
Para consultar o PIS na Carteira de Trabalho Digital, são necessários poucos passos. Para isso, é necessário apenas um smartphone que faça leitura do aplicativo, conexão de internet e alguns dados pessoais solicitados pela plataforma.
Anúncios
Tem curiosidade para saber como realizar essa tarefa? Então continue a leitura. Vamos mostrar para você o que é necessário para consultar o PIS na Carteira de Trabalho Digital. Confira!
Carteira de Trabalho Digital: o que é?
Antes de mais nada, a CTPS Digital é uma ferramenta criada pelo Governo Federal com o objetivo de modernizar a carteira de trabalho. Ela é completamente gratuita e acessível na palma da mão, através do seu celular.
Anúncios
Para fazer uso desse recurso, basta apenas acessar a loja de aplicativos do seu celular e procurar por Carteira de Trabalho Digital. Vale lembrar que neste caso, o desenvolvedor precisa ser o Governo do Brasil.
Para baixar o app através de celulares Android, basta clicar neste link. Já para smartphones com sistema iOS, basta clicar aqui. Inclusive o app foi o vencedor do Concurso Inovação no Setor Público 2020.
Como consultar o PIS na Carteira de Trabalho Digital
Com o app da CTPS Digital já baixado em seu celular, chega o momento de acessar. Por isso, basta abrir o aplicativo e digitar as informações digitadas.
Anúncios

Nesse primeiro momento, o app solicita o seu cadastro junto ao Governo Federal. Então, basta apenas confirmar seu CPF e a senha de acesso a conta.
Caso as informações dadas por você batam com as que o Governo Federal possui, você será direcionado para o ambiente da Carteira de Trabalho Digital.
Sendo assim, lá, o usuário vai encontrar informações pertinentes quanto às suas passagens profissionais, dados pessoais e até mesmo sobre o abono salarial.
Para saber qual o número do seu PIS, basta fazer o seguinte passo a passo:
- Acessar a área interna da carteira, através de seus dados pessoais;
- Clicar no botão “Contratos“, na barra inferior do seu celular;
- Em seguida, clique em alguma passagem de trabalho;
- Por fim, basta descer a página e encontrar os números referentes ao PIS. Para facilitar, essa informação estará logo abaixo das informações de remuneração.
Portanto, caso perceba que seu contrato não possui o número do PIS, será necessário entrar em contato com o empregador.
Como esse é um número que o próprio empregador registra no momento da contratação, pode acontecer, por exemplo, a inconsistência de dados por parte do contratante.
Além disso, através da carteira de trabalho digital também é possível entender se você está habilitado ou não para receber o abono salarial. Ou seja, o recebimento do PIS.
+ PIS/Pasep não habilitado: como abrir recurso
O que é o PIS?
Como seu próprio nome já fiz, o Programa de Integração Social (PIS) serve para que os empregados da iniciativa privada tenha acesso a benefícios determinados por lei.
Nesse sentido, todo trabalhador contratado pelo regime de Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT) possui seu próprio PIS, que é uma numeração de 11 dígitos.
Portanto, para o recebimento do abono salarial por meio do PIS, é necessário que esse colaborador pertença a alguns critérios. Confira a seguir:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Comprovar ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Saiba quais os benefícios da Carteira de Trabalho Digital
Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital são:
- Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
- Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
- Integração das bases de dados do Ministério da Economia;
- Facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. E todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo;
- Empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico.
- As anotações que antes ficavam na CTPS de “caderninho azul” passarão a ser realizadas eletronicamente.
Agora que você já sabe como encontrar seu PIS na Carteira de Trabalho Digital, veja também o passo a passo para recuperar a senha do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Confira!
*Colaboração: Camila Miranda