InícioNotíciasFinanças PessoaisPortabilidade da conta salário: entenda as regras, vantagens e desvantagens

Portabilidade da conta salário: entenda as regras, vantagens e desvantagens

4.2
(147)

Em 2018, o Banco Central anunciou a Resolução nº 4.639 com novas regras para a portabilidade da conta salário. A principal mudança é a não cobrança de tarifas.

Segundo o BC, a conta salário é uma conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador para efetuar o pagamento de salários aos seus empregados.

Essa não é uma conta de depósitos à vista, já que somente poderá receber depósitos do empregador. Não são admitidos depósitos de quaisquer outras fontes na conta salário.

A conta salário pode ser utilizada também para o pagamento de proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Os bancos contratados para realizar esses serviços de pagamento devem, obrigatoriamente, observar as regras da conta salário.

Uma conta salário não pode ser aberta por iniciativa do empregado. Para ter uma é preciso que o empregador contrate um banco para prestar o serviço de pagamento dos salários de seus empregados.

É também responsabilidade da empresa a identificação dos beneficiários desses salários.

pessoa usando a biometria no caixa eletrônico do banco
Novas regras da portabilidade da conta salário estão em vigor e você precisa estar atento

A principal diferença da conta salário para uma conta de depósitos à vista, que pode ser conta corrente ou de poupança, é que a segunda opção é aberta pelo próprio titular, com um contrato feito diretamente com um banco.

Diferente da salário, como falamos acima, que só pode ser aberta pela empresa. Para movimentar a conta, assim como receber depósitos, o empregado precisa de uma conta corrente ou poupança, que não precisa ser aberta no mesmo banco da conta salário.

Mas, o empregado pode solicitar a transferência. É aí que ocorre a portabilidade da conta salário, que vamos explicar em detalhes a seguir.

Regras para a portabilidade da conta salário

A transferência automática do salário pode ser solicitada pelo empregado para uma conta de depósitos que esteja em seu nome, mesmo em outro banco. Isso sem custos. Esse processo é denominado a “portabilidade do salário”.

A transferência também pode ocorrer para uma conta no mesmo banco, caso o empregado opte por abrir uma ou já possua uma.

Se optar por manter apenas a conta salário, o empregado deve verificar as formas de acesso negociadas pelo seu empregador com a instituição financeira.

As opções podem ser saques no caixa, saques em terminais de autoatendimento e pagamentos diretamente no comércio por meio de cartão ou da internet. Lembrando que não é possível fazer depósito em conta salário.

Para quem optar pela portabilidade do salário, a transferência automática do salário pela instituição financeira deve ser realizada até às 12h do mesmo dia que o empregador realizou o pagamento de seus beneficiários.

A Resolução nº 4.639 foi criada com a proposta de facilitar o processo da portabilidade. Entre as novas regras está o pedido de transferência direto no banco de preferência do empregado.

O pedido de portabilidade, antes, deveria ser feito ao banco que o empregador contratou. E agora poderá ser realizado no banco que o empregado queira manter uma conta de depósitos.

A transferência também não precisa ser feita mais para uma conta de depósitos, podendo ser solicitada para uma conta de pagamento pré-paga.

As novas regras fazem parte da Agenda BC+, Pilar Sistema Financeiro Nacional Mais Eficiente. A intenção é dar mais opções aos clientes dos bancos, com maior comodidade e estimular maior concorrência entre as instituições financeiras.

O que é preciso para fazer a portabilidade de banco

Com as novas regras estabelecidas pela Resolução nº 4.639, o banco contratado pela empresa empregadora deve informar ao cliente todas as características e regras para movimentação da sua conta salário. Assim como as situações em que há cobrança de tarifa e o direito à portabilidade.

O banco também deve assegurar ao beneficiário a transferência, com a disponibilidade dos recursos no mesmo dia. Essa transferência pode ser para conta de depósitos ou de pagamento pré-paga do beneficiário, na mesma instituição ou em outra.

Para fazer a portabilidade da conta salário, o beneficiário deve comunicar a instituição contratada. Essa comunicação pode ser feita por intermédio da instituição destinatária.

O prazo para aceitar essa comunicação pela instituição contratada é de no máximo de cinco dias úteis. A comunicação para a portabilidade pode ser por meio escrito ou eletrônico.

Entenda o funcionamento da conta salário

Não pode haver cobrança de tarifas na transferência automática para outra conta em nome do titular. Ou seja, para realizar a portabilidade não há cobrança de tarifa.

Também não pode haver cobrança de tarifa na conta salário referente a:

  • Fornecimento de cartão magnético, a não ser nos casos de pedidos de reposição;
  • Realização de até cinco saques a cada crédito;
  • Acesso a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento ou diretamente no caixa;
  • Pelo menos dois extratos contendo toda a movimentação da conta nos últimos trinta dias.

Vantagens e desvantagens da conta salário

Se você está na dúvida se deve abrir uma conta salário ou se continua com a que tem ou não, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens.

Só sabendo os benefícios que ela irá te trazer que você saberá se esse tipo de conta atende às suas necessidades.

Vantagens da conta salário

-> Não tem cobrança de taxas, já que trata de uma conta salário tradicional. Sendo assim, o funcionário está isento de qualquer encargo para manter o dinheiro na conta.

-> Maior segurança para receber o seu salário, isso porque você não precisa ficar andando com o valor pela rua. Além de saber o dia exato que o dinheiro caiu na conta realizando uma consulta pelo internet banking ou em um caixa eletrônico.

-> Para abrir esse tipo de conta não é necessário realizar uma análise de perfil de crédito, como acontece ao solicitar uma conta corrente. A solicitação deve ser feita pela empresa e só é necessário entregar os documentos pessoais.

-> Você pode realizar a solicitação de crédito, que pode ser aprovado em casos de emergências financeiras.

Desvantagens da conta salário

-> Se você quer juntar dinheiro a conta salário não é uma boa já que ela não rende juros. Para isso é necessário abrir uma conta poupança e transferir o dinheiro. 

-> Esse tipo de conta não permite que sejam realizados outros tipos de depósitos que não sejam da empresa. Se você tiver outro emprego, poderá migrar para uma conta corrente.

-> Você não pode realizar transferências para contas de outros bancos. mas pode redirecionar por meio da transferência automática. Para isso, é preciso preencher um formulário e aguardar a aprovação da gerência. Docs, Teds ou transferências simples não são permitidas.

-> O trabalhador não tem direito a cheques.

-> Só é possível ter um titular na conta salário.

-> Não é possível que você encerre a conta, somente a empresa está autorizada a realizar isso. Em caso de demissão, a própria instituição comunica ao banco e a conta salário é encerrada automaticamente.

Gostou desse artigo? Então aproveite para continuar a leitura e confira mais detalhes sobre o processo de portabilidade da conta salário.

O que achou disso?

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 147

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

47 COMENTÁRIOS

  1. Meu dinheiro já tá na conta salário desde o começo do mês, se eu fizer a portabilidade agora o dinheiro vai ser transferido automaticamente para a minha conta corrente ou só o próximo salário ?

    • Olá, Felipe. Tudo bem?
      É provável que você consiga transferir o dinheiro para conta corrente. Mas, entre em contato com seu banco para verificar as condições específicas.

    • Depende da modalidade de conta que você optar. Se você não pretende pagar nenhuma tarifa, sugiro a modalidade “serviços essenciais”. Por determinação do Banco Central, todos os bancos são obrigados a disponibilizar este tipo de conta.

  2. fiz a portabilidade do Bradesco para o banco do Brasil ano passado e ocorria a transferência normal porém esse ano foi depositada novamente na conta do Bradesco sem minha solicitação o que faço?

  3. Boa noite, estou com um problema, abri uma conta salário no Itaú e minha empresa só disponibiliza o holerite pelo app do banco… Tento acessa e fala q não tem acesso para conta salário. Fui na agência e está um empurra empura, a empresa fala q o banco tem q fornecer e o banco fala q com conta salário não existe acesso ao app e a empresa tem q fornecer o holerite

  4. Boa Noite, Eu tentei fazer portabilidade da conta salário e depois de alguns dias meu banco me ligou e falou que se eu fizesse, eles teriam que mudar meu pacote da conta e passaria a pagar uma taxa, e ainda eu teria que ir ao banco para finalizar meu pedido, esse procedimento deles está correto?

  5. E possível a Impresa fazer o depósito
    pra outro banco EX A impresa faz o depósito no Bradesco ela pode transferir direto pro banco do Brasil

  6. ola tenho emprestimo no banco to com dificuldade pra pagar ten com tira meu salario do comta correti e por pra conta salario.sendo q minha com salario a empresa. ja vinculor a minha cont corete

    • Olá, Ivonaldo. Tudo bem?
      Tente conversar com a empresa para abrir uma conta salário. Assim, você terá mais facilidade para gerir o dinheiro e não terá cobrança de taxas.

      • A empresa em que trabalho é conveniada com o Santander.
        Tenho uma conta corrente no mesmo porém um empréstimo vem me tirando o sono, não estou conseguindo pagar.
        O mesmo é debitado na minha conta, o salario cai e automaticamente o banco vai e debita a parcela, com a pandemia não estou conseguindo pagar.
        solicitei a empresa uma carta de encaminhamento para abrir uma conta salario.
        A QUESTÃO É: Posso abrir uma conta salario no santander mesmo já tendo uma corrente.
        Caso não, se solicitar portabilidade no banco Itau que também tenho conta o santander pode debitar o emprestimo quando o meu salario cair lá ou a transferencia é feita automaticamente para o Itau?

        • Olá, Luis Carlos! Tudo bem?

          Antes de qualquer coisa, saiba que o banco só pode debitar dívidas e empréstimos da sua conta se você tiver dado essa autorização antes. Confira no seu contrato com o banco se ele prevê isso. E, sim, você pode abrir uma conta-salário mesmo já tendo uma conta corrente. Para mais informações recomendados que entre em contato diretamente com o seu banco.

  7. boa tarde,
    o que é conta salario(tipo 004)?, tenho conta corrente no SANTANDER onde recebo salário, porem meu órgão pagador do ME solicita alteração de dados bancários e quer saber sobre esse tipo 004.

  8. Boa noite me tire uma dúvida a pensão da minha filha entra na conta salario da minha conta corrente no banco do brasil.
    Mais hj recebi uma carta falando q essa minha conta será encerrada com 180 dias .
    E como ficará a conta salario ??
    Ou será q a pensão foi cancelada sendo q ela já fez 19 anos ??
    Tô sem saber pode me informar ,desde já agradeço.

  9. E possível sacar o dinheiro antes da portabilidade? Antes do bando fazer a transferência para o banco da portabilidad

  10. Quando temos um debito pendente com o Banco que a empresa obriga a fazer abertura de conta salário, mesmo ja tendo ja recebido por outro banco. O banco poderá realizar desconto na conta salário?

  11. Obrigada por disponibilizar esse conteúdo. Minha dúvida é a seguinte, possuo débitos em uma instituição bancária . A conta é corrente, mas gostaria de mudar a conta para conta salário. Pois a dívida está em um valor muito alto tornando impossível qualquer acordo de pagamento.

  12. Ola
    Fiz a portabilidade do Sa….der para c..xa e des de então sempre que o pagamento da em fim de semana ex:( sábado ou domingo) oi até mesmo em feriados o Banco Sa….der segura o pagamento de quem fez portabilidade pra segunda-feira , mas porém paga de quem recebe por ele ! Teria algo que posso fazer pra mudar isso? ,porem gostaria de continua a receber o salário na caixa !

