
O Pix, novo sistema de pagamentos anunciado pelo Banco Central (BC), começou a funcionar nesta segunda-feira, 16. O objetivo é substituir as transações realizadas pelo DOC e TED.
Anúncios
O sistema do Pix ainda promete aumentar a competitividade entre os bancos, diminuir os custos e agilizar as transações financeiras do país. Sendo essa última uma das principais vantagens desse novo método de pagamentos.
Além disso, ele é mais simples, rápido e menos custoso. E também pode ajudar os varejistas a praticarem preços menores, conquistarem mais clientes e até mesmo atuarem em linha com novos hábitos sociais e de consumo.
Anúncios
Conheça as vantagens e desvantagens do Pix
Se você ainda está na dúvida se deve ou não se cadastrar no novo sistema de pagamentos, o Pix, a melhor forma de você decidir é avaliando as vantagens e desvantagens.
Para te ajudar, o FinanceOne separou os benefícios e malefícios do Pix. Confira!
Vantagens ao usar o Pix
Sempre disponível
Com o Pix você poderá efetuar pagamentos a qualquer hora do dia, até mesmo de madrugada, e todos os dias da semana, incluindo feriados. A quantia é compensada no mesmo instante, diferente do DOC e TED.
Anúncios
Você não precisa esperar o horário bancário para fazer a transferência ou aguardar três dias úteis para que o valor entre na sua conta.
Só é necessário ter um celular
Esse novo sistema de pagamento é realizado dentro do aplicativo do banco, assim como você já faz com o TED e DOC. E existem três formas de utilizar o Pix.
-QR Code: quem faz um pagamento pelo Pix precisa apenas ler o QR Code gerado pelo recebedor ou estabelecimento. E isso pode ser feito a qualquer dia e hora e ser completado em alguns segundos.
– Chaves Pix: este é o dado que será necessário para enviar um Pix a alguém. Em vez de informar o banco, CPF, nome, número da agência e conta, para enviar um Pix é necessário somente comunicar uma das chaves do recebedor.
– Dados pessoais: caso prefira, é possível informar os dados bancários, CPF, nome completo, número da agência e da conta.
E para efetuar um pagamento, basta ter um smartphone nas mãos. Com a câmera do seu celular para ler um QR Code e informar dados do recebedor.
É importante dizer que o Pix permite pagar em estabelecimentos comerciais sem a necessidade de utilizar o dinheiro em espécie e cartão de crédito e débito. E não é preciso usar a maquininha de cartão.
Agilidade
Outra vantagem é a rapidez na transação com o Pix, que será feita de maneira imediata em até dez segundos. Essa medida vai agilizar muitas operações e aliviar aquela ansiedade para saber quando o dinheiro será compensado na conta.

“Isso deverá evitar não só a angústia de não saber quando o dinheiro cai, como também questões práticas – uma conta de consumo atrasada poderá ser paga imediatamente se houver risco de interrupção do serviço, por exemplo”, diz o Nubank.
Sem custos
Para pessoas físicas, o Pix será sem custos e completamente gratuito. Dessa forma, os clientes ficam livres de tarifas.
Para pessoas jurídicas deve haver um valor, ainda não definido, porém menor que o cobrado atualmente em DOC e TED. Mas o procedimento deve ser gratuito para alguns outros clientes com contas, como a PJ.
Segurança
A segurança para quem escolher o Pix como forma de pagamento também será grande. Elas terão as mesmas medidas que um DOC ou TED e o fato de serem mais rápidas, ágeis e disponíveis 24 horas não traz nenhum tipo de fragilidade na transação.
Desvantagens ao usar o Pix
Adaptação e tecnologia
Como toda novidade, o uso do Pix precisará de um processo longo de adaptação por parte dos usuários, que ainda vão passar por algumas dificuldades e de forma bem comum buscarão suporte das instituições financeiras.
Além disso, essa adaptação, de início, pode gerar algumas dores de cabeça. Afinal, você está envolvendo dinheiro e qualquer operação errada pode comprometer uma quantia baixa ou alta. Mas o seu banco certamente se colocará à disposição para ajudar nesses quesitos.
Outro ponto é com relação ao uso das tecnologias. Embora elas sejam totalmente favoráveis, ainda não favorecem 100% da população e muita gente ainda aparenta dificuldade em usá-las. Por isso, pode ser um empecilho em alguns casos.
Mas, são desvantagens que não tiram o mérito da nova proposta e não apagam os inúmeros benefícios que a nova modalidade tem.
E aí, você já contou essa novidade para alguém hoje? Seu amigo já conhece as vantagens e desvantagens do Pix? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais.
Odiei esta porcaria. Como vou fazer transferência para a conta de uma pessoa que eu deposito todo mês?ela não tem celular com este suporte. Que sacanagem com os pobres. É uma desgraça este tal de Pix
Ué, se voce tem celular é só transferir com o Pix ou continuar fazendo como antes.. o TED e o DOC nao acabaram, ainda estam ai, se vc prefere pagar taxa use a vontade…. é conplicado, vem um negocio sem custos, rapido e agil e ainda tem gente que reclama… deve ser picuinha só por causa do Governo
NÃO PODERIA TER DADO UMA RESPOSTA MELHOR PAEABENS!!
ESSA PAULA SÓ PODE SER BANQUEIRA POIS COM O DOC E TED SÓ QUEM GANHA SÃO OS BANCOS .
Pra pessoa receber ela ñ precisa ter o celular. Ela pode cadastrar a chave PIX ligando pra o banco. Mas se ela ñ quiser cadastrar, não haverá alterações. Segue sua vida fazendo do jeito que você sempre fez. Incluir a chave PIX não exclui as outras formas de passar dinheiro de uma conta para outra como TED/ DOC
minha esposa fes uma transferencia pelo pix no fim dedesembro e ate agora dinheiro nao caiu na conta do favorecido nem voltou pra ela continua em anslise isso e scanagem
Olá, João.
Estranho. As transferências do Pix costumam cair na conta do beneficiário em segundos. Sua esposa já tentou contato com o banco para entender o problema?
Você sabe que está mentindo, né, camarada? Que coisa feia… só pra chamar a atenção.Vá arranjar o que fazer antes de falar algo que não sabe. O sistema de PIX assim como TED e DOC, só finaliza quando um dinheiro sai de um lugar e chega ao seu destino. Se a instituição gerou um comprovante, e o dinheiro não chegou e não voltou e você não reclamou e não foi ao PROCON, ou é gosta de perder dinheiro ou está mentindo porque não tem o que fazer e acha que comentar bobagem na internet é um passatempo interessante.
Se houve algum problema foi por causa de usuários que não se informaram com os vídeos ou ñ seguiram o passo à passo. As pessoas ñ pedem ajuda, fazem errado e culpam um sistema tecnológico que está revolucionando as transações financeiras. Tsc tsc. Estou usando desde o lançamento sem nenhum problema. Meu único problema são os teimosos de plantão que ainda não aderiram ao PIX.