Embora pareça um tema complexo, aprender sobre finanças e negócios pode ser muito interessante. Afinal de contas, são assuntos que fazem parte da vida de todos. E você sabia que existem diversas séries de finanças? E que dá para tirar lições valiosas com elas?
Anúncios
Aliás, o cinema já produziu algumas obras sobre o tema, como o clássico Wall Street: Poder e Cobiça, de 1987, e o mais recente: O Lobo de Wall Street, de 2013, com Leonardo Di Caprio. Ainda tem Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme, de 2010.
Mas os ensinamentos sobre questões financeiras vão muito além da Bolsa de Valores americana. Quer ver só? Então continue a leitura deste texto para saber mais!
Anúncios
6 séries de finanças para você tirar algum aprendizado
Aqui estão algumas lições financeiras que as séries podem nos ensinar. Mas, antes de tudo, é melhor avisar: pode conter algum spoiler.
#1 The Office
O melhor e também pior chefe do mundo, Michael Scott, quase sempre toma decisões precipitadas. E foi exatamente o que aconteceu quando ele foi convidado para uma entrevista de emprego em outra cidade.
Anúncios
Michael vendeu seu apartamento antes mesmo de saber se conseguiria a vaga. O aprendizado que fica? Cuidado com a ansiedade! Decisões financeiras devem ser feitas sempre com planejamento.
Além disso, The Office também aborda em como se trabalhar em equipe. A série tem nove temporadas e pode ser assistida na Prime Video, serviço de streaming da Amazon.
#2 Chef’s Table
Com seis temporadas, Chef’s Table apresenta chef’s gastronômicos, de diferentes nacionalidades e tipos, que contam suas trajetórias na culinária. Mas se engana quem acha que a série é só sobre comida e pratos maravilhosos.
A série também trata sobre finanças, empreendedorismo, superação, busca de conhecimento, a relação com os diversos tipos de fornecedores e outros temas bem legais do ramo profissional.
É uma ótima forma para abrir o apetite do conhecimento. Chef’s Table está disponível na plataforma de streaming Netflix.
#3 Suits
Com certeza você já ouviu falar sobre Suits, a série que conquistou muitos fãs por todo o mundo.
A série gira em torno do personagem Mike Ross, que decidiu abandonar a faculdade de Direito, mas que consegue uma entrevista com um dos melhores advogados de Manhattan.
+ 7 dicas para melhorar suas finanças pessoais
Os acontecimentos giram em torno do escritório de advocacia e em cada episódio tem uma lição de finanças e também investimentos.
Com nove temporadas, Suits também aborda assuntos que envolvem liderança, trabalho em equipe e negociações. A série está disponível na Netflix.
#4 Girlboss
Apesar de não ter sido tão aclamada pelo público como as demais séries, vale a pena assistir Girlboss, que retrata a história da personagem Sophia Amoruso.
A série conta a história de uma garota que é sustentada a vida inteira pelos pais e tem problemas para assumir responsabilidades, inclusive as financeiras.
Após os pais decidirem não bancar mais Sophia, ela decide abrir um e-commerce de roupas mesmo sem dinheiro.
+ O que é educação financeira e para que ela serve?
As experiências da garota a forçaram a tomar controle das suas finanças. Logo em seguida, ela começa a investir seus ganhos de forma estratégica e consegue se tornar uma empreendedora de sucesso.
Girlboss está disponível na Netflix e tem uma temporada.
#5 Billions
Disponível na Netflix, a série Billions tem cinco temporadas e conta a história de Bobby Axelrod, um homem pobre que batalha para se tornar um influente gestor de investimentos. A partir daí, se desenrola uma trama sobre o mercado financeiro.
Billios trata sobre finanças, mas também sobre poder e política de forma atraente. Além disso, a série também mostra elementos cotidianos dos grandes negócios e que poucas vezes são mostrados na televisão.
Com produção de qualidade e elenco de destaque, a série trata sobre finanças, poder e política de forma atraente para um grande público.
Além disso, Billions aborda elementos cotidianos dos grandes negócios poucas vezes mostrados na televisão e desmistifica muitas informações sobre o mercado financeiro.
#6 Shark Thank
A versão brasileira, conhecida como “os tubarões” do Shark Tank costuma causar medo em quem se apresenta para eles. Isso porque ter uma boa ideia para um negócio nem sempre é suficiente.
É necessário ter capacidade de persuasão, visão de mercado e saber tomar decisões acertadas.
Para quem não sabe, os sharks são empreendedores de sucesso, que possuem conhecimento teórico e prático. Eles avaliam uma série de fatores antes de dizer se aceitam a proposta ou não.
Um exemplo são quais são os riscos e os benefícios do projeto, quais elementos são mais confiáveis, quanto aplicar, entre outros.
E em muitos casos, oferecem uma contraproposta, que pode ou não ser aceita pelo iniciante que foi ao local se apresentar. Com esse programa, no mínimo, você aprenderá que alcançar o sucesso pode ser bastante difícil.
E você? Lembrou de mais alguma série de finanças que pode trazer uma grande lição? Se sim, então deixe um comentário neste texto e compartilhe, conosco e com os nossos leitores, a sua experiência.