InícioNotíciasFinanças PessoaisDicas de segurança: aplicativo de banco é seguro?

Dicas de segurança: aplicativo de banco é seguro?

Tempo de leitura: 4 minutos

()

Cresce cada vez mais a necessidade de baixar um aplicativo de banco no seu smartphone. Principalmente com o ritmo de vida acelerado e a necessidade de mobilidade e conveniência.

Consequentemente, o serviço tem sido um dos mais utilizados pelos brasileiros. As operações pelos smartphones ultrapassaram as feitas no internet banking, agências e terminais de autoatendimento.

É notório o quanto os bancos brasileiros e os que atuam no Brasil investem na segurança aos consumidores.

Um exemplo é a biometria, que acumula casos de sucesso ao redor do mundo. Recursos como análise de impressões digitais, face, íris ou voz são cada vez mais usados.

Eles garantem a segurança para as empresas e transações do setor, além de trazer comodidade às pessoas. Algumas das soluções apresentam constituições mais complexas, como é o caso da multibiometria.

A plataforma une tecnologias como detecção de impressão digital, reconhecimento facial e reconhecimento de íris com o diferencial de ter uma arquitetura moderna e amigável.

Mas é seguro usar o aplicativo de banco?

Sim, é seguro. Apesar disso, é preciso tomar algumas precações para se usar um aplicativo de banco. A principal é evitar usar o app bancário pelo Wi-Fi.

O risco é ainda maior quando a rede é pública – aquelas disponibilizadas por restaurantes, shoppings ou aeroportos.

Isso porque as conexões ficam mais expostas nessas redes. Portanto, é possível que ladrões invadam a rede com mais facilidade com o propósito de roubar dados de seus usuários.

Por esse motivo, o recomendado é manter o antivírus sempre atualizado no aparelho. Assim, você receberá alertas de vulnerabilidade.

Além disso, utilize o bloqueio de tela. Ele vai impedir que qualquer pessoa que pegue seu telefone consiga abrir o app do banco.

Por fim, não armazene informações no celular. Pode parecer prático tirar uma foto do cartão ou anotar o código de acesso no bloco de notas, mas é muito perigoso.

Caso você seja furtado ou algum hacker invadir o seu celular, suas informações ficam acessíveis. Portanto, caso precise de um lembrete, anote em um app de cofre, com senha.

Pessoa usando celular com cartão de crédito na mão
Bancos investem em segurança para os aplicativos, mas é preciso ter cautela com os dados

O que fazer caso desconfie de movimentações suspeitas?

Esteja atento a movimentações suspeitas nas suas contas bancárias e extratos de cartões de crédito.

Ao identificar uma fraude, o recomendado é informar imediatamente ao banco para obter essas respostas.

Portanto, cheque suas informações ao menos uma vez por dia. Isso garante que você esteja ciente das suas transações.

Como usar o aplicativo do banco com segurança?

Como já mencionamos, conseguir usar o aplicativo do banco com segurança é algo bem simples, e você só precisa tomar algumas precauções.

Veja, a seguir, alguns pontos aos quais você deve ficar em alerta para não cair em nenhum golpe.

1. Baixe o aplicativo oficial do banco

Uma forma que criminosos da internet usam com frequência é criar clones de sites e aplicativos. Por isso, o ideal é que você baixe o app oficial do seu banco.

Para fazer isso, visite o site da instituição e siga as instruções que estão no site. Você também pode pesquisar na loja oficial de aplicativos.

Verifique o nome do desenvolvedor do aplicativo (nos apps oficiais, normalmente é o nome do próprio banco), veja as avaliações dos usuários e, depois de ter certeza de que se trata do aplicativo oficial, faça o download.

2. Use apenas redes seguras

Como falamos, utilizar redes de Wi-Fi públicas ou desconhecidas pode ser um verdadeiro perigo para a segurança do seu app.

Por isso, deixe para utilizar o aplicativo do banco apenas em conexões privadas. Mas caso você esteja na rua, uma boa alternativa é usar a rede 3G ou 4G do seu celular para abrir o app.

3. Não utilize o app do banco no celular dos outros

Um erro muito comum que as pessoas cometem é usar a conta em outro celular. Mesmo que seja conhecido, nunca faça isso!

Mesmo que a senha não fique armazenada no aplicativo da pessoa, é possível que exista no aparelho algum programa mal-intencionado para conseguir roubar sua senha. Desta forma, evite a todo custo usar outro celular.

4. Não armazene informações sobre a conta no celular

É muito prático usar aplicativos de lembretes para guardar a senha da sua conta. No entanto, esse é um perigo que deve ser evitado, sempre que possível.

Imagina se você perde o celular e alguém mal-intencionado acessa lembrete com todos os seus dados para movimentar a sua conta? Será um problema, não é mesmo? Por isso, prefira outras maneiras para registrar o acesso à conta.

Como você viu, usar o aplicativo de banco para celular é uma maneira prática e eficiente para evitar filas e idas desnecessárias ao banco.

Baixar o aplicativo oficial do banco, usar conexões seguras e manter o app atualizado, por exemplo, são medidas simples que garantem a sua segurança e comodidade.

Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ser útil para outra pessoa? Então o compartilhe em suas redes sociais e ajude os seus amigos!

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 4 minutos
Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui