Confira 11 dicas para controlar gastos diários

0
3641
vários produtos de supermercado e uma nota fiscal
3
(2)

Você é daqueles que não pode ter um dinheiro trocado na carteira que já sai gastando? Ou compra qualquer “coisinha” só por estar na promoção? Pois está na hora de você rever esses hábitos e aprender a controlar gastos diários.

Anúncios

A compulsividade tem tomado conta das pessoas, principalmente em uma sociedade bastante consumista como a nossa. E esse mal tem ocasionado um grande problema financeiro, onde se  acumulam dívidas e tudo vira aquela tremenda bola de neve sem fim.

É preciso controlar os gastos diários. Mas essa tarefa não é fácil, claro. No entanto, faça esse exercício e você verá a diferença no fim do mês.

Anúncios

Primeiramente, quem tem dificuldade para conter as compras e consumo como um todo deve ter a iniciativa de querer mudar. Além disso, um dos primeiros passos é criar um planejamento financeiro de despesas fixas e extras para poder controlar os gastos diários.

Alguns gastos diários pessoais

  • Passagem de ônibus;
  • Lanche;
  • Compras em supermercado;
  • Almoço na rua;
  • Cartão de crédito;
  • Shopping aos fins de semana;
  • Comprar supérfluos na rua.

Uma das maiores dificuldades é o autocontrole. Muitas vezes, o indivíduo no dia a dia compra de maneira desnecessária e não sabe economizar o seu dinheiro.

Fato é que se as pessoas comprassem de maneira pensada e controlada, certamente teriam uma vida financeira mais saudável.

Anúncios

São diversas as estratégias que podem ser utilizadas para mudar esse panorama e conseguir controlar os gastos diários. Vamos às dicas!

Veja 11 dicas para controlar os seus gastos

#1 Livre-se das dívidas

Se você não tem dívidas, pode pular esta dica. Mas caso tenha, essa é a primeira coisa que você precisa resolver para começar a ter um bom controle financeiro. Lembre-se que as contas atrasadas geram novos custos.

Isso porque os juros cobrados podem ser exorbitantes e é justamente esse valor do juros que você poderia usar para poupar e se programar melhor financeiramente.

homem fazendo contas
Controlar os gastos é necessário para ter uma vida financeira tranquila

Por isso, tentar negociar ou parcelar a dívida é uma alternativa que pode ajudar a solucionar essa etapa.

#2 Estabeleça prioridades

A primeira dica pode parecer clichê, mas não é. Estabelecer prioridades é fundamental para não sair comprando nada desnecessariamente. Quem não tem em mente quais são as prioridades acha que tudo que compra é importante.

No entanto, nem sempre o que adquirimos é o que estamos precisando. Pode até ser bom, às vezes, comprar algo novo.

Mas se o intuito for economizar, é preciso saber que nem sempre poderá comprar o que quer, pois poderá ficar sem condições de gastar com o que realmente é importante.

+ 7 tipos de gastos para cortar do orçamento

Não caia na cilada de sair adquirindo pequenas coisas, no famoso “comprar por comprar” e deixar de stand-by contas e compromissos fixos e/ou prioritários.

Seja sensato e analise o que é necessário, antes de adquiri-lo.

#3 Monitore seus gastos

Além de estabelecer prioridades, tenha o controle de tudo o que está gastando. Monitore como tem sido o seus gastos e faça um levantamento das principais coisas que utiliza, compra, adquire e precisa diariamente e considera prioridade.

Avalie o seu extrato bancário, veja como está gastando o seu dinheiro e pontue o que pode ser evitado para controlar os gastos diários. Tenha uma visão do que está saindo e entrando, para que possa ter o controle das suas finanças.

Faça de tudo para ter uma noção de que nem tudo o que adquire é um gasto, mas que em algumas situações podem ser investimentos. Para isso é preciso ter o controle.

#4 Opte por cartões

O uso de cartões de crédito e débito é cada vez mais comum. Essa é uma excelente forma de economizar dinheiro e controlar os gastos.

A boa notícia é que a maioria dos estabelecimentos já aderiram à maquininha e você não corre esse risco em caso de emergência.

Evite andar sempre com muito dinheiro na carteira, pois certamente isso ajudará a diminuir e controlar os gastos diários.

Deixe sempre um valor reserva para emergências e uma quantia no cartão. Assim, evitará comprar de maneira desnecessária.

#5 Seja organizado

Crie um planejamento para ajudar a organizar os gastos diários. Tenha uma planilha para controlar os custos e não deixe a empolgação dos momentos falar mais alto e gastar mais do que o devido.

+ 3 hábitos para evitar gastos desnecessários no dia a dia 

Com organização, saberá exatamente quais são as prioridades (como no #1) e não sairá comprando nada por impulso. Com uma planejamento, saberá quanto pode ser gasto e quanto precisa ser economizado, além de ter um parâmetro de como andam as principais dívidas.

#6 Pense no amanhã

Ser organizado é uma questão de padrão, e ajudará também em outras áreas e para várias situações. Não deixe a preguiça dominar, tampouco a ideia de independência: o famoso “só se vive uma vez”.

Essa frase é uma armadilha para quem quer controlar gastos diários. O “querer aproveitar o momento” é perigoso, porque deixa de lado todo e qualquer planejamento, tampouco quer saber sobre prioridades.

É preciso pensar que a mesma rotina será refeita e, caso não seja controlado, o amanhã será escasso.

#7 Use aplicativos

A tecnologia também pode ser uma excelente aliada na missão de controlar gastos diários. Afinal, quem não tem um celular atualmente? E mais, quem não tem um celular com conexão à internet? 

É muito fácil ter alguém que se enquadre nesse perfil.

Por isso, baixe aplicativos de controle de gastos para ajudar a se organizar no dia a dia. O guia bolso, por exemplo, pode ser uma opção para essa missão, além de outros. Alguns são pagos, mas tem boas opções gratuitas.

#8 Evite despesas

Economizar pode parecer difícil, mas às vezes é mais fácil do que parece e pode ser prático – até mesmo divertido, se você levar como um desafio pessoal.

Por isso, evite fazer despesas, de preferência aquelas que têm um custo caro e comprometam boa parte da sua renda.

Seja diariamente, ou não, busque apenas compromissos financeiros obrigatórios, necessários e essenciais. Isso ajudará no controle de gasto diário.

Você verá o seu dinheiro render e não precisará, no desespero, fazer loucuras financeiras e ver o descontrole tomar conta das suas dívidas.

#9 Invista o seu dinheiro

Essa é uma etapa que pode mudar totalmente a sua vida financeira. Por isso, criar o hábito de investir é tão importante quanto controlar gastos ou poupar, pois é este hábito que fará seu dinheiro crescer.

Vale ressaltar que investir é uma forma de garantir uma reserva para o futuro, uma aposentadoria tranquila. Além de também ser uma maneira de se proteger de imprevistos e poder realizar sonhos. 

Para quem está começando os investimentos de Renda Fixa é uma boa alternativa, por serem opções seguras e com rentabilidade maior que a da Poupança.

#10 Pesquise bem antes de comprar

Essa dica é fundamental para qualquer coisa que você vá comprar. E quem é compulsivo costuma não pesquisar antes de adquirir o que tanto deseja.

E vamos falar a verdade, quantas vezes você já comprou um produto e dias depois encontrou ele mais em conta em outra loja? Chega a bater o arrependimento, certo?

Para evitar essa sensação, o ideal é que você faça um levantamento de preços do que deseja comprar. Use a internet a seu favor e acesse alguns sites comparadores de preços que podem te ajudar.

#11 Procure ter disciplina

Ter disciplina pode ser uma tarefa difícil, mas ela não é impossível. Você precisa entender que a disciplina vai ser a sua melhor amiga na hora de organizar as contas e de também não sair comprando tudo o que você ver pela frente.

Sem disciplina não adianta tentar realizar nenhuma das dicas acima que citamos ou usar planilhas. 

Você precisa pagar as contas em dia, anotar os gastos e evitar fazer compras desnecessárias, para que o controle dos seus gastos dê certo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que esteja precisando destas dicas!

O que achou disso?

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui