Profissões do futuro: confira quais são as tendências do mercado profissional

0
2872
homem vendo no tablet o mapa mundi projetado
0
(0)

Profissões do futuro são comumente listadas todos os anos. As apostas variam de acordo com as tendências e projeções do mercado. De tempos em tempos, surgem novas demandas, novas tecnologias e, consequentemente, a necessidade de novos profissionais que dominem essas demandas. São eles que vão suprir as novas necessidades do mundo.

Anúncios

As opiniões e hipóteses são variadas, mas costumam ter algo em comum: o mundo já está mudando.

A pandemia do coronavírus junto com a mudança de hábitos que ela causou, por exemplo, fizeram com que algumas tendências fossem amplamente adotadas: trabalho remoto, ensino online, home office… Tudo isso demonstra como o jeito de trabalhar está mudando. Por isso, estar preparado fará toda a diferença para a sua carreira.

Anúncios

Vale lembrar também que saber quais são as carreiras do futuro não é só para quem está começando. Profissionais experientes, por exemplo, podem se aprofundar em novas áreas e aproveitar as novas chances de crescimento. Uma oportunidade e tanto, para quem quer apostar em uma nova capacitação.

+ Quer trabalhar em casa? Veja 36 profissões para ganhar dinheiro

Pense que investir em uma profissão só porque “está na moda” não é bom negócio. Moda é passageira, e isso pode significar jogar dinheiro fora. Afinal, investir em uma profissão requer recursos financeiros. E o retorno desse investimento precisa ser satisfatório.

Anúncios

Por isso, em vez de profissões “na moda”, é mais válido estar antenado com as profissões do futuro. Elas têm mais chances de gerarem vagas e oportunidades de carreira a longo prazo.

Profissões do futuro e a tecnologia

Estamos no meio de uma revolução tecnológica e de mudança de gerações. A cada dia surge uma novidade, e é até difícil acompanhar a evolução da tecnologia.

Lembra de como achávamos distante o ano 2000? E como imaginávamos um mundo tipo “Os Jetsons”, com carros voadores e empregados robôs? Não estamos muito distantes disso, mas ainda não chegamos nesse nível.

Hoje, as crianças já nascem na era Touch Screen, a tela sensível ao toque. As brincadeiras estão nos games, computadores, tablets e smartphones. Nas próprias escolas, a tecnologia predomina. Os aplicativos surgem para suprir novas demandas e facilitar a vida das pessoas.

O mercado, necessariamente, acompanha essas novas demandas. Enquanto algumas profissões tornam-se obsoletas, outras surgem como oportunidade para os novos profissionais.

Confira a seguir 13 profissões do futuro!

13 profissões do futuro: descubra quais são as tendências

1. Desenvolvedor de softwares

O desenvolvedor é o profissional que escreve os códigos para construir as aplicações. Já é muito requisitado e continuará a ser por muito tempo. É um profissional muito valorizado no mercado, pois faz parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos.

O mercado está aquecido, com muitas vagas, principalmente, em São Paulo, no Nordeste e no Sul.

2. Especialista em Experiência de Usuário

Também chamados de Especialista em Experiência do Cliente ou Customer Success (Sucesso do Cliente). Já é comum encontrar esse profissional em empresas de e-commerce, mais preocupadas com o resultado e experiência positiva do cliente.

É esse profissional que faz com o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado.

3. Profissional de Big Data

Estamos na era dos dados! Na Internet, mais do que pessoas, somos dados, computados a cada clique.

As empresas estão abarrotadas de informações coletadas de inúmeras fontes (sistemas internos e externos). Mas essas informações precisam ser trabalhadas, analisadas e transformadas em material estratégico.

O profissional de Big Data combina conhecimentos da área de tecnologia e das Ciências Exatas (Análise de Sistemas, Engenharia, Matemática, Estatística) com capacidades da área de Humanas, como Marketing e Psicologia, por exemplo.

4. Creators

Você pode não perceber, mas esses profissionais estão dominando a internet! Eles são produtores de conteúdo, em texto, áudio, vídeo ou o que for.

Já estão em alta e prometem ficar nos próximos anos, também conhecidos como digital influencers.

5. Profissional de marketing digital

Essa profissão é antiga e já consolidada, mas vem sofrendo um boom no mercado da internet. No meio online, essa profissão se torna essencial. E mesmo as pequenas empresas já perceberam isso. É o marketing voltado para a internet.

6. Designer de Inovação

É o profissional que pesquisa tendências e tem uma boa visão de desenvolvimento industrial. Ele transforma ideias e funcionalidades inteligentes em produtos ou soluções no mercado.

O Brasil ainda não possui um mercado consolidado de designers de inovação, mas a tendência é que se fortaleça no futuro.

7. Gestor de resíduos

Documentários mostram o tempo todo o nosso problema do lixo. A produção mundial de resíduos vem aumentando progressivamente. Principalmente o resíduo sólido. O que gera a demanda por uma gestão dessa matéria.

Mulher segura uma caneca e mexe em um notebook lendo sobre profissões do futuro
Confira quais são as profissionais do futuro que estão em alta

Outras profissões do futuro que estão tendência

8. Profissional de Tecnologia da Informação

Já vem crescendo e vai continuar ascendendo no Brasil nos próximos anos. E isso independentemente do momento econômico. A tecnologia é cada vez mais usada nas empresas e na casa das pessoas.

Esse profissional atua implementando e gerindo sistemas tecnológicos. Destaque para os especialistas em segurança da informação.

9. Geneticista

Imagina poder identificar possíveis doenças que uma pessoa tende a ter no futuro e agir na prevenção antes mesmo de aparecerem sintomas?

Isso é possível com o trabalho de um geneticista. Profissão em alta e com fortes chances futuras.

10. Especialista em cloud computing

O mundo pede agilidade, e a informação está cada vez mais online. Por isso, para suprir essa demanda, surgiu o armazenamento de dados “na nuvem”. Essa é uma das áreas apontadas pelos especialistas com boas oportunidades profissionais nos próximos anos.

As informações não precisam mais ser armazenadas no hardware. Hoje é possível acessar qualquer tipo de informação de qualquer lugar.

11. Social Media

Ter um perfil nas redes sociais já é uma necessidade para qualquer empresa que deseja se consolidar no mercado. Por isso, o profissional que administra redes sociais será cada vez mais procurado.

+ Saiba como gerar renda extra com redes sociais

12. Professor online

Outra grande tendência das profissões do futuro são os professores online. Isso porque o ensino EAD tende a se expandir nos próximos anos.

Por isso, essa é uma alternativa para aumentar os ganhos dos profissionais que vivem de compartilhar conhecimento.

13. Consultor de imagem

O consultor de imagem é responsável por dar as melhores dicas sobre a aparência. Isso vale tanto para o pessoal quanto para o profissional e pode envolver desde o modo como você corta seu cabelo até a maneira como se veste.

Viu, só? Essas são algumas possíveis profissões do futuro. Vale destacar, contudo, que outras ocupações podem surgir ao longo do tempo.

Gostou deste texto? Acha que ele pode ser útil para alguém? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais pessoas a descobrirem sobre as profissões do futuro que estão em alta no mercado.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui