Para a maioria das pessoas, o WhatsApp fora do ar, assim como outras redes sociais, pode significar apenas um meio de comunicação a menos.
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Mas para empreendedores que utilizam essas plataformas para vender, pode ser um grande peso.
Mas se você empreende, sabe que situações de crise podem ser também oportunidades para encontrar novos caminhos, novas formas de atuação e até soluções para problemas.
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Então que tal falarmos sobre outras formas de continuar suas vendas online, mesmo com as principais redes sociais instáveis?
WhatsApp fora do ar: como se preparar para novas quedas da rede?
Talvez você esteja pensando: mas as redes sociais já voltaram! Sim. Mas quem depende dessas plataformas para lucrar, precisa se preparar para possíveis novas quedas.
Afinal, isso pode acontecer a qualquer momento e sem aviso prévio.
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Quem já sabia disso antes da última segunda-feira, 4, com certeza não teve tantas perdas quanto quem não estava preparado!
Isso porque não somente o WhatsApp ficou fora do ar, mas as principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros: Instagram e Facebook.
Se preparar para a instabilidade dessas plataformas pode ser desafiador. Mas é fundamental para quem tem um negócio online.
E a principal forma de fazer isso é obedecendo a esta regra de ouro: não fique refém de uma única rede social!
Como essas redes trouxeram muitas facilidades e expandiram o alcance dos negócios online, acaba sendo comum ver marcas depositando todas as suas fichas em uma delas. Mas isso é arriscado.
Assim como uma carteira de investimentos, por exemplo, deve ser diversificada, a atuação online precisa olhar para além das plataformas de terceiros.
Lembre-se: sua marca não é da plataforma. Sua marca é sua! E ela precisa permanecer ativa, mesmo se todas as principais redes caírem neste exato momento.
Onde ela estará? Esse é o ponto: diversifique e procure manter perfis ativos na maior quantidade de redes que puder.
Onde vender online com WhatsApp fora do ar?
Com o WhatsApp fora do ar, o movimento natural da maioria das pessoas foi migrar para as redes secundárias de comunicação como o Telegram, por exemplo.
Então quem já tinha perfis ativos nessas redes, teve vantagem. Se não é o seu caso, comece a considerar essa ideia e pense em como investir nessas plataformas.
Mas para direcionar bem os seus esforços, é importante saber mais sobre essas redes e quais potenciais entregam.
A seguir, FinanceOne lista 3 aplicativos de mensagens instantâneas que podem te trazer bons retornos, principalmente em momentos de crise como este.
Telegram
Além de ser um dos aplicativos de comunicação para celular mais seguros do mercado, ele surge como principal alternativa de muitos usuários quando o WhatsApp fica fora do ar.
Ou seja, já existe um número significativo de pessoas cadastradas na rede e você terá mais facilidade para encontrar seus clientes lá.
Portanto, considere ativar um Telegram para a sua marca, crie canais na rede e chame seus clientes.
Mesmo que não seja o seu foco principal, você já garante um plano B numa possível nova instabilidade das redes principais.
Disponível para:
Facebook Messenger
Além do Telegram, o Facebook Messenger também surge como alternativa quando o WhatsApp fica fora do ar.
Isso porque uma base de usuários bem grande já fica online no feed de notícias e tende a migrar para o app de mensagens quando ficam sem o outro.
Se a sua empresa tem uma página de negócio no Facebook, melhor ainda! Isso porque conversar pelo Messenger será um caminho natural para boa parte dos fãs seguidores da página.
Disponível para:
Signal
Talvez você ainda não tenha ouvido falar nesta rede social, mas ela também tem ganhado destaque e surge como potencial concorrência ao WhatsApp.
Em janeiro, ficou em terceiro lugar na lista de apps mais baixados do mundo, perdendo apenas para o Telegram e Tik Tok.
Trata-se de mais um aplicativo de mensagens considerado “ultrasseguro”. Então se você usa mensagens para vender para seus clientes, ele é mais uma alternativa.
Assim como o concorrente, ele oferece chamadas de voz e vídeo em HD, além de opções avançadas para a edição de imagens e a possibilidade de personalizar os alertas para cada um dos contatos.
Disponível para:
+ Opções de aplicativos para se comunicar no trabalho além do WhatsApp
Como escolher para onde migrar?
O principal fator que deve guiar o empreendedor na escolha das redes sociais onde vai atuar é: onde estão os seus clientes!
Não adianta estar na rede com mais usuários, se eles não correspondem ao seu público alvo.
O Telegram, por exemplo, chega a ser o favorito de muitas pessoas em relação ao WhatsApp. No entanto, usuários menos engajados no meio digital muitas vezes ainda não o utilizam.
O Facebook Messenger tem uma boa base de usuários, já que está atrelado a uma das principais redes sociais. Mas tende a ter um público mais velho.
O ideal é realizar uma pesquisa entre os seus clientes e seguidores. Pergunte a eles: quais outros aplicativos de mensagem utilizam? Para qual rede migraram quando o WhatsApp ficou fora do ar no último dia 4?
Isso dará uma boa noção de qual rede secundária pode entrar no seu radar!
Assim, não terá tantos prejuízos em vendas da próxima vez que a plataforma principal tiver problemas.
+ Opções de aplicativos para se comunicar no trabalho além do WhatsApp
Por que o WhatsApp ficou fora do ar?
Na segunda-feira, 4, as redes sociais de Mark Zuckerberg deixaram os usuários na mão por mais de seis horas. O WhatsApp ficou fora do ar, assim como Facebook e Instagram.
Para se ter uma ideia do estrago, o CEO do Facebook I(empresa dona de todas essas redes) perdeu US$5,9 bilhões.
Isso porque, com o colapso das redes, houve uma queda de quase 5% no preço das ações de sua empresa na Nasdaq, a bolsa de tecnologia de Nova York.
Como os usuários em peso migraram para outras plataformas, algumas delas também chegaram a apresentar instabilidades em alguns dispositivos.
De acordo com a CNN, empresas de tecnologia como um todo, que sofreram quedas fortes nas bolsas americanas, mas principalmente o Facebook. Ou seja, um caos tecnológico.
Mas por que, afinal isso aconteceu?
De acordo com o Facebook, WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger ficaram fora do ar, por conta de um problema entre a comunicação do servidor de origem e o dispositivo de rede.
Embora a origem exata desse problema e o motivo não tenha sido esclarecida, alguns especialistas em tecnologia apontam que a falha foi no Sistema de Nomes de Domínio, conhecido pela sigla em inglês DNS.
Essa não foi a primeira vez que as redes apresentaram problemas e ficaram fora do ar. Em 2019, por exemplo, as mesmas plataformas ficaram por 12 horas sem funcionar.
Esse foi um dos maiores apagões da internet desde 2012.
Tratando-se de tecnologia, problemas assim são totalmente passíveis de acontecerem. Por isso é importante que quem empreende nessas plataformas, tenha sempre um plano B!
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