InícioNotíciasEconomiaPix é melhor que TED e DOC para 60% dos brasileiros

Pix é melhor que TED e DOC para 60% dos brasileiros

1
(1)

O Pix já é considerado por 60% dos brasileiros como um sistema de pagamentos melhor que o TED e DOC. Os dados são da pesquisa do Ibope, encomendada pelo C6 Bank.

De acordo com o levantamento, 92% das pessoas conhecem o novo sistema de pagamentos instantâneos e a maioria considera seguro.

O Pix foi lançado oficialmente no dia 16 de novembro. Até o dia 3 de dezembro, foram registradas 43 milhões de transações, que movimentaram R$ 40,5 bilhões.

Segundo o Banco Central, 99,7 milhões de chaves foram cadastradas por 40,4 milhões de pessoas físicas e 2,5 milhões de empresas.

+ Pix: veja 7 erros que você não deve cometer

Mais da metade dos entrevistados pretende utilizar o Pix para pagar contas

A pesquisa também mediu a intenção de uso do novo sistema. Mais da metade dos entrevistados (56%) pretende utilizar o Pix para pagar contas de consumo, como luz, água e telefone.

Já os outros 45% querem usar para pagar produtos e serviços em estabelecimentos comerciais. Isso poderá ser feito via leitura de QR Code na maquininha ou na tela do computador do caixa, por exemplo.

Segundo o Ibope, 53% dos entrevistados vão preferir o Pix ao pagamento com cartão nas maquininhas.

Maxnaun Gutierrez, head de produtos e pessoa física do C6 Bank, explica que o rápido interesse pelo serviço acontece pela sua praticidade, simplicidade e também pelo seu custo zero, que é totalmente gratuito para pessoa física.

“Os números mostram que a adoção em massa é questão de tempo”, diz Gutierrez.

Até 18 de novembro, o Pix já estava conectado na plataforma de 735 instituições, dos grandes bancos, passando por várias fintechs, carteiras digitais e cooperativas de crédito também.

Entre as pessoas que já fizeram o cadastro no sistema, o porcentual é maior entre os homens na faixa etária de 25 a 34 anos e nas classes AB.

Entre os que se cadastraram, 35% declararam que usarão o novo sistema em breve e um terço dos participantes disse que a decisão vai ocorrer à medida que obtiverem mais informações sobre o novo sistema.

Pix
Mais da metade dos entrevistados pretende utilizar o Pix para pagar contas

+ Boleto ou Pix? Entenda as vantagens e desvantagens de cada um

Conheça as camadas de proteção do Pix

Fazer um pagamento por meio do Pix é realmente seguro? O Banco Central afirma que as transações financeiras são seguras.

De acordo com o BC, foram desenvolvidas camadas de proteção para garantir que todas as transações feitas por Pix sejam extremamente seguras.

Qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma conta transacional pode usar. O Pix poderá ser disponibilizado pelas instituições em diversos canais de acesso, como o smartphone.

Outros possíveis canais que podem ser oferecidos a critério de cada instituição, são: internet banking e presencialmente nas agências, nos caixas eletrônicos ou nos correspondentes bancários, como lotéricas, por exemplo.

Uma das dúvidas que ronda sobre o Pix é: o que fazer caso uma pessoa tente se cadastrar com os meus dados?

Nesse caso, você receberá um alerta de que aquele dado pessoal está sendo utilizado em outro lugar. Você pode reivindicar seus dados e comprovar que é dono deles, mas cada banco terá o seu processo individual.

Além disso, uma chave usada em um banco não poderá ser cadastrada também em outro banco ao mesmo tempo. Mas, se quiser, você poderá fazer a portabilidade das suas chaves de uma conta para outra a qualquer momento.

+ Confira as camadas de proteção do sistema Pix

Gostou do nosso texto? Então que tal continuar a visita em nosso site? Leia agora mesmo “qual melhor chave PIX para cadastrar?” e fique totalmente por dentro do assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui