor. Basicamente, para descobrir o seu é preciso analisar alguns fatores.

Entre eles: o seu nível de conhecimento, objetivos financeiros, situação financeira atual e valor disponível para aportes.

@financeonebr

Se você curte acompanhar e investir em criptomoedas, essa dica é indispensável! #btc #bitcoin #cripto #eth #ethereum #investimentos #blockchain

♬ Puff – Hany Beats

Tenho perfil conservador, como investir em criptomoedas?

Tem perfil conservador mas quer diversificar sua carteira de investimento com criptomoedas? Há opções para fazer isso sem comprometer seu patrimônio.

As stablecoins são ativos digitais lastreados em moedas fiduciárias (como o dólar e o euro) na proporção de 1 para 1. Essas são uma das opções mais interessantes para quem quer investir em criptos, mas fugir da oscilação do setor.

Isso porque são criptomoedas mais estáveis, sem grandes alterações no valor, como outras disponíveis no mercado.

Outra alternativa são os tokens lastreados. Ou seja, ativos financeiros reais que passam por um processo de tokenização em redes blockchain. Por exemplo, precatórios.

+ Investidor conservador: quais são os melhores investimentos para esse perfil?

Há, ainda, os fundos de criptomoedas, que nada mais é do que uma forma de aplicação coletiva. Ele funciona como um fundo de investimentos comum, onde os participantes aportam um valor e os ganhos são repartidos conforme o investimento inicial de cada um.

Uma das vantagens é que assim como no fundo de investimentos, o fundo de criptomoedas conta com um gestor responsável por definir os investimentos, com base em análises de mercado, trazendo mais segurança para a operação.

Descobriu qual é seu perfil de investidor cripto? Deixe nos comentários e compartilhe este artigo com os amigos!

Veja também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui