Início Notícias Carreiras Como a saúde financeira pode afetar seu desempenho no trabalho?

Como a saúde financeira pode afetar seu desempenho no trabalho?

5
(1)

Você tem problemas financeiros? Se a resposta foi sim, é bem provável que você fique pensando neles o dia todo, certo? Mas você sabia que a sua saúde financeira pode afetar diretamente o seu desempenho no trabalho?

De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC, em 2019, 59% dos entrevistados afirmaram que as finanças são o maior motivo de estresse. Além disso, 35% contaram que a saúde financeira causa distração no trabalho.

E 49% dos entrevistados também disseram que passam pelo menos três horas por semana pensando ou lidando com problemas relacionados às finanças no horário de trabalho.

Percebeu que metade dos brasileiros pensa em assuntos financeiros no trabalho? Sendo assim, perde quase metade da jornada de trabalho semanal preocupado com dinheiro.

Saúde financeira atrapalha desempenho dos brasileiros no trabalho

É alto o número de brasileiros que ficam pensando na saúde financeira pessoal, em como se livrar das dívidas, fazer o dinheiro durar até o fim do mês e até mesmo dar um jeito de ganhar mais.

Porém, ficar pensando nas suas finanças durante o trabalho não é nada bom para a sua carreira e o seu emprego. Isso porque o seu rendimento pode cair, causar atrasos e até faltas no trabalho.

Mas como lidar com a sua saúde financeira sem que isso afete o seu desempenho no trabalho? Existem algumas formas de você resolver os problemas financeiros sem que você crie outros.

Isso porque ao sofrer com a sua saúde financeira e pela falta de dinheiro, você também pode acabar sofrendo por não estar dando o seu melhor no trabalho. 

Dicas de como melhorar a saúde financeira sem afetar o seu trabalho

As dicas que o FinanceOne separou para você também serve para que as empresas possam ajudar os trabalhadores a melhorarem suas finanças, por exemplo, com aulas de educação financeira. Confira abaixo!

Estabeleça uma meta e veja os resultados

Se você tem uma empresa e quer ajudar os funcionários a melhorarem a saúde financeira deles, pense no que a instituição quer atingir com as aulas de educação financeira.

Uma dica é reduzir o estresse dos trabalhadores e aumentar a fidelidade com a empresa. Depois faça uma avaliação formal dos resultados obtidos para você ter como base o que melhorou

Estimule a criatividade e participação

Outra dica é criar formas e fatores que estimulem esses profissionais a serem criativos e participativos em ações da empresa. Isso pode ajudar bastante com que eles não se sintam tão desmotivados e parem de pensar apenas nessa questão.

Afinal, mesmo que a empresa tenha um grande método ou uma boa educação financeira dentro da corporação, se o profissional não se sentir valorizado e parte do meio de nada adiantará.

É preciso torná-lo presente e criar comunicações mais ativas e efetivas.

Proporcione mensagens relevantes e positivas

Além disso, sempre que você for criar uma nova ação ou campanha na sua empresa não busque colocar expressões ou frases que atinjam o seu público-alvo negativamente. Isso pode, sim, refletir nos seus colaboradores.

É de suma importante que a mensagem que a sua empresa passe tenha uma responsabilidade geral e atinja a todos com uma demanda positiva. Pense sempre que primeiramente é o trabalhador que vivencia aquilo e precisa estar bem.

Existem maneiras de cuidar das finanças sem que elas atrapalhem o rendimento do seu trabalho

Por exemplo, ele precisa ter conhecimento prévio do que vai falar para não se sentir lesado, tampouco desmotivado.

Além disso, precisa de apoio e suporte para não achar que aquela realidade na qual está criando não condiz com o que ele vive. Geralmente isso acontece muito quando há discrepância de realidades financeiras.

Falar de educação financeira no trabalho é fundamental

É importante que as empresas invistam na saúde dos trabalhadores, em todos os quesitos, seja ela física, mental, como também a financeira. Muitas pessoas crescem e passam anos sem ter ideia de como fazer coisas básicas, como poupar.

Tudo isso é uma questão de cultura, pois algumas pessoas não têm orientação dentro de casa ou não visualizam de forma fácil nas escolas o como é importante guardar dinheiro, investir e priorizar.

Cabe às empresas proporcionar esse conhecimento importante para a vida e para o desempenho nas atividades.

Incentivar e criar canais que ajudem as pessoas a ter ideias e se conscientizarem é de suma importância. É oferecer conhecimento para receber em troca um profissional bem de saúde e se sentindo motivado a desempenhar um papel com mais gás.

Além disso, você evita criar um clima para baixo dentro da empresa, com pessoas desanimadas e apenas pensando no dinheiro que irão receber e fazendo as contas se ele será o suficiente.

Quando ensina e incentiva a economizar, você recebe um individuo ainda mais disposto. Traga, por exemplo, ideias do que o trabalhador pode fazer, como pode investir, os melhores e mais perigosos investimentos.

Muitos trabalhadores, inclusive, costumam apelar para o cheque especial nas horas de desespero. Mas, será que vale a pena? Mostre tudo isso.

Gostou desse conteúdo? Acha que ele te ajudou de alguma forma a ficar atento e a se preocupar com a sua saúde financeira? Então compartilha e indique para outras pessoas que também precisam dessa ajuda.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Conheça 4 franquias mais rentáveis no mercado

Quem está pensando em investir em franquias, precisa levar em consideração diversos pontos. O seu investimento pode até ser baixo, mas para...

10 corretoras de confiança para investir

Escolher uma corretora de confiança para investir não é uma tarefa fácil. O primeiro passo é verificar se a instituição é cadastrada...

Auxílio residual de R$300: governo divulga calendário

O Ministério da Cidadania divulgou o calendário de pagamentos referente ao auxílio residual das parcelas de R$300. Os pagamentos serão para os...

Como conquistar a independência financeira em 5 anos?

Muitas pessoas querem conquistar a independência financeira, mas será que elas sabem, de fato, o que significa ser financeiramente independente?

SPC: como consultar CPF e nome sujo

A expressão “nome sujo” faz surgir calafrios em muitos consumidores e estar com o nome no SPC é, certamente, um dos medos de quem...

Renda Cidadã: governo anuncia programa para substituir Bolsa Família

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 28, o novo programa de transferência de renda: o Renda Cidadã, que vai...