Acumular riqueza é possível em qual estágio da vida? | FinanceOne
Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.




Acumular riqueza é possível em qual estágio da vida?

Você pode estar, neste exato momento, querendo saber como ganhar mais dinheiro. Pode estar se perguntando como enriquecer com a bitcoin, sensação do mundo de finanças atualmente. Como enriquecer na bolsa também é outra pergunta muito buscada. Ou, você pode estar ainda querendo saber até como enriquecer dormindo. Todas essas questões levam a uma questão em comum: como acumular riqueza?

No livro “Eu vou te ensinar a ser rico”, da editora Gente, o autor Ben Zruel fala de três passos para quitar as dívidas em 12 meses. Mesmo para quem está com pouco dinheiro, o palestrante e consultor financeiro propõe quitar as dívidas e, a partir disso, construir a sua própria liberdade financeira.

“As pessoas que buscam o controle construirão a própria liberdade financeira, enquanto os gastadores viverão a vida toda como escravos do dinheiro”, explica Ben Zruel.

Para quem está buscando acumular riqueza, é possível fazê-lo desde a juventude. Inclusive, esse é o melhor período para isso. É o que afirma a coach financeira formada pela SBCoaching, Daniele Caroline Machado.

“A melhor época da vida para começar a acumular riqueza é na juventude, pois os juros compostos associados ao tempo de investimento gerará um montante maior”, diz a especialista, que há dez anos atua com gestão de pessoas, e é professora e pesquisadora nas áreas de contabilidade, custos e empreendedorismo.

Como acumular riqueza em diferentes fases da vida?

Acumular riqueza nas principais fases da vida, seja na infância e adolescência, para um jovem adulto, alguém mais velho e até mesmo um aposentado, é possível. A coach, formada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Gestão Empresarial com ênfase em RH e com MBA em Gestão Estratégica pela USP, aponta que desde criança é possível se aprender sobre planejamento financeiro.

“As crianças podem aprender gestão financeira pessoal desde cedo, mas dependerão dos pais. O casal deve buscar junto, inclusive tem um livro que diz ‘Casais inteligentes enriquecem juntos’ (obra do autor Gustavo Cerbasi, da editora Sextante), duas pessoas conseguem mais rápido do que uma só.”

coach financeira Daniele Machado fala sobre como acumular riqueza
A coach Daniele Machado diz que é possível aprender sobre gestão financeira desde criança

Quanto mais cedo começar a poupar melhor. Assim, será possível acumular riqueza. Pelo menos é o que explica Daniele Machado, ao apontar que nos últimos estágios da vida, da aposentadoria, o valor investido deve ser maior. Isso porque o tempo de acúmulo para usufruir dos proventos será menor.

“O aposentado deve estar colhendo os frutos dos investimentos ao longo da vida, pois já é uma fase em que não tem mais o fator tempo ao seu favor, necessitando o volume do investimento ser maior”, diz Daniela.

Mas nem tudo está perdido. Entenda tudo o que você precisa saber para ter uma boa aposentadoria. Saiba também como calcular e como investir para esse estágio da vida.

É possível enriquecer em todos os estágios?

Segundo Daniela Machado, diante das respostas acima, eis a prova de que é possível enriquecer em todos os estágios da vida. Mas, para isso, você deve saber o que é e como fazer um bom planejamento financeiro.

É justamente sobre como montar um planejamento financeiro que a coach financeira explica. “O Planejamento Financeiro é uma ferramenta que permite estipular objetivos de vida que exigirão recursos financeiros. Também permitirá gerir as finanças mensais usando estratégias de consumo e de investimento”, define.

Ainda sobre famílias e casais, a coach explica que, em casos como esses, o planejamento deve ser elaborado em conjunto. As metas podem ser definidas para um curto prazo ou abranger ainda mais tempo. O que importa é a participação de todas as pessoas da família nesse mesmo objetivo.

“Para os casados, deve ser feito em família, com a participação de todos os membros. Pode ser realizado semestral, anualmente ou até mesmo para um horizonte maior. A partir do planejamento deve ser realizado o orçamento financeiro, quando quantificamos os itens do planejamento. Deve-se estabelecer os gastos fixos mensais e de 10 a 20% da renda deve ser poupada para futuros investimentos.”

O que é preciso para acumular riqueza?

“Para enriquecer é necessário planejamento e foco. A mídia estimula o consumismo, o que é uma armadilha para quem deseja acumular riqueza. O segredo é sempre gastar menos do que ganha e investir a diferença”, incentiva Daniele Caroline Machado.

Antes de investir pela primeira vez, você deve ter seus objetivos traçados. Para isso, definir o motivo desse investimento e um prazo estimado são essenciais para ajudar na escolha da modalidade. O importante é que há espaço para todos, quem pode investir por um ano e quem quer fazer disso um objetivo de vida. Investimento além da poupança é o que a coach financeira recomenda.

“É importante destacar também que devem ser analisadas as formas de investimento no mercado financeiro. Existem ótimas opções em renda fixa, que não necessariamente exigem profundos conhecimentos do investidor, como o mercado acionário. Uma corretora de valores também pode ser uma boa opção para orientar nas melhores taxas. Guardando na poupança ninguém fica rico”, conclui.

Deixe um comentário

Receba novidades

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades em seu email.

Posts relacionados

28 de agosto de 2018
Profissões na área de banco de dados: vale a pena?

Carreiras da área de tecnologia estão em alta e não, não irão desaparecer. Em um estudo do Center for the Future of Work, a Cognizant divulgou as...

23 de julho de 2018
Conta corrente gratuita: sabia que você tem direito?

A conta corrente gratuita, ou seja, sem a cobrança das “taxas de manutenção” dos bancos, é um direito de toda pessoa física. Sim, isso mesmo ...

16 de julho de 2018
Onde conseguir crédito mais barato para seu negócio?

Para conseguir crédito mais barato é preciso muita pesquisa. Isso é fundamental para evitar o descontrole do orçamento pessoal e da sua empresa n...

10 de julho de 2018
Morar sozinho ou dividir apartamento?

Quem nunca sonhou com uma independência na vida, como arrumar as malas e sair de casa? Aquele finalmente "sair de baixo da saia da mãe ou do pai". N...

28 de junho de 2018
Primeiro imóvel: 5 dicas para comprar o seu

Comprar o primeiro imóvel ficou um pouco mais fácil. Apesar da crise econômica, o mercado imobiliário residencial ampliou suas vendas no primeiro...

Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?
Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira ...
Aposentadoria por idade 2018: como funciona?
A aposentadoria é um dos benefícios da Previdência Social. O Regime Geral de Previdência Social ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...

Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


           




Guias

Calculadoras