Projeto obriga empresas a divulgarem valor de salário em vagas de emprego

0
145
carteira de trabalho em mãos
0
(0)

Quem está em busca de um emprego provavelmente já se deparou com o anúncio de uma vaga sem o valor do salário. Existem até empresas que solicitam que junto com o currículo seja enviado a pretensão salarial do candidato.

Anúncios

E se te contássemos que existe um Projeto de Lei (PL 1149/22) tramitando na Câmara dos Deputados que, caso seja aprovado, obrigará as empresas a informarem nos anúncios de vagas o salário que pretendem pagar?

A PL é de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) que no texto fala sobre a obrigatoriedade de que as empresas informem a faixa salarial na hora de divulgar as vagas de emprego. 

Anúncios

Isso valeria tanto para as empresas privadas quanto públicas que caso venham a descumprir a possível lei estariam sujeitas a multas de cinco salários mínimos.

Valor do salário influencia na hora de enviar o currículo

Saber o salário fornecido pela empresa é fundamental para o candidato, é dessa forma que ele decide se envia o currículo para a vaga ou não. Além disso, essa também é uma forma do profissional saber se receberá um valor justo pelo seu trabalho.

Afinal, o conhecimento sobre a área ele possui, mas será que a empresa pagará bem por isso?

Anúncios

Outro ponto é que o possível candidato precisa ter a informação do valor do salário para que ele saiba se isso pagará todas as despesas que possui ou passará a ter. O próprio Deputado Alexandre Frota falou sobre o assunto:

“As empresas buscam profissionais para o preenchimento de vagas disponíveis, porém não comunicam qual a faixa salarial, o que gera insegurança ao desempregado, ou seja, paira a dúvida se é um salário compatível com aquilo que ele está pretendendo ao buscar sua recolocação no mercado”, afirmou o parlamentar, em nota para Agência Câmara.

Vale ressaltar que o Projeto de Lei ainda precisa ser analisado por duas comissões, sendo elas: a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e de Trabalho, Administração e Serviço Público. 

Outra informação importante é que, por ser um projeto que está tramitando em caráter conclusivo, ele poderá ser aprovado sem ser votado no plenário. Mas isso caso não aconteça mudanças no textos ou haja um pedido especial para que a PL seja votada no colegiado.

Pesquisa revela que mais de 75% dos candidatos desejam valor de salário na vaga

Quase ninguém gosta de se candidatar para uma vaga de emprego cujas informações não constam ou estão incompletas. Uma pesquisa recente divulgada pelo Indeed, site de recrutamento, reforça este cenário.

carteira de trabalho física e digital
Quem está procurando por emprego avalia o valor do salário antes de se candidatar a vaga

Mais de 75% dos entrevistados desejam mais informações antes de se candidatar a uma vaga de emprego. Dentre essas informações, o valor de salário.

A pesquisa ainda revelou que:

  • 34% dos entrevistados sentem que seu salário não é condizente com sua carga de trabalho; e
  • 55%, desse total, são mulheres.

Para complementar esse ponto, a pesquisa revelou que as mulheres se sentem bem menos confiantes quando o assunto é solicitar um aumento salarial do que os homens.

Informar o salário pode otimizar processos seletivos

O diretor de vendas do Indeed no Brasil declarou que, embora as empresas tenham este receio de compartilhar dados de salário das vagas, isso pode aumentar a equidade e facilitar ainda mais os processos seletivos.

+ Golpe da vaga de emprego: confira como não cair em falsas oportunidades

Afinal, ele garante que ocultar essas e outras informações só vai tornar o processo ainda mais tedioso e exaustivo, tanto para o candidato quanto para a empresa.

“As chances de o candidato desistir ao final do processo seletivo pelo valor não ser compatível com sua expectativa são grandes. Nesse sentido, a transparência salarial ajuda a promover candidaturas mais assertivas às novas vagas e aumentar a competitividade entre empresas, com salários mais atrativos”, disse.

Outro dado importante que foi revelado pela pesquisa do Indeed é que os candidatos estão se tornando cada vez mais seletivos quando o assunto é a busca de uma vaga de emprego. Além das informações, eles também estão em busca do histórico da empresa.

Isso ocorre até mesmo antes de topar participar de uma entrevista e é uma prática corretíssima. Afinal, o número de golpes envolvendo promessas de emprego dos sonhos cresceram.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo e comente a sua opinião sobre a divulgação de valor de salário pelas empresas nas vagas de emprego! O que você acha, concorda ou discorda?

Leia também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui