Como vender um carro financiado? Confira as dicas!

2
16733
motorista segurando chave de carro
4.5
(11)

A situação de vender um carro financiado pode ocorrer por diversos fatores. Um deles, por exemplo, é quando o proprietário não consegue arcar com as parcelas. Com isso, ele se depara com a necessidade de vender o automóvel mesmo antes do término do financiamento.

Anúncios

Outro motivo pode ser o desejo de adquirir um novo veículo. E ainda existe a possibilidade de a pessoa estar precisando de dinheiro e querer fazer uma “troca com troco”.

Para esse tipo de operação, é necessário que você venda o seu carro usado para a concessionária. Depois, existem três formas de utilizar o dinheiro que recebeu:

Anúncios

  • quitar as parcelas restantes;
  • dar entrada em um carro novo;
  • usar uma parte do dinheiro para pagar dívidas.

É comum surgirem dúvidas de como vender um carro financiado. Para muitos pode parecer difícil, já que ainda existem parcelas a serem quitadas pelo futuro dono.

Mas com as dicas certas, é possível fazer isso sem dor de cabeça. Continue a leitura para saber como vender um carro financiado.

Passo a passo para vender um carro financiado

1º passo: realize um levantamento de dados

Essa é uma das etapas mais importantes. Porque os dados irão servir como base para que o futuro proprietário do veículo compre ou não o mesmo.

Anúncios

Para isso é necessário anotar as informações dos seguintes assuntos: financiamento e documentos.

Financiamento

Se o carro estiver com parcelas atrasadas, é necessário que você faça um levantamento do valor da dívida e que atualize-o periodicamente.

O valor muda constantemente por causa dos juros. Para saber os dados corretos das parcelas em atraso é só ir ao banco ou à concessionária responsável pelo financiamento.

Com isso feito, você deve conversar com o credor sobre a possibilidade de descontos no caso de pagamentos à vista. Quitar as dívidas do carro deve ser prioridade para quem está com as parcelas atrasadas.

Mas caso você não tenha nenhuma parcela atrasada, ainda assim é necessário anotar todas as informações consideradas importantes no financiamento.

Ou seja: o valor das parcelas e o tempo que resta do financiamento. Além disso, se as parcelas forem decrescentes, você deverá informar o valor final do financiamento.

Documentação

Em muitos casos os proprietários que querem vender o veículo, além de não terem conseguido arcar com as parcelas, podem estar com a documentação irregular.

Se o comprador adquirir um carro que não está em dia, terá mais um custo com o qual arcar. Por isso é importante que você levante todos os dados da documentação, como o IPVA, o Seguro DPVAT, multas e licenciamento.

Se o veículo tiver alguma dessas pendências, o momento é de pensar se você irá pagá-las e irá acrescentar no valor do veículo. Ou ainda se irá pedir para que o proprietário quite essas dívidas.

 
foto de uma jeep renegade cinza
Seja qual for o tipo de venda, peça ao comprador que te acompanhe quando for depositar o pagamento do carro e também quando for ao cartório transferir a documentação

2º passo: anuncie para vender o carro

Para vender tanto um veículo financiado quanto quitado, é necessário anunciá-lo em todas as plataformas e meios possíveis. De jornais e sites até redes sociais.

Lembre-se que quanto mais divulgar, maior é a chance de vender o automóvel. Também é preciso se preocupar com a qualidade do anúncio, porque será ele que irá atrair um comprador para o seu veículo.

Coloque no anúncio as informações mais importantes, como o tempo de uso, a quilometragem rodada, as marcas de uso.

Você ainda pode informar os detalhes e benefícios do automóvel, do que se trata a venda. E deixe claro que o carro ainda está sendo financiado. Explique as informações financeiras do veículo.

3º passo: concessionária somente em último caso

Vender um carro financiado diretamente com a concessionária é considerado mais prático e rápido. Mas você poderá acabar perdendo dinheiro.

Isso acontece porque o valor pago pela concessionária ficará abaixo da tabela Fipe – principal referência para avaliação de veículos usados.

A concessionária irá vender para outra pessoa e lucrar com a futura transação. Caso você venda o carro diretamente, será possível receber uma quantia mais próxima do valor de mercado do veículo.

4º passo: faça a transferência do financiamento

Quando se pensa em como vender um carro financiado, algumas pessoas podem acabar esquecendo a transferência do financiamento.

É importante lembrar que, caso a pessoa não realize o pagamento à vista, será necessário que ela passe por uma análise de crédito do banco.

Isso porque a instituição financeira que irá decidir se a dívida poderá ou não ser transferida para a pessoa interessada no veículo.

Essa avaliação é cobrada mesmo que o banco não aprove a transferência do financiamento.

+ Saiba como transferir o financiamento do carro para outra pessoa

Vender carro financiado é um processo que requer muito cuidado tanto para quem vende quanto para quem compra.

Por isso, é necessário estudar bem a situação, além de conferir a documentação, e buscar o maior número possível de informações sobre o carro. Isso tornará o processo de transação mais seguro.

Se você ficou com alguma dúvida sobre como realizar a transferência de um carro financiado, ou já passou por isso e quer deixar a sua opinião, compartilhe nos comentários conosco e com os demais leitores.

O que achou disso?

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

2 COMENTÁRIOS

  1. E no caso em que a pessoa está com restrição no CPF e irá assumir as parcelas de financiamento, qual o cálculo para cobrar o que já foi pago pelo carro ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui