InícioNotíciasFinanças PessoaisTabela Fipe: o que é e como consultar?

Tabela Fipe: o que é e como consultar?

Tempo de leitura: 3 minutos
()

Você já escutou falar em Tabela Fipe? Quem está sempre em busca de comprar ou vender um veículo já conhece essa tabela. Ela é utilizada como referência de precificação para os carros seminovos e usados.

Essa tabela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A Tabela Fipe também é utilizada como base pelas seguradoras para fecharem o contrato com um cliente. 

Vale ressaltar que todo mês a tabela é atualizada e ela pode ser consultada por qualquer pessoa. E o melhor é que você pode realizar a pesquisa utilizando filtros, como por exemplo o ano-modelo, o motor e a versão de um carro.

E mesmo as pessoas sabendo disso tudo, ainda é comum que elas tenham dúvidas sobre o assunto. Por isso, o FinanceOne preparou este artigo com as principais informações que você precisa saber sobre a Tabela Fipe.

O que é a Tabela Fipe

Para quem não sabe, a Tabela Fipe foi criada com o objetivo de registrar o preço médio dos veículos de todo o país. E esse valor é definido tendo como base os preços anunciados pelas concessionárias do Brasil.

Além disso, o preço que está na tabela sempre leva em consideração o valor do veículo comprado à vista. Mas por que a Tabela Fipe usa o preço do carro sem ser parcelado?

Porque ele serve como parâmetro para as negociações e avaliações dos automóveis seminovos e usados. Mas é importante frisar que os preços variam de acordo com a região do país, o estado do carro, os itens, entre outros.

Ela também pode ser utilizada para carros, motos e caminhões.

Outra informação que você precisa saber é que para realizar a pesquisa de qualquer veículo é preciso saber o código dele. Para isso, será necessário entrar no site da Fipe e localizar o botão “Índices e Indicadores” e clicar nele.

Em seguida, você será direcionado a uma outra página e deverá clicar em “Preço médio de veículos”. Depois deverá selecionar a categoria que você deseja consultar. 

Como saber se a Tabela Fipe é confiável?

Quando não se conhece algo, é muito comum ter dúvidas e querer saber a procedência. Por isso, muitos se perguntam se a Tabela Fipe é confiável. Você sabe a resposta?

carro usado
A Tabela Fipe é usada para saber a base média dos veículos seminovos e usados

A resposta é que sim, a Tabela Fipe é confiável. Isso porque FIPE significa Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e é regulamentada desde 1997 pelo Governo Federal. 

Além disso, a sua mensuração é feita pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Como consultar a Tabela Fipe?

Você sabe como consultar a Tabela Fipe? O processo é bem simples e o FInanceOne te explica. Além disso, você precisa saber que temos uma nova calculadora sobre a Tabela Fipe que pode te ajudar e muito nesse cálculo.

Quer entender o processo? Então vamos lá:

  • 1º passo – Escolher um tipo de veículo, ou seja, um carro, moto ou caminhão. 
  • 2º passo – Escolher a marca do veículo. 
  • 3º passo – Escolher o modelo do veículo. Fique atento de saber todos os detalhes do modelo que deseja adquirir, afinal, eles influenciam no valor final do veículo. 
  • 4º passo – Selecionar o ano do veículo. Pronto, agora vamos gerar para você o valor correto da Tabela FIPE de acordo com o mês vigente.

Saiba como consultar a tabela Fipe para a indenização de seguros?

Agora que você já sabe o processo rápido e fácil de consultar, que tal descobrir como consultá-la para a indenização de seguros? 

Afinal, a indenização é um valor pago ao segurado quando seu veículo sofre perda total ou não é recuperado após um roubo ou furto. 

É preciso saber que equivale ao valor do capital segurado da apólice, que nada mais é do que o valor máximo que o segurado pode receber no caso de um sinistro com cobertura. 

Além disso, tal indenização pode variar conforme a apólice fechada pelo segurado, no ato da contratação. Além disso, essa indenização pode ser por um valor pré-determinado ou seguir a Tabela FIPE. 

Por isso, neste caso, é possível calcular o valor de indenização referenciado pela Tabela FIPE, também pela tabela do FinanceOne.

Este conteúdo te ajudou a conhecer mais a Tabela Fipe? Não deixe de usar a calculadora do FinanceOne e conte nos comentários o que achou. Se gostar, compartilhe com outras pessoas.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui