
A sua empresa ainda não faz parte do regime simplificado de tributos? Então saiba que o prazo de adesão ao Simples Nacional encerra neste mês de janeiro.
Embora seja um dos regimes mais conhecidos, ainda sim tem muitos empreendedores e empresários que não sabem como funciona para fazer parte.
Este é o regime tributário que engloba as empresas que possuem receita bruta anual de até R$4,8 milhões. Ele foi criado justamente com o objetivo de ajudar os pequenos negócios, que antigamente pagavam muitos impostos.
Veja a seguir qual é o prazo e como funciona para aderir ao Simples Nacional em 2023!
Adesão Simples Nacional 2023: quando encerra o prazo?
O prazo da adesão ao Simples Nacional em 2023 encerrará no dia 31 de janeiro para todos, sem exceção.
Geralmente o prazo é até o último dia útil do mês de janeiro. Em 2023, o dia 31 cairá em uma terça-feira.
Para as empresas que estão iniciando suas atividades, a adesão poderá ser solicitada após 30 dias contados o último deferimento da inscrição, seja ele municipal ou estadual.
Como funciona a adesão do Simples Nacional? Veja passo a passo!
Quer realizar a adesão do Simples Nacional, mas não sabe como funciona o processo? Então calma que o FinanceOne preparou um passo a passo bem descomplicado para te ajudar!
1º passo: abra o portal do Simples Nacional;
2º passo: procure a aba “Simples-Serviços” na parte superior da tela;
3º passo: clique em “Opção”, em seguida, selecione “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”;
4º passo: faça o seu login no portal para que o seu cadastro seja concluído.
Lembrando que, para as empresas recém criadas, o prazo de 30 dias é válido desde que não ultrapasse mais de 60 dias da data de abertura do CNPJ.

Adesão ao Simples Nacional precisa de renovação?
Muita gente tem dúvida se as empresas precisam realizar a adesão anualmente. A resposta é não.
Uma vez realizada a solicitação e a sua empresa incluída no regime do Simples Nacional, não há necessidade de renovação. Ela só deixará de fazer parte caso seja excluída.
A exclusão pode acontecer ou por vontade própria do dono do CNPJ ou acontecer por determinação da Receita Federal.
Como saber se a adesão foi aceita?
Se você não sabe se fez todo o passo a passo corretamente e deseja checar, é possível confirmar a solicitação pelo mesmo portal.
Na página,acesse o menu “adesão” clicando na aba “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”.
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Lá, você verá a situação do seu pedido. Se ele ainda estiver “em análise”, não se preocupe. A solicitação ainda não foi negada.
Acontece é que o sistema do órgão realiza uma verificação automática para verificar se existe, por parte deste CNPJ ou CPF, alguma dívida fiscal ou pendência.
Se existir, ficará “em análise”, mas, caso não, será aprovada rapidamente.
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