
O pix, novo sistema de pagamentos anunciado pelo Banco Central (BC), começou a funcionar em meados de novembro. O objetivo do novo meio de pagamento é substituir as transações realizadas via TED e DOC. Mas, para além disso, o BC também informou que o Pix poderia ser realizado para recarga de celular e pagamento de fatura do telefone.
No entanto, essa decisão seria feita de forma gradual, autônoma, voluntária e independente pelas empresas. Ou seja, vai da companhia telefônica aceitar, ou não, o pagamento via Pix.
Atualmente, algumas operadoras já aceitam o novo meio de pagamentos instantâneos. A seguir, veja como fazer recarga de celular usando o Pix.
+ Pix é melhor que TED e DOC para 60% dos brasileiros
+ Chave PIX com número de celular: o que fazer se for trocar o aparelho?
Como fazer recarga de celular usando o Pix
A forma de realizar a recarga de celular usando o Pix pode variar de acordo com a empresa telefônica. Por isso, é necessário conferir com a sua. Mas, de forma geral, é possível realizar a recarga dessa maneira:
- Acesse o site ou o aplicativo da sua operadora;
- Selecione a opção de Recarga;
- Escolha o valor desejado e confirme;
- Digite o número do celular a ser recarregado;
- Se necessário, informe o código de confirmação enviado por SMS;
- Nas opções de pagamento, selecione o Pix;
- Um QR Code será gerado para que você pague usando a câmera do celular. Mas você ainda tem a opção de pagar com o código do Pix Copia e Cola.
As operadoras de telefonia Claro e TIM foram as primeiras a aceitarem o Pix para o pagamento de faturas via QR Code. Os clientes destas telefônicas podem utilizar o novo sistema de pagamentos para realizar a quitação de cobranças de forma mais rápida, sem limite de horário ou dia de semana.
Além do código de barras, a operadora Claro também implementou um QR Code do Pix em suas faturas – físicas ou digitais. A mudança aconteceu primeiro na Grande São Paulo, mas já está disponível para outras regiões do país.
Além disso, a TIM também passou a oferecer possibilidade de pagamentos via Pix para clientes dos planos pós-pago e controle, em faturas com vencimento a partir do dia 10 de dezembro. A função está disponível no aplicativo MEU TIM.
A operadora Vivo também atualizou sua plataforma de recarga e passou a aceitar Pix.

Operadoras telefônicas dão bônus para incentivar serviços financeiros
A operadora Claro está incentivando o uso do seu novo sistema de pagamentos, o Claro Pay, que está disponível para todos os clientes da empresa desde janeiro de 2021. A Claro oferece alguns benefícios para quem utilizar o app para efetuar os pagamentos de faturas via Pix.
A TIM também tem recompensas ativas para quem efetuar o pagamento via Pix através do app do C6 Bank. No plano controle, por exemplo, o usuário pode ganhar bônus de 4GB.
Ainda assim, cabe ressaltar que é possível realizar o pagamento por meio de aplicativos de bancos ou fintechs que já tenham suporte ao Pix.
O sistema de pagamentos Pix já movimentou R$150,3 bilhões até o último dia de 2020, segundo informações do Banco Central. Foram 176 milhões de transações feitas utilizando o novo método. O valor corresponde a um fluxo diário de R$3,3 bilhões.
No período de 46 dias entre o lançamento do sistema até o fim de 2020, 133.877.957 de chaves foram habilitadas para usar o Pix. A ampla maioria delas (95,7%) foram utilizadas por consumidores e somente 5.775.470 (4,3%) por empresas.
Gostou do nosso texto? Então continue navegando pelo nosso site. Leia agora mesmo: “Portabilidade da chave Pix: saiba como fazer” e fique ainda mais por dentro do assunto!
Mas o menos bom