InícioNotíciasFinanças PessoaisÉ seguro pegar empréstimo em uma fintech com taxas mais baratas?

É seguro pegar empréstimo em uma fintech com taxas mais baratas?

5
(2)

Pegar empréstimo em uma fintech é seguro? A resposta é sim. Afinal, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprova a atividade das empresas de tecnologia de serviço financeiro que oferecem crédito.

Por mais que as fintechs tenham surgido com o propósito de facilitar a vida de todos, é comum que as pessoas ainda desconfiem ou desconheçam a atuação dessas instituições financeiras.

O Nubank, por exemplo, uma das fintechs mais populares do Brasil, oferece o serviço de empréstimo pessoal. Para utilizar o serviço, basta baixar o app do Nubank, já que todo o processo de crédito será feito por lá.

A taxa de empréstimo é de 0,38% sobre o valor total (referente ao Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF) mais uma porcentagem de 0,0082% por dia, calculada de acordo com o prazo de pagamento.

pessoa mexendo no notebook e olhando o celular
Consulte sempre as taxas de juros antes de solicitar um empréstimo!

Instituições bancárias se sentem ameaçadas pelas Fintechs

As FinTechs surgiram como potencial de ameaça para 76% dos bancos. É o mostra uma pesquisa realizada pela PwC, chamada “Customers in the spotlight – How FinTech is reshaping banking”.

Isso acontece porque as Fintechs se diferenciam pelo atendimento ao consumidor. Elas oferecem meios não tradicionais de comunicação. Além disso, flexibilizam serviços normalmente oferecidos pelos bancos, como empréstimos e pagamentos.

Ainda de acordo com o documento, cerca de 80% das Fintechs acreditam que oferecem serviços focados na relação com o consumidor. Enquanto 56% dos bancos acreditam entregar o mesmo.

A medida faz com instituições bancárias iniciem um movimento para se aliarem às Fintechs. Muitas instituições financeiras já tradicionais no mercado, como os grandes bancos, criaram serviços semelhantes aos oferecidos por fintechs.

A maioria dos bancos já oferece um produto muito procurado pela população como o cartão de crédito sem anuidade, produto utilizado como ponto de partida no mercado financeiro pelas fintechs.

Vantagens de pegar empréstimo em uma fintech

Os maiores problemas de recorrer ao banco para conseguir crédito são as séries de documentos e garantias exigidas. Consequentemente, a maioria dos brasileiros não tem condições de atender aos requisitos exigidos. Isso porque, o número de brasileiros com dívidas chegou a 67,5%.

Em vista disso, pegar empréstimo em uma fintech é menos burocrático. Além de muita das vezes ser possível conseguir taxa de juros mais acessíveis. Já que muitas fintechs que atuam na modalidade SEP não funcionam como intermediárias de crédito.

Outro fator que reduz o custo do crédito, e por consequência a taxa de juros, é o fato de as fintechs atuarem de forma digital. Maneira que reduz drasticamente seus custos e permite que elas forneçam serviços eficientes a preços acessíveis.

Há fintechs que oferecem taxas de juros até 70% menores do que as de banco.

Escolhendo o local certo para pedir um empréstimo:

Antes de mais nada, solicitar um empréstimo é um assunto bastante sério. Afinal, envolve custos e ainda hoje, existem instituições que oferecem juros abusivos a quem solicita.

Por isso, separamos algumas dicas para quem deseja solicitar crédito a alguma instituição financeira.

1 – Verifique se o a instituição possui autorização do Banco Central para atuar com empréstimos: para a concessão de crédito, a empresa deve ter a habilitação de Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP) ou a Sociedade de Crédito Direto (SCD) junto a autoridade máxima de instituições financeiras do Brasil, o Banco Central.

2 – Pesquise muito: não solicite empréstimo a primeira instituição que você ver por aí. Pesquise, realize simulações e veja qual local possui a melhor proposta, com menos juros para o seu bolso.

3- Tome cuidado com golpes de empréstimo online: o surgimento de fintechs foi ótimo para desburocratizar as relações financeiras. Por outro lado, ela abriu margem para que aproveitadores pudessem aplicar golpes. Por isso, verifique sempre o histórico da instituição, principalmente em sites que você pode dar um feedback do serviço prestado.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora 5 cuidados para tomar ao solicitar um empréstimo pela internet.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui