O programa Supera Rio, que auxilia famílias em situação de vulnerabilidade durante a epidemia, foi estendido até o final de 2022. Mas muitos beneficiários seguem tendo problemas com os pagamentos.
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Um dos mais recorrentes diz respeito aos valores depositados. Alguns cidadãos alegam que os valores pagos no mês não correspondem ao que, de fato, teriam direito.
Além disso, muitas vezes o valor é diferente daquele que consta como depositado no site do programa.
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Para esclarecer a situação, FinanceOne procurou o Governo do Estado e o questionou sobre esses erros e o que os beneficiários podem fazer para corrigir. Continue lendo para descobrir!
Supera Rio: parcela consta no site, mas não foi depositada? Entenda
Na teoria, os beneficiários do Supera Rio têm direito a receber, no mínimo, R$280. Pode haver um adicional de R$50 por filho menor de idade – limitado a dois filhos, de modo que a parcela pode chegar no valor máximo de R$380.
Se houver o eventual pagamento de valores retroativos (das parcelas que estão atrasadas), o cidadão pode receber uma parcela maior. Há também o vale gás de R$80.
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Porém, algumas pessoas denunciam que não estão recebendo o valor integral da parcela. Embora no site do programa conste o benefício como depositado integralmente, no cartão a quantia de crédito é inferior.
Procurado pelo FinanceOne, o governo do Estado, que é responsável pelo programa informou que está “fazendo um levantamento acerca dos valores depositados em todos os cartões do programa para verificar eventuais inconsistências nos valores já depositados aos beneficiários.”
Esse trabalho é realizado em conjunto com a instituição financeira responsável pelos pagamentos do programa Supera RJ. De acordo com o governo, por meio da Assessoria de Imprensa, eventuais erros serão corrigidos.
“Todos os beneficiários cujos cartões estiverem com saldo inferior ao devido, de acordo com as regras do programa, terão seus valores corrigidos.”
Porém, o governo estadual não informa quando vai regularizar esses erros. Também não foram divulgadas informações sobre o pagamento retroativo de parcelas atrasadas.
O que fazer se a parcela foi depositada errada?
Como explicado no tópico anterior, o governo estadual prometeu corrigir os erros, mas ainda não se sabe quando. Por enquanto, aqueles que verificaram essa inconsistência no pagamento devem registrar reclamação em nos canais de atendimento do Supera Rio:
- no teleatendimento: 0800 071 7474
- ou abrindo uma reclamação na ouvidoria, pelo site do programa
Para verificar os valores, o Supera RJ disponibilizou uma ferramenta de transparência no site. Por meio dela é possível identificar pagamentos, a lista de beneficiários e as informações sobre o benefício de cada pessoa atendida pelo programa.
Como abrir reclamação no Supera Rio? Passo a passo!
Para qualquer erro encontrado no Supera Rio, os beneficiários devem buscar o teleatendimento ou abrir uma reclamação na ouvidoria. Mas como fazer isso?
Basta seguir o passo a passo:
- Acesse a página da ouvidoria no site do programa: https://superarj.rj.gov.br/ouvidoria
- No campo “Assunto”, logo no topo da página, selecione a opção de acordo com o tipo de registro que pretende fazer: sugestão, elogio ou reclamação (no caso de problemas no pagamento, essa última opção)
- Em seguida, preencha todos os campos do formulário na página com seus dados pessoais (nome, e-mail etc). Todos os campos com um asterisco vermelho ao lado são obrigatórios
- Selecione o tipo de reclamação entre as opções que aparecem
- No último campo de página, descreva sua reclamação de forma breve e clara
- Selecione a opção “Autorizo a coleta dos dados pessoais” no final do formulário
- Clique em “Enviar” e pronto
Alguns beneficiários podem ficar na dúvida sobre o que preencher no campo “Descreva sua sugestão”. Então aqui vão algumas sugestões para os principais tipos de problemas que nossos leitores relatam:
Parcela atrasada:
“Sou beneficiário (a) do grupo ______ (CadÚnico, desempregado etc) e a parcela referente ao mês _____ não foi depositada no prazo estipulado. Solicito esclarecimento a respeito e uma previsão de quando o pagamento será depositado no meu cartão.”
Cartão não foi entregue:
“Sou beneficiário (a) do grupo ______ (CadÚnico, desempregado etc) e o meu cartão não foi entregue no prazo estipulado. Solicito esclarecimento a respeito e uma previsão de quando ele será entregue.”
Valor depositado errado:
“Sou beneficiário (a) do grupo ______ (CadÚnico, desempregado etc) e a parcela referente ao mês _____ não foi depositada integralmente, havendo um desfalque de R$__,__. Solicito uma revisão do pagamento e uma previsão de quando minha situação será regularizada.”
Cabe destacar aqui que abrir uma reclamação desse tipo não é garantia que o problema será solucionado em pouco tempo.
Na verdade, uma das principais reclamações de beneficiários do Supera Rio é justamente o atendimento tardio e falho. Porém, esses são os únicos meios oficiais de atendimento que o Governo do Estado disponibiliza.
Supera Rio foi prorrogado até o final de 2022
O Supera Rio seria encerrado em dezembro de 2021. Porém, o governador Cláudio Castro sancionou uma lei que prorroga o benefício até o final de 2022.
Sendo assim, quem se encaixa nos requisitos ainda pode entrar no programa. Contudo, o novo calendário de inscrições ainda não teve suas datas estabelecidas.
“Quanto ao calendário de inscrições, o Governo do Estado acompanha a atualização pelo Dataprev do cadastro do federal sobre os beneficiários do programa Auxílio Brasil, uma vez que apenas aqueles cadastrados no CadÚnico que não recebem auxílio federal estão aptos a receber o Supera RJ. Dessa forma, e em decorrência dessas alterações do órgão federal, o Governo do Estado está atualizando o calendário de inscrições do programa Supera RJ, que em breve será disponibilizado.”
Vale lembrar ainda que o calendário de pagamentos mudou. Todos os pagamentos são realizados sempre no dia 25 de cada mês (quando não há atraso).
O Supera RJ é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social na pandemia. Podem participar:
- Quem está inscrito no Cadastro Único de Pessoas Sociais (Cadúnico), nas faixas de pobreza ou extrema pobreza;
- As pessoas com renda familiar per capita igual ou inferior a R$200;
- Quem é morador do estado do Rio de Janeiro;
- Pessoas maiores de 18 anos, exceto no caso de mães adolescentes;
- Cidadãos com o CPF regularizado;
- Quem perdeu o emprego formal com salário de até R$1.501, a partir de 13 de março de 2020 e que está sem fonte de renda.
Quem não tem direito:
- Beneficiários do bolsa família (Auxílio Brasil) ou de qualquer auxílio emergencial federal ou municipal;
- Quem recebe benefícios previdenciários, assistenciais ou trabalhistas, como pensão, aposentadoria e seguro-desemprego;
- Pessoas com renda, no ano de 2020, igual ou superior a R$28.559,70.
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Esses canais não adiantam de nada, 0800 falam que não podem resolver que e pra abrir uma reclamação no site, só que o site de da 7 dias pra te responder.
Já fiz duas reclamações do ano passado pra cá, e não tive nenhuma resposta
O meu cartão supera rio já está comigo
Porém as parcelas que estar no site. Não está no cartão. Meu saldo é de 2.30
.tenho parcelas liberada no site desde do mês sete do ano passado…gostaria de saber se vai ser colocado de volta meu dinheiro no cartão
Pq isso foi uma sacanagem. A gente espera ano pra pega o cartão e ele vem zerado
Preciso muito desse dinheiro
Será que vai demora muito pra recolocarem o dinheiro de volta no cartao
Eu n recebi o valor do supera rio em fevereiro e agora o de abril!l
Eu ligo e eles falam q até o dia 28 será?triste vc precisar e n ter um resposta!
Esperei um ano pra pega o cartão .pq no site tá as parcelas e não consta no cartão supera não entendo isso
Boa tarde o meu cartão não veio o valor que constava
Oi, Josilene! Tudo bem?
Infelizmente, vários beneficiários do Supera Rio tem passado por esse tipo de problema. Sugerimos que procure a gestão estadual ou entre em contato com a Ouvidoria pelo site do Supera Rio.
O site da ouvidoria estar fora do ar , e um absurdo se não estar na conta e estar no site da transferência , onde este dinheiro foi parar ?????
Tenho meu cartão do supera rio e até hj não entrou o valor que consta no site. As parcelas está lá. E o cartão está zerado .
O cartão está ativo .faço consulta direto desde junho quando pequei na central de atendimento. E até hj nada ….
Bom dia estou esperando meu Supera Rj da data de Julho de 2021 até hoje não tenho com quem falar pois a auditoria está indesponivel não tenho com quem falar no portal da transparência meu saldo e de 1.400 no meu cartão tem um saldo de 097 centavose ajudem tenho 62 anos fico muito nervosa com essa espera pois sou diabética e tenho a pressão muito alta o q mais deixa a pessoa nervosa e não ter com quem falar pois nhuem quer saber das dificuldades que a gente passa me ajudem por favor
Me respondam por favor eu só quero saber se alguém se emporta com as pessoas q estão na mesma situação que eu por favor nos ajudem bom dia Deus Abençoe vocês
O meu está mostrando lá o valor porém não tá o dinheiro lá já fiz várias reclamações e disseram que ia pagar as parcelas até em dezembro pois já começou o mês e nada pois tinha lá um valor e até hoje não peguei
Levei 1 ano pra pegar meu cartão, porém faltam dois créditos de 330,00…
2022 já está terminando e até agora eles não fizeram o pagamento.
Sr.Governador, quando tomará providências?????????????
OLA BOA TARDE.
ESTAO FALANDO QUE SUPERA RJ DE PETROPOLIS FOI
CANCELADO ACABOU.
SOU DO CAD UNICO. MORO SO.
PRECISO DE AJUDA.
NAO TENHO COM QUEM CONTAR.
OBRIGADA
Olá, Geralda!
Não há qualquer comunicado oficial que confirme o cancelamento do programa. Além disso, o Supera RJ é administrado pelo governo estadual, portanto a prefeitura não pode cancelá-lo. Se tiver dúvidas relacionadas ao seu benefício, sugerimos que procure a Central de Atendimento: 0800 071 7474.