PIS/Pasep não habilitado? Prazo para recursos começou! Veja o que fazer

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Se você trabalhou como funcionário de empresa privada ou servidor público, tem direito ao abono salarial este ano. Os pagamentos começaram no dia 15 de fevereiro. Mas alguns profissionais perceberam que o dinheiro ainda não caiu na conta e, ao realizar consulta, se depararam com a mensagem: PIS/Pasep não habilitado.

Isso significa que, por algum motivo, o Ministério do Trabalho e Previdência identificou que o trabalhador não tinha direito ao abono. Porém, é importante ficar atento, porque erros podem ocorrer e é possível entrar com recurso questionando. 

A primeira coisa a se fazer é checar se você realmente se encaixa nos requisitos para receber o PIS/Pasep este ano, que é referente ao ano-base de 2021. São eles:

  • estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos; 
  • ter trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração (neste caso, 2021);
  • ter recebido, no ano-base, remuneração mensal média de até dois salários mínimos;
  • possuir os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)

Na dúvida, o trabalhador pode consultar se tem direito ao abono pelo site do governo federal, pelo app Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) ou ligando para a central Alô Trabalhador, telefone 158.

Como entrar com recurso contra o PIS/Pasep não habilitado?

Se seu PIS/Pasep não foi habilitado e você sabe que tem direito ao benefício, pode entrar com recurso sem sair de casa. Basta questionar o não pagamento às Superintendências Regionais do Trabalho do ministério.

E como fazer isso? Enviando um e-mail para o endereço eletrônico [email protected]. Mas no lugar das letras “uf” no endereço, coloque a sigla do estado onde você mora. 

Exemplo: se você é um trabalhador cuja residência fica no Ceará, deve enviar a mensagem para: [email protected]

O prazo de análise do recurso é de 45 dias. Vale destacar que esses pedidos de recursos valem apenas para o PIS/Pasep deste ano.

Também é possível entrar em contato diretamente com a Caixa – se você for funcionário de empresa privada – para verificar sobre o não recebimento do benefício. 

Notas de dinheiros de diferentes valores para o Pis
Quem teve o PIS/Pasep não habilitado pode entrar com recurso

PIS/ Pasep não caiu na conta: o que fazer?

Se você identificar problemas para receber o Pis/Pasep e que realmente não foi habilitado, deve seguir o procedimento acima. Porém, muitos trabalhadores pensam que o valor não caiu na conta, quando, na verdade, caiu. 

Por isso, o Governo Federal pede que as pessoas tenham atenção e verifiquem em todos os canais possíveis se o abono realmente não foi pago. 

No caso dos trabalhadores da iniciativa privada, com direito ao PIS, o banco responsável pelo pagamento é a Caixa Econômica.

Normalmente, o dinheiro é creditado na conta-corrente, poupança ou poupança social digital do trabalhador. Mas quando isso não é possível, o valor pode ser disponibilizado na plataforma social da instituição financeira.

Neste caso, é possível acessar o abono com o Cartão Cidadão diretamente no banco. A data para o saque é informada na Carteira Digital de Trabalho.

Já no caso do Pasep, que é o abono dos servidores públicos, quem paga é o Banco do Brasil. Se você indicou seus dados bancários, o pagamento é depositado na conta-corrente, via transferência TED.

Mas se não está lá, provavelmente está disponível para saque em qualquer agência física do Banco do Brasil. 

Lembrando que o valor do abono corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base, multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Porém, para o mês ser considerado no cálculo, o trabalhador precisa ter comparecido ao trabalho por, pelo menos, metade dele (15 dias). Quem trabalhou o ano todo recebe o salário-mínimo.

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