5 maneiras de ganhar renda extra no final do mês

Escrito por: Camila Miranda em 27 de maio de 2020

Ganhar uma renda extra no final do mês é sempre uma ótima alternativa para melhorar a vida financeira, sobretudo se você estiver no vermelho.

Com o momento econômico instável que o Brasil vem passando, há um número elevado de pessoas desempregadas e inadimplentes.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 12 milhões de desempregados no país.

render seu dinheiro
Confira as dicas e veja como conseguir renda extra no final do mês

Por isso, para ajudar quem está precisando de renda extra, mas não sabe como fazer isso, listamos cinco maneiras de como reforçar o orçamento.

Continue a leitura deste artigo e descubra como ganhar uma renda extra no final do mês.

Renda extra: 5 dicas para ganhar dinheiro no final do mês

De fato, existem muitas formas de conseguir um dinheiro extra e, é claro, fazendo isso com muito sucesso! Neste texto, vamos listar cinco possibilidades para você! 

1 – Responda pesquisas online 

Provavelmente você já ouviu falar em pesquisa de mercado, não é? Mas você sabia que dá para ganhar dinheiro respondendo essas pesquisas? 

A pesquisa de mercado nada mais é do uma pesquisa de opinião que as empresas costumam fazer com seus potenciais clientes antes de desenvolver um produto. 

Porém, graças à evolução da internet, essa prática ganhou outro modelo. Hoje, as empresas trabalham com o que chamamos de pesquisa remunerada.

Ou seja, as instituições buscam opinião dos consumidores e remuneram aqueles que disponibilizam seu tempo para responder pesquisas online.

Com isso, os participantes são recompensados com pontos e, em alguns casos, podem resgatar esse benefício em quantias de dinheiro. 

2 – Revenda algum produto que não use mais 

Sabe aquele eletrodoméstico que está parado no seu armário? Ou aquela roupa que você não usa mais? Eles podem grandes aliados na hora de você adquirir uma renda extra. 

Isso porque sempre há pessoas querendo comprar algum objeto, sejam elas colecionadoras ou não. 

A ideia aqui é colocar o que você não usa mais para vender e descolar uma grana extra. Quem sabe aquele computador antigo pode ser útil para outra pessoa? 

E você pode colocar esses itens a venda em diversos sites. Alguns deles são: 

–> OLX;
–> Mercado livre;
–> Enjoeei.

Esse último é ótimo caso você queira vender roupas, acessórios ou calçados. 

Vale lembrar, no entanto, que esse método tem uma limitação, pois depois de ter conseguido vender seus itens, não será mais possível utilizar essa dica.

Mas você pode negociar com os amigos ou familiares e começar a vender produtos de outras pessoas.

Outras opções de como ganhar renda extra 

3 – Dê aulas particulares 

Você tem formação em alguma área? Ou domina algum assunto que pode ser repassado para outra pessoa? Se a resposta for sim, então é hora de tornar isso remunerável para você! 

Comece fazendo isso com pessoas mais próximas, como primos, sobrinhos e crianças da sua família. Ofereça o serviço de aulas particulares para elas.

E isso pode ser feito tanto presencialmente, quanto de forma online. Basta analisar qual a melhor alternativa para você e a pessoa para quem dará aula.

4 – Alugue a garagem ou algum espaço vazio

Tem espaço sobrando na garagem ou em outro lugar? É hora de monetizar isso! 

Alugar o espaço para terceiros, geralmente pessoas próximas a você, é uma proposta muito lucrativa. 

Atualmente, muitos têm carro, mas não possuem uma garagem e, por isso, ficam com receio de deixá-lo na rua sem segurança. Outras querem um espaço para montar uma loja de doces, por exemplo. 

Seja qual for a opção, se você tem um local vazio, alugue-o. Você pode fazer um plano mensal com um preço justo ou cobrar de acordo com os dias da semana, caso a pessoa queira somente guardar o carro. 

5 – Cuide de animais

Se você gosta muito de animais e tem espaço na sua casa, que tal oferecer ajuda para cuidar deles e ainda ganhar renda extra por isso? 

Muitas pessoas têm animais e precisam de alguém para tomar conta, seja para viajar a trabalho, seja para outros momentos em que precisam sair de casa. 

Então, aproveite essa oportunidade e se ofereça para cuidar dos bichinhos. Você também pode, se for necessário, se disponibilizar para passear com eles, levar ao veterinário etc.

Sem dúvidas, essa é uma ótima escolha para ganhar um dinheiro complementar.  Veja algumas outras dicas para ter uma renda extra: 

Como ganhar dinheiro com o Uber Eats
12 formas de ganhar dinheiro sem sair de casa

Com essas possibilidades que listamos sobre como ter uma renda extra no final do mês, com certeza algumas delas se encaixam no seu perfil. Basta decidir qual é o melhor caminho para você.

No entanto, vale lembrar que não adianta obter um dinheiro extra quando você não tem controle das suas despesas.

Por isso, aproveite a visita no nosso site e veja o texto que separamos para você: cinco erros para não cometer no controle financeiro pessoal.

Camila Miranda

Jornalista com experiências em jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalha com produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

financiamento de carro
FGTS
Aprenda a ser um empreendedor de graça na internet
trabalhar-em-casa
saúde financeira