  13. Oi eu tenho uma conta salário no banco do Brasil eu posso abrir uma conta salário no Itaú e fazer a portabilidade pra cair na conta salário do banco do Brasil.

  14. Ola F.O., tudo bem?
    Por gentileza, notem que já tenho uma portabilidade de salário, só que uma outra instituição financeira me despertou o interesse. Por acaso vocês sabem me informar se é possível eu fazer outra portabilidade direto na nova instituição ou existe algum outro procedimento?

    • Olá, Claudio. Tudo bem?
      Para fazer a portabilidade da conta salário, o beneficiário deve comunicar a instituição contratada. Essa comunicação pode ser feita por intermédio da instituição destinatária.

  15. Minha conta é no Bradesco e quero ir pra o Banco do Brasil, mas tenho uma dívida no banco da conta corrente onde recebo meu salário! posso fazer mesmo assim?

    • Olá, Gean. Tudo bem?
      Nesse caso é recomendado entrar em contato com o banco para quitar a dívida antes de fazer a portabilidade.

  16. Olá, tenho uma duvida;
    Eu recebo pelo banco do estado ao qual sou servidor. Fiz uma portabilidade para a caixa econômica onde já possuía conta. Agora vou trocar de instituição bancaria. Posso fazer uma nova portabilidade direto ? ou preciso cancelar a primeira para poder realizar a nova ?

    • Olá, Kleyton! Tudo bem?
      Recomendamos que procure o atendimento da instituição financeira na qual vai abrir a nova conta e o seu banco atual para sanar a dúvida.

  17. Olá , tenho a portabilidade do santander pra caixa ,mas ocorreu um problema , a empresa fez o deposito do meu salario e me enviou o comprovante mas a quantia nao caiu na minha conta da caixa , oque eu faco nesse caso ?

  18. quero fazer a minha portabilidade de salario para o meu banco, minha empresa pagara algo por isso? eles serao informados?

    • Olá, Carolina! Tudo bem?
      Sua empresa não pagará nada por isso.
      Com a portabilidade, a conta salário original continua existindo, mas os depósitos feitos nela pela empresa são transferidos automaticamente para a conta-destino.

  19. Oque é efetivação de cadastro para conta salário? Faz tempo que recebo meu pagamento pela conta conjunta com meu esposo mas não consigo pegar meu comprovante salarial então meu esposo entrou no app Itaú e fez essa atualização de efetivação cadastro para conta salário, estou preocupada será que fizemos certo?

  20. o banco que recebe minha conta salario pode mexer no meu saldo sem minha permissão ?
    e outra fiz portabilidade da conta salario mas o dinheiro não foi todo para a conta correspondente o banco antico travou um valor para quitar uma fatura que não estava vencida ainda . isso pode ?

    • Olá! Tudo bem?
      O banco não pode movimentar a sua conta sem a sua autorização, mesmo sendo para pagar dívidas. Verifique se você assinou um contrato que previa esta possibilidade. Caso negativo, eles não podem fazer isso.

  21. Já tenho uma portabilidade. .. posso fazer outra? Uso o mesmo procedimento?. .. na solicitação boto o nome do primeiro banco ou o que troquei?

  22. Olá tudo bem!
    Eu recebo meu salário diretamente na conta poupança do Bradesco, e quero solicitar para receber esse salário que eu recebo em outro banco porém não tô conseguindo.

  23. Tenho uma portabilidade do Itaú pro pagBank e fiu mandado embora . A recisao irá cair normal na minha conta pagBank ou tenho que falar com a empresa ?

  24. Ola a empresa disse que depositou o dinheiro na quinta feira na conta salário da caixa na qual eu pedi portabilidade para o BB mas ja é sabado e o dinheiro não caiu e o meu primeiro salário por que essa demora toda ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui