Portabilidade de salário: saiba como cancelar

8
6595
notas de dinheiro
4.4
(51)

Já ouviu falar em portabilidade de salário? Ele é o direito que você tem de escolher em qual banco prefere receber o seu salário.

Anúncios

Esse modelo evita que o funcionário seja obrigado a utilizar os serviços do banco e também para que consiga movimentar as finanças na instituição financeira que achar melhor.

Ou seja, a portabilidade funciona, basicamente, em receber o salário na conta que você desejar em vez de usar a conta salário aberta por sua empresa.

Anúncios

Agora, se você fez isso e depois se arrependeu, não precisa se preocupar: dá para cancelar a portabilidade. A seguir, saiba como pedir o cancelamento da portabilidade de salário.

+ Conta corrente e conta salário: entenda as diferenças

Como solicitar o cancelamento da portabilidade de salário?

O processo para cancelar a portabilidade de salário não é muito diferente da solicitação. Por isso, será necessário ir até o banco a qual se tem a conta para solicitar o cancelamento.

Anúncios

Em alguns casos, qualquer agência pode receber a solicitação. Em outros, é preciso ir até a agência a qual abriu sua conta. Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos bancos:

Quem optou por receber o salário pelo Itaú, que é um dos principais bancos com convênio com as empresas, pode solicitar o cancelamento da portabilidade de salário em qualquer uma das agências da instituição.

Já no caso de alteração de portabilidade, o recomendado é procurar a própria agência que o cliente recebe o salário.

Notas de dinheiros de diferentes valores
Portabilidade de salário permite que usuário recebe seus ganhos no banco de sua preferência. (Fonte: Divulgação)

Já no banco Santander, o cancelamento também pode ser feito em qualquer agência bancária. O cliente só precisa comparecer pessoalmente em uma das agências do banco com um documento original com foto.

Para quem recebe o salário pelo Banco do Brasil, se quiser acabar com a portabilidade ou fazer qualquer alteração, será preciso ir até a agência a qual recebe o seu salário.

Na Caixa Econômica Federal e no Banco Bradesco a regra é a mesma, vá até a agência a qual solicitou a portabilidade e faça o cancelamento.

O prazo de cancelamento é de até cinco dias, mas pode ser menor o prazo de acordo com a agência. Quanto antes você cancelar, melhor.

Já para solicitar o cancelamento da solicitação no C6Bank, é necessário acessar o chat no app, digite “Portabilidade de Salário” e seguir as orientações. No Nubank também deve ser feito via app.

E se o cliente estiver com dívidas no banco?

Uma dúvida muito comum em relação a portabilidade de salário ou quanto o cancelamento é caso tenha dívidas junto ao banco. Essa também é uma das razões pelas quais as pessoas se interessam pela portabilidade.

A regra é que o banco está autorizado a fazer descontos do salário apenas se for expressamente autorizado por contrato. Ou seja, o cliente precisa estar ciente e consentir com o débito.

+ Portabilidade da conta salário: entenda as regras, vantagens e desvantagens

Em casos de desconto em folha, por exemplo, o débito ocorrerá independentemente da portabilidade. Em caso de despesas com cartão de crédito ou cheque especial, elas não serão descontadas automaticamente.

Como ficam os empréstimos contratados?

Ao solicitar a portabilidade de salário, muitas pessoas ficam com dúvida se isso inviabiliza ou não o crédito consignado. A primeira coisa que você precisa saber é que isso não impede a portabilidade.

Mas caso você queira mudar o banco do seu consignado para a nova instituição financeira ou até mesmo para outro banco que tenha taxas mais baratas, é necessário fazer a portabilidade do crédito.

Vale ressaltar que esse processo é diferente da portabilidade de salário. Sendo assim, é necessário fazer duas solicitações à instituição financeira.

Fique atento à conta salário

A conta salário é uma modalidade comum nas empresas, pois facilita o fluxo de pagamentos delas. Mesmo que essa seja uma exigência da empresa que você trabalha é possível exigir a portabilidade do salário sem custo algum para outra conta.

Entretanto, se as operações que você realiza pela sua conta forem simples, como, por exemplo, saques, consultas, transferências, etc, essa pode ser uma opção vantajosa. Levando em consideração que seu salário permanecerá integral sem descontos de tarifas.

Se a conta salário se adequa às suas necessidades, verifique com a empresa que trabalha se há possibilidade de abrir uma conta nesta modalidade.

Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ser útil para alguém? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem como cancelar a portabilidade de salário.

*Colaboração: Camila Miranda e Juliana Favorito

O que achou disso?

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 51

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

8 COMENTÁRIOS

  1. “ será necessário ir até o banco a qual se tem a conta para solicitar o cancelamento.”

    Faltou deixar claro o mais importante: a pessoa tem que pedir ao Banco original (onde o empregador credita) ou ao Banco de portabilidade (o qual realmente o dinheiro cai)?

    • Olá, Henrique! Tudo bem?
      O pedido deve ser feito ao banco para o qual foi feita a portabilidade (o banco onde cai o dinheiro).

  2. Ola, bom dia. E quando o banco for virtual, tipo Nubank, Original, C6? Como faz? Eu recebia pelo Bradesco e pedi a portabilidade para o nubank.

    • Oi, Analice! Tudo bem?
      Como esses bancos não possuem agência física, você deve solicitar o cancelamento entrando em contato pelos canais de atendimento disponibilizados aos clientes. Pode ser possível pelo aplicativo também.

  3. Boa tarde, fiz portabilidade do BRADESCO para o banco do brasil, porem encerrei minha conta no banco do brasil ela já não existe mais, o dinheiro volta a cair no bradesco?

  4. FIZ MINHA PORTABILIDADE DE UM BANCO PARA O OUTRO, A MAIS OU MENOS 1 ANO, POSSO SOLICITAR O CANCELAMENTO DESSA PORTABILIDADE, E VOLTAR PARA O BANCO DE ORIGEM?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui