Silicon Valley Bank foi à falência em 48 horas. Entenda o que aconteceu

0
191
foto: Reuters/Divulgação
0
(0)

Toda e qualquer movimentação de bancos, startups, órgãos públicos, autarquias ou instituições financeiras devem ser sempre monitoradas por quem investe e aplica diariamente. O caso mais recente é a falência do Silicon Valley Bank.

Anúncios

Se você ainda não está por dentro, é importante se ambientar sobre o assunto. Afinal, ele pode interferir no cenário e nos seus investimentos, bem como servir de alerta.

Acontece é que estamos falando do principal banco para startups dos Estados Unidos, que se desfez de forma rápida, decretando falência em 48 horas e deixando os clientes e investidores sem saber o que fazer.

Anúncios

Continue lendo este artigo e entenda o que aconteceu com o Silicon Valley Bank.

O que é o Silicon Valley Bank?

O Silicon Valley Bank (SVB) foi fundado em 1983 e tornou-se um banco especialista em serviços bancários para startups de tecnologia.

Inclusive, pôde fornecer financiamento para muitas empresas americanas das áreas de tecnologia e saúde, apoiadas por capital de risco.

Anúncios

A instituição sempre se manteve entre os maiores nomes de bancos comerciais americanos, chegando a mais de R$1 trilhão em ativos totais recentemente, conforme informado pela Corporação Federal de Seguro de Depósitos dos EUA (FDIC).

O que aconteceu com o Silicon Valley Bank?

O mercado considera que o que aconteceu com o Silicon Valley Bank foi a maior quebra de um banco dos EUA, desde o Washington Mutual, há 15 anos.

Em suma, o SVB enfrentou uma súbita corrida aos bancos e, também, uma crise de capital – entrando em colapso no último dia 10 de março. Com isso, tendo que ser adquirido por reguladores federais.

+ O que são fundos de infraestrutura? Entenda como funcionam e como investir

Esta foi a segunda financeira regional que caiu nas últimas semanas, logo após a queda do Silvergate. Essa dupla falência gerou bastante liquidação nas ações de bancos e preocupação.

O receio do mercado é que mais empresas possam fechar e seja aberta uma crise não esperada.

Inicialmente, a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) foi quem assumiu o controle do Silicon Valley Bank, que é controlado pela SVB Financial Group. O domínio aconteceu sob o objetivo de proteção aos clientes.

silicon valley bank fachada
Silicon Valley Bank pode ser considerada a maior quebra de um banco dos EUA nos últimos 15 anos. (Foto: Justin Sullivan/AFP)

Quais foram os motivos para a queda do Silicon Valley Bank?

A princípio, como dito acima, o Silicon Valley Bank se deparou com uma clássica corrida ao banco e viu várias situações, que se colidiram, ao ponto de derrubar o banco e chegar a essa situação.

Um dos pontos foi o Federal Reserve, em que aumentou-se as taxas de juros – o que corroem o valor dos títulos de longo prazo. 

Além disso, a carteira de títulos do SVB estava rendendo a uma média de 1,79%, enquanto que o atual renascimento do Tesouro de 10 anos é de cerca de 3,9%.

+ Real Digital: confira o que já se sabe sobre a moeda digital brasileira

Ao mesmo tempo, em meio a um cenário rápido e inconstante, o banco estava se vendo parado no meio de um aglomerado de perdas não realizadas em títulos. No mesmo sentido, os saques dos clientes aumentaram e não havia equilíbrio.

Portanto, para entender melhor, o Silicon Valley Bank prestava serviço, majoritariamente, a Startups e Financiadores.

Logo depois, à medida que o setor de tecnologia deu início a uma desaceleração, as empresas atendidas pelo banco, consequentemente, começaram a retirar os dinheiros. E isso aconteceu num prazo mais rápido do que o esperado.

Qual é o futuro do banco?

Assim que aconteceu a falência do banco, o Silicon Valley Bank foi assumido pelo Governo dos Estados Unidos. Entretanto, na última sexta-feira, 17, o SVB Financial Group, que é a empresa que era dona SVB, entrou com pedido de proteção contra falência.

Ainda não se sabe qual será o desfecho, mas até o presente momento o banco não foi incluído no pedido de falência em Nova York.

Enfim, quer ficar por dentro de mais detalhes sobre o mercado financeiro, startups, investimentos e das principais instituições financeiras do mercado? Continue acompanhando o noticiário do FinanceOne e as redes sociais: no Instagram e no Twitter.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui