Início Notícias Investimentos Poupança em 2021: vale a pena investir?

Poupança em 2021: vale a pena investir?

0
(0)

Quando o assunto é investimento, a poupança sempre surge como opção. Isso porque ela é a aplicação financeira mais popular do Brasil. Porém, o que poucas pessoas sabem é que a rentabilidade da poupança em 2021 depende do cenário econômico do país.

Ficou confuso? Então calma, pois FinanceOne te explica o porquê esse resultado vai depender do cenário nacional e como isso impacta os investimentos.

Primeiro, você precisa saber que a rentabilidade da caderneta vai depender da taxa básica de juros, a Selic.

Por conta do atual cenário, onde a taxa Selic é de 2%, menor valor histórico, ter dinheiro na poupança em 2021 pode não ser muito vantajoso.

Por isso, é importante que você conheça outras alternativas de investimentos e avalie o que vale mais a pena. Existem diversos tipos de investimento mais rentáveis que a própria poupança, só é preciso que você ache o que mais combine com as suas necessidades.

Qual será o rendimento da poupança em 2021?

É fundamental acompanhar as taxas de juros do país para entender quanto rende a poupança em 2021 e se vale a pena investir ou não.

Isso porque desde 2012, a rentabilidade da poupança está ligada ao desempenho da taxa Selic. Sendo assim, a regra da rentabilidade da poupança é a seguinte:

  • Quando a Taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano a poupança rende 70% da Selic mais TR;
  • Quando a Taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano a poupança rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR).

É importante ressaltar que a taxa referencial se encontra zerada, por isso, atualmente a poupança rende 70% da taxa Selic.

Mas, como a taxa Selic vai impactar esse investimento?

Agora você deve estar se perguntando como a taxa Selic vai impactar no rendimento da poupança em 2021, certo? Você precisa ter em mente que essa taxa influencia diretamente na rentabilidade da maioria dos investimentos de renda fixa. 

Assim como a poupança, o retorno de outros ativos também acompanha o desempenho da Selic. A expectativa do Banco Central é que, em 2021, a taxa Selic atinja o patamar de 2,5% ao ano.

Logo, considerando esse cenário, a poupança em 2021 renderia algo em torno de 1,75% ao ano. Por enquanto, a taxa Selic é de 2% ao ano.

Nesse cenário, a poupança rende 70% da Selic, o que significa um rendimento anual de 1,4% mais a TR, que atualmente está em zero.

Será vantajoso investir na poupança em 2021?

Traçado todo esse cenário, fica a seguinte pergunta: será que vale a pena investir na poupança em 2021? Já existe uma resposta no primeiro mês do ano?

Além de tudo o que você já viu neste artigo, é importante saber, ainda, que a rentabilidade só acontecerá na ”data de aniversário” da referida poupança. Dessa forma, se o investidor retirar o dinheiro antes do período não haverá rendimento.

poupança em 2021
A rentabilidade da poupança em 2021 ainda será baixa

Essa situação pode ficar ainda mais delicada se avaliarmos o desempenho da inflação neste mesmo período. Ao descontar o efeito da inflação sobre a rentabilidade, o lucro real da poupança pode até mesmo ser negativo.

Com isso, se você começar a juntar dinheiro na poupança em 2021 poderá ser como colocá-lo embaixo do colchão. Confira algumas desvantagens para quem quiser arriscar nesse investimento:

  • Baixa rentabilidade;
  • Retorno é obtido apenas se respeitar a ‘’data de aniversário’’ da aplicação;
  • Incompatível com a inflação.

Para algumas pessoas, a poupança pode até se tornar uma opção viável, ainda mais se tratando de investidores iniciantes.

Mas, se você quer resultados, é importante saber que não vai valer a pena deixar o dinheiro parado na poupança se existem opções tão seguras quanto e que pagam uma rentabilidade até melhor.

Gostou dessas informações? Se este conteúdo te ajudou, então compartilhe nas redes sociais e com seus amigos para ajudar quem pretende investir na poupança em 2021.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui