Mais
    InícioNotíciasFinanças PessoaisDescubra se é possível fazer Pix para quem não tem chave cadastrada?

    Descubra se é possível fazer Pix para quem não tem chave cadastrada?

    4.4
    (193)

    Sendo atualmente o segundo meio de pagamento preferido dos brasileiros, o Pix caiu no gosto do povo. Mas, ainda há muitas dúvidas quanto às chaves cadastradas.

    Por exemplo, é possível mandar dinheiro para quem não tem chave Pix cadastrada?

    A resposta é sim, mas calma que vamos te explicar o motivo.

    As instituições financeiras com mais de 500 mil clientes devem oferecer o Pix. Mas ninguém precisa se cadastrar para ter acesso a ele.

    O que existe é a opção de cadastrar chaves para simplificar as transações realizadas. O próprio Banco Central, que criou esse meio de pagamento, recomenda a criação de uma chave Pix para tornar esse meio de transferência mais eficiente.

    Porém, as chaves não são obrigatórias, sendo assim uma pessoa pode enviar e receber Pix sem ter cadastrado nenhuma chave.

    Como transferir dinheiro para quem não tem chave PIX?

    Neste caso, você consegue transferir sem chave PIX e vamos te mostrar o passo a seguir. As duas situações são:

    1. você transferir sem uma chave PIX
    2. você com chave PIX e a pessoa não

    Veja como fazer nas duas situações:

    Transferir sem uma chave PIX

    • 1º passo: faça uma transferência via DOC ou TED;
    • 2º passo: coloque o dado da pessoa ao qual o PIX será destinado, inclusive a chave PIX, caso ela tenha;
    • 3º passo: finalize o processo para enviar o PIX.

    Tenho chave PIX, mas a pessoa não

    • 1º passo: vá até a área PIX do aplicativo do seu banco
    • 2º passo: clique em tranferir;
    • 3º passo: insira os dados do destinatário de agência e conta como se estivesse fazendo uma transferência normal;
    • 4º passo: adicione o CPF ou CNPJ do destinatário;
    • 5º passo: pronto, agora é só finalizar o processo para enviar o PIX.

    É importante ter em mente que, caso o usuário não tenha uma chave PIX, a transação será concluída como TED ou DOC.

    Lembrando que a condição para fazer as transações pelo Pix é que o banco ou fintech opere o sistema de pagamentos instantâneo.

    As chaves funcionam apenas para simplificar todo processo. Mas qualquer pessoa pode desfrutar do Pix, como isenção de taxas, desde que o banco esteja apto a operar esse sistema. O recebedor terá seu dinheiro na conta em menos de 10 segundos. 

    tela do aplicativo pix de transferência para quem não tem chave
    É possível transferir dinheiro por meio do Pix mesmo sem ter uma chave

    É preciso estar conectado à internet para usar o Pix?

    Outra dúvida muito comum nesses últimos tempos é sobre o procedimento a ser realizado em uma transferência por chave de Pix. O que muitos ficam em dúvida é se é preciso estar conectado à internet.

    Nesses primeiros meses de uso será preciso, sim, ter uma conexão ativa com a internet para conseguir enviar por meio de Pix. No entanto, já está em estudo a possibilidade de uma transferência de forma off-line muito em breve.

    Além de querer saber sobre precisar estar conectado à internet, muitos ainda se questionam sobre a obrigatoriedade do Pix ser feito por um aparelho celular. E essa informação não procede. É claro que pelo celular fica ainda mais prático, rápido e prático, mas não é o único meio.

    Os bancos e fintechs podem oferecer o pagamento por meio da chave Pix em vários canais, por exemplo, pelo internet banking no computador (desktop). 

    Agora, nem todo tipo de pagamento pode ser feito por uma chave de Pix, é importante citar isso para que não haja confusão.

    Se você quiser quitar um boleto, por exemplo, o Pix não estará disponível, exceto se o recebedor substituir o boleto ou incluir chave Pix ou QR Code.

    O que é o Pix e qual é a melhor chave para cadastrar

    Iniciado em novembro de 2020, o cadastro do Pix passou a ser adotado pelos principais bancos, tradicionais e digitais.

    Ele foi anunciado pelo Banco Central como um novo sistema de pagamentos a ser oferecido pelas instituições financeiras de todo o país.

    Atualmente, ele permite que usuários realizem transferências entre bancos diferentes e usuários de outra titularidade em dez segundos.

    Dá para realizar em qualquer dia e horário, incluindo finais de semana. Esse é o grande diferencial da nova modalidade de pagamento, a rapidez para tornar as transferências mais rápidas e ágeis.

    No entanto, houveram algumas mudanças no sistema a fim de evitar fraudes e golpes. Uma dessas mudanças diz respeito ao limite de envio de dinheiro em horários na parte da noite.

    Ainda assim, é possível que todas as transações aconteçam a qualquer momento. Mas, quais são as chaves possíveis para cadastro?

    Os quatro tipos de chaves disponíveis são:

    • CPF ou CNPJ;
    • Número de celular (precisa ser brasileiro);
    • Endereço de e-mail;
    • Chave aleatória (sequência alfanumérica).

    Mas, é importante frisar que não é possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta. Além disso, independentemente da chave escolhida, o cliente ainda poderá vincular o QR Code à determinada chave para facilitar a transferência.

    Fazer transações por Pix é seguro?

    Muitas pessoas ainda ficam inseguras ao realizar transações por meio do Pix, a boa notícia é que sim, é seguro. Os aplicativos das instituições financeiras possuem senha e biometria que são exigidas dos clientes para a realização de qualquer transação, seja Pix ou não.

    Mas ainda assim, é importante estar atento na hora de realizar a transação para que não se faça a transferência para a pessoa errada. Por isso, sempre veja se o beneficiário e o banco de destino estão corretos. 

    Lembre-se que as transações realizadas pelo aplicativo são todas seguras. Outra pessoa só terá acesso a sua conta, caso você dê a senha. Ela é intransferível e somente você pode ter acesso a essa senha.

    Para saber qual chave é mais vantajosa e conhecer cada uma, confira uma explicação que o FinanceOne preparou para você. E acompanhe os demais conteúdos para saber tudo sobre o pagamento via Pix aqui no nosso site.

    Leia também no FinanceOne:

    + Como funciona o cartão de crédito Zippi? Veja como solicitar, vantagens e mais

    + Saiba se depósito em lotérica cai na mesma hora

    O que achou disso?

    Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 193

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?

    Redação
    Redação
    O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

    Artigos Relacionados

    Assine nossa newsletter!

    Páginas Populares

    25 COMENTÁRIOS

    1. Eu fiz uma transferência por pix para uma pessoa que não tem pix da caixa econômica federal e a pessoa não recebeu o dinheiro e o dinheiro não estorno para o meu pix como faço para resgatar meu dinheiro?

      • Olá, Francilene! Se a chave para a qual você tentou transferir não existe, a transação não foi concluída. No entanto, se enviou para uma chave existente, mas para o destinatário errado, o valor será creditado na conta dele.
        De acordo com o Banco Central, o único jeito de cancelar um Pix é antes da confirmação do pagamento. Por isso é importante sempre revisar todos os dados antes de confirmar a operação.

    2. Eu fiz um pix da conta digital,pra conta poupança do meu marido,uando o numero do cpf dele,mais até agora o dinheiro nao caiu na conta,queria saber como faço pra resgatar esse dinheiro?

      • Olá, Dalila! Tudo bem?
        Recomendamos que você entre em contato com a instituição financeira para informar o erro.

    3. Boa noite,
      Recebi um pix mais dei a chave antiga cadastrada que antes era meu cpf, meus dados conferirem e foi feita a transação, mas só depois percebi que a chave cadastrada era a minha antiga, a pessoa me mandou o comprovante e tudo mas o dinheiro ñ caiu na minha conta.
      Obg: o dinheiro saiu da conta da pessoa tbm

      • Olá, Sibele! Tudo bem?
        Neste caso, sugerimos que você entre em contato com a instituição financeira o mais rápido possível para entender o ocorrido. Pois se a sua chave não estava mais ativa, a transação não deveria ter sido confirmada.

    4. fiz um pix em um conta que esta bloqueada a mais de 3 anos e na época que fiz o pix essa conta ja estava bloqueada e não teria como cadastrar um pix , ou seja conta bloqueada e sem acesso e com isso sem pix , mais no automatico foi feito um pix e não sei como foi aceito , se a conta ja estava bloqueada e não tem com fazer a chave pix e fiz o deposito e o valor esta na conta bloqueada , onde não existe pix , pois na epoca em que estava bloqueada não existia chave pix , então gostaria de saber como reaver o dinheiro

      • Oi, Luiz! Tudo bem?
        Contas bloqueadas não podem receber dinheiro.
        Sugerimos que você verifique no seu extrato bancário para qual conta o valor foi transferido. Para tentar recuperar o dinheiro, deve entrar em contato com a instituição financeira do destinatário.

    5. Bom dia.fiz um pix para chave:número de celular, cadastrada no banco Pag bank.o nome do rapaz bateu certinho.mandei o comprovante para o mesmo.sendo que o dinheiro não chegou na conta dele e inclusive a conta nem tem chave pix cadastrada ainda .não sabemos o paradeiro desse dinheiro .o que devo fazer ?me ajuda por favor

      • Oi, Amanda! Tudo bem?
        Se foi o destinatário que lhe forneceu a chave, ele deve entrar em contato com o banco dele para esclarecer a situação. Mantenha seu comprovante de transferência para provar que fez o pagamento. Verifique também se o valor transferido foi realmente debitado da sua conta ou se não foi feito um PIX agendado para outra data.

    6. Olá
      Alguns clientes estao fazendo pix sem terem perguntado qual a chave.
      Um deles notou que a instituição de destino nao era a usual, mas o Abastece Aí, com o qual nao temos ligação alguma.
      No comprovante aparece o CPF do destinatário, mas não a chave pix.
      Os pagamentos nao caíram na conta.
      Vcs tem noticias desse tipo de ocorrência?
      Agradeço desde já

      • Oi, Cris! Tudo bem?
        Não temos informações sobre esse tipo de erro, mas sugerimos que entre em contato com o banco para esclarecer o mais rápido possível. Além disso, o cliente deve se responsabilizar pelo PIX, se o erro de não informar a chave correta foi dele.

    7. Preciso fazer um pix para poupança de meus filhos, da caixa para o Banco do Brasil, como faço!!?

      • Oi, Tatiana! Tudo bem?
        Sugerimos que tente realizar o procedimento novamente. Pode haver algum erro nos dados. Não realize o PIX sem antes conferir as informações.

    8. Boa noite fiz um pix pra pessoa o qual ela nao tem mais a chave pix o dinheiro nao caiu na conta dele e sumiu da minha conta também o que fazer?

    9. Olá, uma moça fez um depósito no meu CPF como pix achando que ele estava cadastrado, o valor saiu da conta dela, porém eu não recebi porque não tenho o CPF cadastrado como chave, o que faço?

      • Oi, José! Tudo bem?
        Sugerimos que entre em contato com o seu banco para entender o ocorrido e tentar corrigir o erro.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    InícioNotíciasFinanças PessoaisDescubra se é possível fazer Pix para quem não tem chave cadastrada?

    Descubra se é possível fazer Pix para quem não tem chave cadastrada?

    4.4
    (193)

    Sendo atualmente o segundo meio de pagamento preferido dos brasileiros, o Pix caiu no gosto do povo. Mas, ainda há muitas dúvidas quanto às chaves cadastradas.

    Por exemplo, é possível mandar dinheiro para quem não tem chave Pix cadastrada?

    A resposta é sim, mas calma que vamos te explicar o motivo.

    As instituições financeiras com mais de 500 mil clientes devem oferecer o Pix. Mas ninguém precisa se cadastrar para ter acesso a ele.

    O que existe é a opção de cadastrar chaves para simplificar as transações realizadas. O próprio Banco Central, que criou esse meio de pagamento, recomenda a criação de uma chave Pix para tornar esse meio de transferência mais eficiente.

    Porém, as chaves não são obrigatórias, sendo assim uma pessoa pode enviar e receber Pix sem ter cadastrado nenhuma chave.

    Como transferir dinheiro para quem não tem chave PIX?

    Neste caso, você consegue transferir sem chave PIX e vamos te mostrar o passo a seguir. As duas situações são:

    1. você transferir sem uma chave PIX
    2. você com chave PIX e a pessoa não

    Veja como fazer nas duas situações:

    Transferir sem uma chave PIX

    • 1º passo: faça uma transferência via DOC ou TED;
    • 2º passo: coloque o dado da pessoa ao qual o PIX será destinado, inclusive a chave PIX, caso ela tenha;
    • 3º passo: finalize o processo para enviar o PIX.

    Tenho chave PIX, mas a pessoa não

    • 1º passo: vá até a área PIX do aplicativo do seu banco
    • 2º passo: clique em tranferir;
    • 3º passo: insira os dados do destinatário de agência e conta como se estivesse fazendo uma transferência normal;
    • 4º passo: adicione o CPF ou CNPJ do destinatário;
    • 5º passo: pronto, agora é só finalizar o processo para enviar o PIX.

