PIX Internacional já está em estudo pelo Banco Central

0
609
logo do Banco Central
5
(2)

O Banco Central (BC) estuda a implementação do Pix internacional, um sistema de pagamentos instantâneos do Brasil para outros países. A implementação do arranjo internacional é prevista para 2022 ou 2023.

Anúncios

A ideia é que o consumidor consiga transferir dinheiro de/para o Brasil de forma instantânea, mesmo nos finais de semana e feriados. O BC quer permitir remessas instantâneas para modernizar as operações de câmbio no Brasil.

Há ainda o risco da “dolarização” do brasileiro, visto que a abertura de contas no exterior pela internet já é uma realidade. Entretanto, o fato é que facilitar transferências internacionais pode ajudar pessoas físicas, pequenas e médias empresas.

Anúncios

Existe ainda a chance de que o sistema instantâneo internacional de pagamentos e transferências ajude a atrair investidores internacionais para a B3, mesmo em um cenário conturbado em que o país enfrenta a fuga de capital estrangeiro.

No entanto, uma determinada mudança ocorrida na última semana pode facilitar e ajudar com que o Pix Internacional se torne uma realidade. Diz respeito às novas regras de câmbio aprovadas pelo Senado no último dia 08.

Com ela, existirá:

  • limite maior para levar moedas estrangeiras em viagens ao exterior;
  • negociação de moedas estrangeiras entre brasileiros, limitada a 500 dólares;
  • abertura de contas estrangeiras em processos menos burocráticos;
  • e, por fim, a chance de existência do Pix Internacional.

O que muda com o Pix internacional?

Enviar dinheiro para alguém no exterior geralmente é um processo demorado, há pouca clareza sobre a taxa de câmbio praticada e os custos podem inviabilizar pequenas remessas.

Anúncios

No sistema interbancário, o processamento de uma transferência internacional costuma levar entre 2 e 3 dias úteis.

A cada transferência para o exterior, cada instituição participante do mercado de câmbio pode cobrar do cliente tarifas de serviço e tem a liberdade para definir a taxa de câmbio acima da taxa comercial.

Esses custos se somam ao IOF, imposto cobrado pelo governo e que varia conforme a titularidade das contas na transação.

Ainda não há informações suficientes sobre como será o PIX Internacional. Ou seja, não sabemos se haverá cobranças para os usuários e como será definida a taxa de câmbio.

Ainda assim, a centralização da liquidação das transferências no sistema instantâneo do BC deve trazer uniformidade para um mercado bastante heterogêneo, além da praticidade de pagamentos em tempo real.

A mudança que pode implicar na prática e existência do Pix internacional ainda precisa seguir para sanção presidencial. Ainda assim, essa já era uma prática estudada dentro do que era possível pelo Banco Central.

O que se sabe até o momento é que com essa aprovação presidencial, o caminho para essa tecnologia e a do Real Digital se tornam mais viáveis. Mas ainda vão demorar um tempo para entrar em prática.

uma pessoa segurando o celular
PIX internacional depende de mudanças na legislação atual

Economia com novo modelo

Um estudo do Banco Mundial mostrou que realizar uma transferência de 200 dólares do Brasil ao exterior tem um custo médio de 7% do valor, um pouco acima da média mundial de 6,51%.

A instituição levou em consideração a SWIFT, a mais utilizada para transferências internacionais.

Ele conecta mais de 10 mil instituições financeiras ao redor do mundo. Cada transferência nesse sistema tem um custo que gira em torno de 20 dólares.

Segundo o mesmo levantamento, mundialmente, os bancos são as instituições que cobram mais caro pelo serviço, enquanto envio de remessas por carteiras digitais (“mobile money”) é a alternativa de menor custo.

Atualmente, para enviar dinheiro para o exterior, existem alguns custos que devem ser levados em consideração.

+ Saiba as novas regras de pagamentos e transferências internacionais

Esses valores podem ser mais elevados nos bancos tradicionais do que em instituições financeiras alternativas. As taxas cobradas são:

1- Envio

Também chamada de taxa administrativa, a taxa de envio é cobrada por todas as instituições. O seu valor varia entre as instituições, sendo que algumas podem possuir um valor mínimo, outras não.

2- Câmbio

De maneira geral, a cotação de câmbio para o desconto dessa taxa é maior do que a cotação média do câmbio comercial. Essa diferença de preço ocorre porque as instituições adicionam uma porcentagem de lucro em cima da cotação.

+ Transferência internacional: com economia e segurança?

3- IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras é cobrado sempre que se realiza uma operação de recebimento de dinheiro do exterior ou se realiza uma remessa internacional.

O IOF segue algumas regras: caso a transferência seja para a conta de outra pessoa o imposto é de 0,38%. Por outro lado, se a transferência for para uma conta com a mesma titularidade, o desconto será de 1,1%.

Por fim, para receber dinheiro do exterior, o imposto descontado é de 0,38%.

Empresa já testa opção de pagamento instantâneo em reais no exterior

A possibilidade de fazer pagamentos instantâneos entre países, pagando menos por isso, se aproxima cada vez mais. O BIS, Banco Central dos Bancos Centrais, com sede na Suíça, já testa seu modelo de “PIX Internacional”.

A iniciativa denominada “Nexus” reúne 60 países. Esses já disponibilizam um sistema de pagamento imediato como o brasileiro. E o melhor: além de transações rápidas, não há cobranças de taxas como no sistema bancário tradicional.

Por enquanto os testes simulam pagamentos entre Malásia, Cingapura e a Itália. O principal objetivo da iniciativa é melhorar a velocidade, custo e transparência das transações internacionais.

No entanto, o maior desafio do projeto é viabilizar a conexão entre os diferentes sistemas nacionais, com segurança e eficiência. De acordo com um documento disponibilizado pelo BIS, para relacionar três países, por exemplo, são necessárias três conexões diferentes.

Ampliando a relação entre 20 países, o número de conexões sobe para 120.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e familiares!

Colaboração: Letícia de Jesus

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui