InícioCartão de CréditoO que é melhor: ter um cartão de crédito ou vários? Confira!

O que é melhor: ter um cartão de crédito ou vários? Confira!

5
(1)

Hoje já não é tão necessário andar com muito dinheiro na carteira para realizar pagamentos ou fazer compras. Isso porque o cartão de crédito surgiu como uma excelente alternativa para atender essas demandas.

Mas será que vale a pena ter mais de um cartão de crédito para administrar? Levantamos alguns pontos para você analisar qual a melhor alternativa para suas finanças e se ter um ou mais de um cartão é vantajoso para você. Boa leitura!

Cartão de crédito não é extensão do salário

Antes de analisar a decisão de ter mais de um cartão, é muito importante entender que: cartões de crédito não devem ser tratados como extensão do salário.

Aqueles que enxergam o cartão de crédito como uma saída para fazer compras a prazo e, assim, postergar um pagamento, podem não estar atentos ao seu real poder de compra.

Isso porque quem usa o cartão como extensão do salário pode acabar se endividando com mais facilidade. Ou seja, nesses casos, ter dois cartões pode ser ainda mais perigoso para a situação financeira.

Cartões com bandeiras diferentes

De um modo geral, os bancos brasileiros trabalham com mais de uma bandeira, sendo as mais conhecidas: Visa e MasterCard.

Quando você opta por ter cartões de bandeiras diferentes você aumenta a quantidade de estabelecimentos onde você pode realizar uma compra. Isso porque se ele não aceitar o pagamento com a bandeira de um dos seus cartões, provavelmente aceitará da outra.

Além disso, cartões distintos acabam apresentando programas de pontos diferentes, o que pode ser revertido em benefícios na fatura.

Pagamento da anuidade do cartão

Se você não gosta de pagar anuidade, adquirir dois cartões de crédito não é tão vantajoso assim. A menos que um dos dois não tenha cobrança de anuidade, por exemplo.

Isso porque nem todos os bancos possuem taxas com valores equivalentes e alguns até podem ter valores que aumentam a cada mês.

Por isso, se você optar por ter dois cartões e a soma das anuidades ultrapassar seu orçamento, talvez a escolha não seja tão viável assim.

+ Cartões de crédito sem anuidade: veja os 16 melhores

Falta de controle financeiro

Se você possui dificuldade para administrar seu dinheiro, então ter dois cartões não vale a pena. Mesmo que você receba quinzenalmente e as anuidades não sejam tão altas, uma administração errada pode lhe comprometer.

Você pode ter problemas para conseguir quitar as parcelas, por exemplo, e acabar com o nome sujo.

cartão de crédito
Visa e MasterCard são as principais bandeiras dos cartões de crédito no Brasil

Conseguir acumular milhas no cartão de crédito

Para quem costuma comprar diversas vezes, mas tem controle financeiro, o uso de mais de um cartão pode ser uma alternativa para acumular milhas.

Essas milhas podem ser revertidas para ganhar outras oportunidades de consumo. Podem ser passagens aéreas, compras de novos produtos ou aquisição de descontos.

+ Melhores cartões de crédito para acumular milhas aéreas

Além disso, outros programas de vantagens também podem aumentar, como a compra de serviços médicos, proteções e seguros.

Viu, só? Ter mais de um cartão de crédito pode ser recomendado em alguns casos, enquanto em outros é melhor evitar. No entanto, você vai precisar entender e estudar qual é a sua necessidade no momento.

De qualquer maneira, o cartão de crédito pode ser um instrumento prático, desde que usado com bom senso e de acordo com a sua situação financeira.

Gostou do nosso texto? Então continue a visita em nosso site e leia agora mesmo: “Como fazer cartão de crédito pela internet” para ficar ainda mais por dentro do assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui