Mais de 1,6 milhão de brasileiros podem ser laranjas, revela estudo da Serasa Experian

0
348
pessoa segurando notas de real
0
(0)

Você já emprestou o seu nome para alguém? Ou, até mesmo, aquele amigo te pediu a conta empresta do banco para depositar um valor alto? As pessoas laranjas são aquelas que emprestam – mediando pagamento ou não – seus dados pessoais, como nome, CPF e conta bancária, para que outras pessoas registrem bens ou movimentem dinheiro sem serem identificadas.

Em estudo inédito da Serasa Experian identificou que, atualmente, mais de 1,6 milhão de brasileiros podem ser considerados laranjas.

De acordo a estimativa do Banco Central (BC), os golpes no sistema financeiro brasileiro bateram a marca de R$ 2,5 bilhões de prejuízos em 2022.

Em virtude do alto valor, o BC sinalizou que estuda responsabilizar bancos por transações fraudulentas envolvendo ‘contas laranjas’.

Quer entender mais como funciona o esquema de pessoas laranjas? Então continue a leitura deste texto!

O que é uma conta laranja?

A conta laranja visa a lavagem de dinheiro ou enriquecimento ilícito utilizando dados de outra pessoa. E isso é considerado crime.

Um dos motivos para esse aumento na quantidade de perfis laranjas é a dificuldade de identificar essas pessoas, pois seu perfil se assemelha aos dos proprietários de contas legítimas ou, muitas vezes, são de usuários legítimos.

De todas as contas laranjas, 70% são contas alugadas com consciência ou coparticipação do titular. O restante são vítimas com seus dados roubados.

“O Pix tem sido um mecanismo de golpes de contas laranjas, pois facilita ao fraudador realizar múltiplas transferências de valores para diferentes instituições financeiras instantaneamente, o que dificulta rastrear os montantes. Por isso, é importante que empresas, consumidores e organizações atuem juntos, com meios de proteção em camadas, para combater à fraude”, diz o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

+ Conheça os golpes praticados com o PIX e como funcionam. Fique alerta!

+ Conheça os 6 golpes financeiros mais comuns na internet e como evitá-los

pessoa mexendo no celular na rua
Conta laranja visa a lavagem de dinheiro ou enriquecimento ilícito. Entenda mais!

Pessoas laranjas: entenda quem é quem na fraude

Criminosos

Fraudadores que aliciam pessoas, compram seus dados e os utiliza para fins ilícitos, como aquisição de bens ou empréstimos com intenção de não pagar, ou abertura de contas bancárias para realizar lavagem de dinheiro.

Os fraudadores também usam dados vazados ou roubados para criar uma conta laranja, além de invadirem contas com objetivo de fraudes bancárias.

Laranja amigo ou familiar

Emprestam seus dados para os fraudadores, muitas vezes sem nem saber como e para que serão utilizados. Há casos em que a pessoa tem seus dados roubados para que um amigo ou familiar crie uma conta bancária e a movimente.

Quem empresta os dados

Aqui o indivíduo vende ou empresta seus dados para ser utilizado para finalidade de fraude e recebe benefícios em troca. Neste caso, há dois tipos de perfis: o doador de dados e o gestor de dados.

Vítima de esquema laranja

Pessoa que teve seus dados roubados e utilizados para abertura de atividades laranja sem conhecimento.

Como se proteger dos golpes em contas laranjas?

  1. Os seus dados são exclusivamente seus.
  2. Jamais venda seus dados.
  3. Não permita que um amigo ou familiar utilize seus documentos e conta bancária como se fosse você.
  4. Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  5. Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  6. Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco, ou do aplicativo;
  7. Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.

Agora que você já sabe o que são pessoas laranjas, que tal conferir algumas dicas e se proteger para não cair em golpes?

Veja no FinanceOne:

+ Conheça os 5 principais golpes com cartão de crédito

+ Veja dicas de como evitar golpes com o cadastro do PIX

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui