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4 perguntas e respostas sobre cartão de crédito digital

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Oferecer formas de pagamento seguras e variadas, com vantagens que facilitam na hora de comprar, é fundamental para fidelizar clientes. O cartão de crédito digital, por exemplo, veio com uma nova alternativa no mercado financeiro.

A solução se tornou uma febre, principalmente, entre os mais jovens. As facilidades oferecidas por Nubank e Agibank, por exemplo, como a ausência de algumas tarifas, caracterizam essa modalidade de crédito digital.

Ao mesmo tempo, algumas semelhanças com o cartão tradicional, como a aparência e a forma de utilização, podem trazer mais segurança aos interessados.

Para entender melhor sobre o funcionamento do cartão de crédito digital, o FinanceOne preparou uma lista com perguntas e respostas sobre esse recurso.

Vale lembrar, por ora, que o cartão digital é distinto do virtual, uma vez que o último é online e não conta com versão física do cartão.

1. Como o cartão de crédito digital funciona?

O cartão de crédito digital funciona, basicamente, da mesma maneira que os cartões de crédito tradicionais.

Ou seja, o usuário usa o sistema a cada compra e, em seguida, deve pagar a fatura até a data de vencimento. Para quitar as compras feitas, há duas opções: o cliente pode pagar a fatura via aplicativo ou de forma presencial nas loterias da Caixa Econômica e demais bancos.

A possibilidade de alterar a data da fatura por meio da plataforma online é um destaque do serviço. Com essa função, o cliente pode ter descontos ao antecipar o pagamento de parcelas, por exemplo.

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Outro recurso comum é o ajuste do limite do cartão digital pelo próprio titular, podendo aumentar ou diminuir a margem conforme sua necessidade.

2. Quem pode solicitar o serviço?

As principais exigências para fazer o pedido são:

  • ter mais de 18 anos;
  • CPF válido;
  • celular com os sistemas operacionais do Google ou da Apple.

As contas podem ser abertas pela internet. Na hora de pedir o cartão de crédito digital, geralmente é solicitado documentos como a carteira de identidade, que pode ser identificada a partir da câmera do dispositivo móvel.

cartão de crédito digital
Para solicitar o cartão de crédito digital é preciso ser maior de idade e ter CPF válido

Após a solicitação, o cliente deve esperar a aprovação do cadastro. O tempo de aprovação varia conforme a empresa e fica em torno de 10 a 15 dias úteis.

3. Como o cartão de crédito digital opera no sistema bancário?

A precaução com fraudes financeiras pode influenciar na resistência de alguns clientes na hora de aderir aos cartões. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o serviço atua no sistema bancário de forma regular e transparente.

A maioria dos cartões, por exemplo, tem licença da MasterCard e seus protocolos de segurança seguem os padrões solicitados pelo Banco Central. A exigência de fotos para comprovar a identidade do solicitante na hora de abrir a conta, por exemplo, é feita pelo BC.

Além disso, o cartão de crédito digital costuma ter bancos ou instituições financeiras por trás. O Credicard Zero, por exemplo, é vinculado ao Itaú Unibanco.

Vale lembrar, também, que o lucro das empresas envolve as compras feitas pelos usuários nos estabelecimentos comerciais. Ou seja, a cada transação, a instituição financeira recebe um percentual do valor.

Além disso, outra forma de lucrar parte da cobrança de juros, mas bem abaixo do mercado. Quando os clientes decidirem parcelas as faturas, por exemplo, as instituições financeiras colocam taxas abaixo do praticado pelo mercado financeiro.

4. É possível não conseguir aprovação para utilizá-lo?

Sim, é totalmente possível.

O sistema do cartão de crédito digital realiza diversas análises, incluindo a de crédito. Mas, caso você não consiga ter o cartão de crédito digital em um primeiro momento, não se preocupe. Isso não significa que você está “com o nome sujo” e com dívidas.

E você, já tem um cartão de crédito digital ou pretende ter? Compartilhe conosco, e com os demais leitores, a sua opinião sobre o assunto.

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Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

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