    É importante ter em mente que, caso o usuário não tenha uma chave PIX, a transação será concluída como TED ou DOC.

    Lembrando que a condição para fazer as transações pelo Pix é que o banco ou fintech opere o sistema de pagamentos instantâneo.

    As chaves funcionam apenas para simplificar todo processo. Mas qualquer pessoa pode desfrutar do Pix, como isenção de taxas, desde que o banco esteja apto a operar esse sistema. O recebedor terá seu dinheiro na conta em menos de 10 segundos. 

    tela do aplicativo pix de transferência para quem não tem chave
    É possível transferir dinheiro por meio do Pix mesmo sem ter uma chave

    É preciso estar conectado à internet para usar o Pix?

    Outra dúvida muito comum nesses últimos tempos é sobre o procedimento a ser realizado em uma transferência por chave de Pix. O que muitos ficam em dúvida é se é preciso estar conectado à internet.

    Nesses primeiros meses de uso será preciso, sim, ter uma conexão ativa com a internet para conseguir enviar por meio de Pix. No entanto, já está em estudo a possibilidade de uma transferência de forma off-line muito em breve.

    Além de querer saber sobre precisar estar conectado à internet, muitos ainda se questionam sobre a obrigatoriedade do Pix ser feito por um aparelho celular. E essa informação não procede. É claro que pelo celular fica ainda mais prático, rápido e prático, mas não é o único meio.

    Os bancos e fintechs podem oferecer o pagamento por meio da chave Pix em vários canais, por exemplo, pelo internet banking no computador (desktop). 

    Agora, nem todo tipo de pagamento pode ser feito por uma chave de Pix, é importante citar isso para que não haja confusão.

    Se você quiser quitar um boleto, por exemplo, o Pix não estará disponível, exceto se o recebedor substituir o boleto ou incluir chave Pix ou QR Code.

    O que é o Pix e qual é a melhor chave para cadastrar

    Iniciado em novembro de 2020, o cadastro do Pix passou a ser adotado pelos principais bancos, tradicionais e digitais.

    Ele foi anunciado pelo Banco Central como um novo sistema de pagamentos a ser oferecido pelas instituições financeiras de todo o país.

    Atualmente, ele permite que usuários realizem transferências entre bancos diferentes e usuários de outra titularidade em dez segundos.

    Dá para realizar em qualquer dia e horário, incluindo finais de semana. Esse é o grande diferencial da nova modalidade de pagamento, a rapidez para tornar as transferências mais rápidas e ágeis.

    No entanto, houveram algumas mudanças no sistema a fim de evitar fraudes e golpes. Uma dessas mudanças diz respeito ao limite de envio de dinheiro em horários na parte da noite.

    Ainda assim, é possível que todas as transações aconteçam a qualquer momento. Mas, quais são as chaves possíveis para cadastro?

    Os quatro tipos de chaves disponíveis são:

    • CPF ou CNPJ;
    • Número de celular (precisa ser brasileiro);
    • Endereço de e-mail;
    • Chave aleatória (sequência alfanumérica).

    Mas, é importante frisar que não é possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta. Além disso, independentemente da chave escolhida, o cliente ainda poderá vincular o QR Code à determinada chave para facilitar a transferência.

    Fazer transações por Pix é seguro?

    Muitas pessoas ainda ficam inseguras ao realizar transações por meio do Pix, a boa notícia é que sim, é seguro. Os aplicativos das instituições financeiras possuem senha e biometria que são exigidas dos clientes para a realização de qualquer transação, seja Pix ou não.

    Mas ainda assim, é importante estar atento na hora de realizar a transação para que não se faça a transferência para a pessoa errada. Por isso, sempre veja se o beneficiário e o banco de destino estão corretos. 

    Lembre-se que as transações realizadas pelo aplicativo são todas seguras. Outra pessoa só terá acesso a sua conta, caso você dê a senha. Ela é intransferível e somente você pode ter acesso a essa senha.

    Para saber qual chave é mais vantajosa e conhecer cada uma, confira uma explicação que o FinanceOne preparou para você. E acompanhe os demais conteúdos para saber tudo sobre o pagamento via Pix aqui no nosso site.

    Leia também no FinanceOne:

    + Como funciona o cartão de crédito Zippi? Veja como solicitar, vantagens e mais

    + Saiba se depósito em lotérica cai na mesma hora

    O que achou disso?

    Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 193

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?