Supply Chain (Cadeia de Suprimentos): entenda o que é e como funciona

0
474
0
(0)

Se você está começando a empreender, já deve ter ouvido falar no termo Supply Chain, mas você sabe o que ele significa? A cadeia de suprimentos, em tradução literal, está relacionada aos processos pelos quais os produtos passam desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final.

Isso inclui todas as ações necessárias para que um produto seja fabricado e depois chegue aos clientes. Ou seja, compra de insumos, transporte, armazenamento, fabricação, embalagem, venda e distribuição.

Diferentes agentes fazem parte desse processo, como produtores, fornecedores, distribuidores e lojistas. Além disso, outras áreas também se integram ao processo de supply chain, como logística, atendimento e marketing.

+ Gestão empresarial: entenda o que é e para que serve

Como a supply chain funciona?

Para um produto chegar até o seu consumidor final, antes são necessárias diversas etapas. Ter conhecimento sobre todo o ciclo de produção da mercadoria que está vendendo pode fazer toda a diferença para o consumidor.

Por exemplo, entender os períodos de maior demanda por aquele tipo de produto e quais são os prazos dos fornecedores é importante para o planejamento do empreendedor em relação ao seu estoque, garantindo que o produto estará disponível na data desejada pelo cliente.

Mas a supply chain vai muito além disso, a cadeia de suprimentos é um modelo de gestão que ajuda a controlar não só a compra das mercadorias, como questões relacionadas à armazenagem, controle de pedidos de clientes, entrega e ações de pós-venda (devoluções e trocas).

Em outras palavras, o principal objetivo da supply chain é aprimorar todos os processos que envolvem o ciclo de vida do produto. O modo como essa gestão será feita vai variar de acordo com o tipo de produto, porte da empresa e modelo de negócios.

Homem sentado usando uma calculadora
Contato com fornecedores e controle de estoque são apenas alguns processos que envolvem o supply chain (Foto: Divulgação)

Supply Chain Management na prática

O Supply Chain Management, ou seja, a gestão da cadeia de suprimentos tem alguns componentes que ajudam as empresas a alcançar bons resultados e garantir a melhor experiência de compra possível para seus clientes. Veja quais são:

Planejamento

O primeiro passo para uma boa gestão da cadeia de suprimentos é o planejamento. E para que as ações forneçam o resultado almejado, esse planejamento deve ser feito de forma estratégica, incluindo todas as informações necessárias para o bom andamento de todas as etapas do processo.

O plano deve conter, por exemplo, questões relacionadas a distribuição dos produtos, estoque, estimativa de vendas, logística, promoções, entre outros detalhes relevantes para que este produto chegue ao consumidor final.

Além disso, todas as áreas envolvidas devem estar alinhadas ao plano estabelecido para fazer com que as ações estabelecidas sejam concretizadas de maneira eficaz.

Compras

Dentro do Supply Chain Management, o setor de compras assume um papel fundamental.

Afinal, esta é a área responsável pela aquisição de materiais, relacionamento com fornecedores, controle de estoque, entre outras tarefas que envolvem a compra dos produtos (ou materiais necessários para a fabricação deste) que serão repassados aos consumidores finais.

Outro ponto que eleva a responsabilidade do setor é que qualquer falha nessa etapa do processo reflete em toda a cadeia de produção.

Produção

Algumas empresas são as responsáveis por produzir os materiais que fornecem aos seus clientes. Para essas organizações, a produção também é uma peça fundamental do Supply Chain Management.

Boas práticas a serem adotadas é orientar o processo de produção para evitar desperdícios e organizar as demandas para que as metas de produção sejam cumpridas.

Distribuição

A distribuição é a etapa final da cadeia de suprimentos e está relacionada à chegada do produto nas mãos do consumidor final. O principal objetivo dessa fase é garantir um bom fluxo de entrega de mercadorias.

Faz parte das atribuições de um centro de distribuição garantir o controle de estoque, o armazenamento dos produtos em condições ideais, o processamento dos pedidos e sua entrega aos consumidores finais.

+ Veja o passo a passo de como começar a empreender

Como implementar a gestão da cadeia de produção?

Algumas estratégias podem ser adotadas no momento da implementação do supply chain.

Uma das mais importantes é saber selecionar os parceiros certos com quem vai trabalhar. Afinal, os fornecedores são fundamentais para a garantia dos melhores preços e matérias-primas.

Também é preciso trabalhar em conjunto com profissionais comprometidos com prazos e condições de pagamentos acordadas.

Outro ponto fundamental no processo de implementação é entender a demanda dos clientes a longo prazo para se planejar para atendê-las.

Uma boa forma de fazer isso é investir em um estudo de mercado para identificar as necessidades do consumidor e avaliar padrões de comportamentos sazonais.

+ O que são e para que servem os indicadores de liquidez? Entenda!

Quais são os benefícios da supply chain para os negócios?

Empresas de diferentes segmentos só tendem a se beneficiar com as estratégias de supply chain. É por meio desses modelos, por exemplo, que as organizações controlam o fluxo dos produtos que vão chegar aos consumidores.

Desse modo, uma boa gestão de supply chain possibilita que a empresa tem um maior controle sobre a disponibilidade dos produtos nos prazos requeridos pelos clientes, sem que haja falta ou excessos nos estoques.

Esse controle se traduz em uma melhor gestão de custos operacionais, como custos de armazenamento e até mesmo os relacionados à compra de mercadorias e insumos.

Outro benefício é que com uma gestão mais organizada, é possível identificar as melhores parcerias com fornecedores e transportadoras, buscando aqueles que oferecem preços mais competitivos e materiais de melhor qualidade.

Isso se reflete em resultados mais satisfatórios, melhorando os resultados da empresa e gerando mais lucro.

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter para ficar por dentro de mais assuntos relacionados a economia e empreendedorismo!

Veja também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui