Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

7 dicas para controlar gastos diários

Escrito por: Mateus Carvalho em 18 de janeiro de 2019

Você é daquele que não pode ter um dinheiro trocado na carteira que já sai gastando? Ou compra qualquer “coisinha” só por estar na promoção? Pois está na hora de você rever esses hábitos! Conheça 7 dicas para controlar gastos diários.

A compulsividade tem tomado conta das pessoas, principalmente em uma sociedade bem consumista como a nossa. E esse mal tem ocasionado um grande problema financeiro, onde dívidas acumulam e tudo vira aquela tremenda bola de neve sem fim.

controlar-gastos-diarios
Saiba a importância de controlar gastos diários

É preciso controlar os gastos diários. Mas essa tarefa não é fácil, claro. No entanto, faça esse exercício e você verá a diferença no fim do mês, com a economia que virá.

Primeiramente, quem tem dificuldade para conter as compras e consumo como um todo deve ter a iniciativa de querer mudar. Além disso, um dos primeiros passos é criar um planejamento de despesas fixas e extras para poder controlar os gastos diários.

Alguns gastos diários pessoais

– Passagem de ônibus;

– Lanche;

– Compras em supermercado;

– Almoço na rua;

Cartão de crédito;

– Shopping aos fins de semana;

– Comprar supérfluos na rua.

Uma das maiores dificuldades é o autocontrole. Muitas vezes, o indivíduo no dia a dia compra de maneira desnecessária e não sabe economizar o seu dinheiro.

Fato é que se as pessoas comprassem de maneira pensada e controlada, certamente teriam uma vida financeira mais saudável.

São diversas as estratégias que podem ser utilizadas para mudar esse panorama e conseguir controlar os gastos diários. Vamos às dicas!

Veja 7 dicas para controlar os seus gastos

#1 Estabeleça prioridades

A primeira dica pode parecer clichê, mas não é. Estabelecer prioridades é fundamental para não sair comprando nada desnecessariamente. Quem não tem em mente quais são as prioridades acha que tudo que compra é importante.

No entanto, nem sempre o que adquirimos é o que estamos precisando. Pode até ser bom, às vezes, comprar algo novo.

Mas se o intuito for economizar, é preciso saber que nem sempre poderá comprar o que quer, pois poderá ficar sem condições de gastar com o que realmente é importante.

Não caia na cilada de sair adquirindo pequenas coisas, no famoso “comprar por comprar” e deixar de stand-by contas e compromissos fixos e/ou prioritários.

Seja sensato e analise o que é necessário, antes de adquiri-lo.

#2 Monitore seus gastos

Além de estabelecer prioridades, tenha o controle de tudo o que está gastando. Monitore como tem sido o seus gastos e faça um levantamento das principais coisas que utiliza, compra, adquire e precisa diariamente e considera prioridade.

Avalie o seu extrato bancário, veja como está gastando o seu dinheiro e pontue o que pode ser evitado para controlar os gastos diários. Tenha uma visão do que está saindo e entrando, para que possa ter o controle das suas finanças.

Faça de tudo para ter uma noção de que nem tudo o que adquire é um gasto, mas que em algumas situações podem ser investimentos. Para isso, portanto, é preciso ter o controle.

#3 Opte por cartões

O uso de cartões de crédito e débito é cada vez mais comum. Essa é uma excelente forma de economizar dinheiro e controlar os gastos.

A boa notícia é que a maioria dos estabelecimentos já aderiram à maquininha e você não corre esse risco em caso de emergência.

Evite andar sempre com muito dinheiro na carteira, pois certamente isso ajudará a diminuir e controlar os gastos diários.

Deixe sempre um valor reserva para emergências e uma quantia no cartão. Assim, evitará comprar de maneira desnecessária.

#4 Seja organizado

Crie um planejamento para ajudar a organizar os gastos diários. Tenha uma planilha para controlar os custos e não deixe a empolgação dos momentos falar mais alto e gastar mais do que o devido.

Com organização, saberá exatamente quais são as prioridades (como no #1) e não sairá comprando nada por impulso. Com uma planejamento, saberá quanto pode ser gasto e quanto precisa ser economizado, além de ter um parâmetro de como andam as principais dívidas.

#5 Pense no amanhã

Ser organizado é uma questão de padrão, e ajudará também em outras áreas e para várias situações. Não deixe a preguiça dominar, tampouco a ideia de independência: o famoso “só se vive uma vez”.

Essa frase é uma armadilha para quem quer controlar gastos diários. O “querer aproveitar o momento” é perigoso, porque deixa de lado todo e qualquer planejamento, tampouco quer saber sobre prioridades.

É preciso pensar que a mesma rotina será refeita e, caso não seja controlado, o amanhã será escasso.

#6 Use aplicativos

A tecnologia também pode ser uma excelente aliada na missão de controlar gastos diários. Afinal, quem não tem um celular atualmente? E mais, quem não tem um celular com conexão à internet? 

É muito fácil ter alguém que se enquadre nesse perfil.

Por isso, baixe aplicativos de controle de gastos para ajudar a se organizar no dia a dia. O guia bolso, por exemplo, pode ser uma opção para essa missão, além de outros. Alguns são pagos, mas tem boas opções gratuitas.

#7 Evite despesas

Economizar pode parecer difícil, mas às vezes é mais fácil do que parece e pode ser prático – até mesmo divertido, se você levar como um desafio pessoal.

Por isso, evite fazer despesas, de preferência aquelas que tem um custo caro e compromete boa parte da sua renda.

Seja diariamente, ou não, busque apenas compromissos financeiros obrigatórios, necessários e essenciais. Isso ajudará no controle de gasto diário.

Você verá o seu dinheiro render e não precisará, no desespero, fazer loucuras financeiras e ver o descontrole tomar conta das suas dívidas.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Como identificar (e fugir) de um esquema de pirâmide?
cartão-de-crédito-consignado-sem-anuidade
voos cancelados da Avianca
consórcio de dinheiro
organizar-as-finanças-depois-das-férias